quinta-feira, 6 de agosto de 2009

No livro "Diário Transcedental" de Hari Sauri Prabhu ele conta como Hayagriva Prabhu omitiu do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" a parte em que Prabhupada afirmava que a tentativa do homem de ir à Lua era uma infantilidade.
E como Prabhupada ficou extremamente desgostoso por isso.

O argumento de Hayagriva Prabhu era:
"Bem, isto foi escrito antes de eles irem até lá, então eu deixei isto de fora."

Prabhupada estava muito zangado. Ele dedicou muitas das suas caminhadas matinais a criticar Hayagriva Prabhu por pensar que o Mestre Espiritual é uma pessoa ordinária sujeita a enganos, e por aceitar as palavras dos cientistas acima das palavras do Guru. Prabhupada disse-lhe "Isto significa que não posso confiar em você"

Hayagriva Prabhu argumentou com Hari Sauri Prabhu:
"As pessoas não vão aceitar este livro que declara que é impossível uma viagem à Lua. Elas não irão aceitar as afirmações de Prabhupada, mas sim dos cientistas."

Hari Sauri Prabhu: "Eu deixei-o a tomar o desjejum e voltei para meu quarto que era próximo do de Prabhupada. Poucos minutos depois, Hayagriva passou pelo corredor e entrou no quarto de Prabhupada, e com lágrimas a cair dos olhos pediu desculpas a Sua Divina Graça. Prabhupada ficou satisfeito e aceitou suas desculpas. Ainda assim, o livro necessitava ser mudado. Prabhupada deu instrucções para informar a BBT que o livro deveria ser reeditado para incluir a passagem omitida."


Fim da citação.

Sobre a citação de Srila Bhaktivinoda, alguém podería dizer que não deveríamos aceitar a descrição dada no Bhagavatam de forma literal mas de uma forma alegórica.

Será que as constantes visitas dos Semideuses (incluíndo Candra - Semideus da Lua) ao planeta Terra em eras passadas deve ser tomada alegoricamente?

Será que a capacidade dos seres humanos altamente evoluídos que habitavam a Terrra em eras passadas e que tinham a capacidade de ir aos Planetas Celestiais, entre eles a Lua, deve ser tomada alegoricamente?

Ou então alguém contrariamente poderia dizer que a descrição Cosmológica do Bhagavatam é completamente perfeita e que somente descreve uma pequena parte da criação material e espiritual, e que o restante deve ser realizado através do processo de rendição e Samadhi como evidenciado pelo próprio Thakura.

E ainda, que esta descrição, embora seja perfeita é de difícil aceitação até mesmo para aquelas almas rendidas para os quais tal descrição foi revelada, visto que a Cosmologia Védica é um assunto bastante profundo e complexo pois envolve uma outra forma de ver o espaço, tempo e matéria no entendimento do Cosmos.

"Por Ele mesmo os grandes sábios e Semideuses são colocados em ilusão, assim como alguém é confundido pelas representações ilusórias da água vista no fogo, ou da terra vista na água. Somente por Sua causa os Universos materiais, temporariamente manifestos pelos três modos da natureza material, parecem ser reais, embora sejam irreais."
(SB 1.1.1)

Fim da citação.

Ou ainda, a descrição do Bhagavatam é perfeita e o que está explicado está explicado e o que está descrito está descrito e deve ser aceito literalmente, mas que também muitas outras coisas podem ser realizadas além disto, visto que a experiência espiritual é infinita, ilimitada e expansiva.

Sadaputa Prabhu explica sobre regiões neste planeta Terra que não são visíveis aos nossos sentidos mas que existem real e paralelamente:

"Nós desenvolvemos a idéia de que a nossa experiência de um Continuum tri dimensional não constitui a totalidade da realidade material e espiritual.

Um dos aspectos desta idéia, é que existem mundos, ou locais de experiência que estão localizados aqui na Terra, mas não podem ser percebidos ou visitados por seres humanos que possuem poderes sensoriais comuns. E claro, um dos exemplos mais impressionantes disto é o Dhama transcedental de Krsna, Vrndavana.

O Cc Antya 5.18p diz que a morada de Krsna é ilimitada e toda penetrante, e que é idêntica a Vrndavana desta Terra. Isto implica que dentro do local de terra chamado Vrndavana na India existe um local real de existência espiritual que não é acessível aos sentidos dos seres condicionados comuns.

Este é outro exemplo de conexões dimensionais superiores, e isto implica que dois (ou mais) mundos de experiência podem co-existir paralelamente, no mesmo local."

Fim da citação.

No "Sri Krsna Samhita", 1.33-34, Srila Bhaktivinoda explica:

"Vaikuntha pode ser percebida naturalmente através do Samadhi daqueles Uttama-Adhikaris que atingiram o amor de Krishna, que realizaram os passatempos de Vraja. Os Kanishtha-Adhikaris e os Madhyama-Adhikaris ainda não estão qualificados, a este respeito, porque essas verdades não podem ser realizadas através da leitura ou tese. Kanishtha-Adhikaris que consideram as Escrituras como a única autoridade e os lógicos que se consideram liberados são ambos incapazes de avançar."

Fim da citação.

Sadaputa Prabhu, no seu livro intitulado "Cosmografia e Astronomia Védica" fala sobre este assunto num sub-capítulo intitulado "Vôo para a Lua"

"Srila Prabhupada disse muitas vezes que os astronautas na verdade nunca visitaram a Lua.

Suas razões eram:

1 - Os Semideuses não permitem que seres humanos entrem nos planetas celestiais, porque os seres humanos não são qualificados para tal.

2 - Os astronautas não experimentaram a opulência celestial que realmente existe na Lua, e portanto nunca poderiam ter ido lá.

Srila Prabhupada também disse que a tentativa dos cientistas de alcançar a Lua era tão demoníaca como o ataque de Rahu (SB 5.24.3), e disse que tais viagens seriam barradas por Indra. No SB 6.4.6 e 8.5.34 ele comentou de que desde que o Semideus da Lua é a Deidade predominante da vegetação, deveria haver vegetação na Lua, e ainda assim os cientistas afirmam que é um local deserto.

Srila Prabhupada também fez afirmações a sugerir que para alcançar a Lua são necessárias viagens para dimensões superiores e referiu a futilidade de usar aeronaves espaciais mecânicas. Finalmente, ele indicou que para alcançar a Lua era necessário primeiramente cruzar o Lago Manasa e a Montanha Sumeru.

Aos devotos da ISKCON existem as seguintes possibilidades:

1- Os astronautas realmente foram a Lua, mas não perceberam o mundo dos Semideuses (Candraloka) porque isto é invisível à percepção grosseira dos sentidos.

2 - Os astronautas foram iludidos em algum ponto da viagem pelos Semideuses e aterraram no planeta Rahu (SB 4.29.69)"

Fim da citação.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Karuna Prabhu escreveu:

Este texto faz parte de um dos comentarios publicados no site Dandavats.com sobre a questão da aterrissagem ou não dos americanos sobre solo lunar ( e dos russos também vale a pena lembrar)

Citação de Bhaktivinoda Thakura:

"O conhecimento é como o sol, enquanto que todas as escrituras são somente seus raios. Nenhuma escritura em particular poderia possivelmente conter todo o conhecimento. As compreensões particulares (svatah siddha-jnana) das jivas são a base de toda escritura. Estas compreensões deveriam ser reconhecidas como sendo dadivas da Personalidade de Deus.

Os rishis perceptivos obtiveram este conhecimento auto evidente diretamente do Brahman Supremo e o transcreveram para o beneficio de outras jivas. Uma fração deste conhecimento tomou forma como o Veda.

A alma condicionada é aconselhada a estudar o Veda com a ajuda de todas estas explicações. Mas mesmo com a ajuda destas explicações, ele ainda assim deveria examina-las (as escrituras) a luz de seu proprio conhecimento auto-evidente (ou compreensão pessoal), porque os autores destas literaturas explanatorias e comentarios não são sempre claros em seus significados.

Em alguns casos, os comentadores confessaram terem duvidas sobre sua propria compreensão…[Citações Katha Upanisad (2.5)]… Portanto faz-se necessario cultivar conhecimento a luz da propria compreensão individual. Esta é a regra que governa o estudo das escrituras.

Sendo que o conhecimento nascido de uma compreensão pessoal é a raiz de todas as escrituras , como podemos esperar obter beneficio ignorando isto e dependendo exclusivamente nas escrituras, que são os ramos que crescem a partir desta raiz.?"

Fim da citação

Há tanto entre o céu e a terra sobre o qual sabemos muito pouco ou nada — desde o nivel sub atomico até o macro cosmo de milhões de galaxias. Apenas uma fração do qual foi compilada nos puranas. Não vamos imaginar que porque temos conhecimento de uma fração da criação material que possamos usa-la para explicar tudo que existe.


bol nitya haribol
seu servidor
Karuna Das HDG