quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Há poucos dias atrás comemorou-se o Tirobhava Mahotsava de Srila Rupa Goswami.

Ele é considerado o Bhakti Rasacarya (o Guru de Rasa Tattva) pelos seus clássicos devocionais, Bhakti Rasamrta Sindhu, Ujjvala Nilamani, Lalita Madhava e outros.

E assim, os Gaudiya Vaisnavas são conhecidos como Rupanugas, seguidores de Rupa Goswami.

sri-caitanya-mano-'bhistam
sthapitam yena bhu-tale
svayam rupah kada mahyam
dadati sva-padantikam

"Quando Srila Rupa Goswami, que dentro deste mundo material estabeleceu a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, me dará refúgio aos seus pés de lótus?"

Fim da citação.

Rupa Goswami compreendeu o desejo intimo de Sri Caitanya Mahaprabhu de mostrar a grandeza e superioridade de Parakiya Rasa e compôs o seguinte verso que deixou Sri Krsna Caitanya muito satisfeito.

priyah so 'yam krsnah saha-cari kuru-ksetra-militas
tathaham sa radha tad idam ubhayoh sangama-sukham
tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse
mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati

Este é um verso falado por Srimati Radharani. "Meu querido amigo, agora encontrei Meu antigo e querido amigo Krsna neste local de Kuruksetra. Sou a mesma Radharani, e agora encontramo-Nos juntos. Isto é muito prazeroso, mas ainda assim desejo ir às margens do Yamuna em baixo das árvores na floresta. Desejo ouvir a vibração da Sua doce flauta a tocar a quinta nota naquelas florestas de Vrndavana." (Cc Madhya 1.76)

Fim da citação.

Enquanto neste mundo material o amor de amantes é o mais degradado, no plano espiritual é representado como sendo inversamente a forma mais elevada de amor conjugal romântico (Madhurya Bhava)

Em relação a Parakiya Bhava, temos a falsa acusação de que Srila Jiva Goswami (sobrinho de Rupa e Sanatana) favorecia Svakiya Bhava.

De facto, Srila Prabhupada no Caitanya Caritamrta explica que Srila Jiva Goswami foi falsamente acusado pelos Sahajiyas de três coisas:

1 - Não mostrar humildade ao desafiar e derrotar o acadêmico Dig Vijaya que havia desafiado Rupa e Sanatana.

2 - Srila Jiva Goswami temeroso da erudição de Krsna Das Kaviraja destruiu o Sri Caitanya Caritamrta atirando-o a um poço, mas que uma cópia havia sido feita por Mukunda, discípulo de Krsna Das Kaviraja e assim o livro foi preservado.

3 - De favorecer nos seus tratados escriturais Svakiya Bhava (amor conjugal) ao invés de Parakiya Bhava (amor extra conjugal).

Obviamente, todas estas acusações maliciosas são sem fundamento e são rebatidas apropriadamente

Cc Adi 10

Significado por Srila Prabhupada

De acordo com outra acusação, Srila Jiva Goswami não aprovou os princípios de Parakiya Rasa de Vraja Dhama e portanto suportou Svakiya Rasa, mostrando que Radha e Krsna são eternamente casados.

Comentário por SS Giriraja Swami

Svakiya Rasa significa relacionamento com sua própria espôsa. E Parakiya Rasa significa relacionamento com alguém que não é sua espôsa, que ainda não é casada e portanto pertence a seus pais, ou é casada com outra pessoa e pertence a seu espôso.

Significado por Srila Prabhupada

Na verdade, quando Jiva Goswami estava vivo, alguns dos seus seguidores não apreciavam a Parakiya Rasa das Gopis. Portanto, Srila Jiva Goswami, para o benefício espiritual destes seguidores, suportou Svakiya Rasa, pois pode entender que os Sahajiyas iriam explorar a Parakiya Rasa, como realmente fazem actualmente.
Desafortunadamente, em Vrndavana e Navadvipa tornou-se comum entre os Sahajiyas, na sua imoralidade, encontrar uma companheira sexual solteira para executar com ela a assim chamado serviço devocional em Parakiya Rasa. Ao prever isto, Srila Jiva Goswami apoiou Svakiya Rasa, e mais tarde todos os Acaryas Vaisnavas também aprovaram-no.

Comentário por SS Giriraja Swami

Uma vez, um homem perguntou a Srila Prabhupada: "Krsna desfrutou com as espôsas de outrem. Então Ele não cometeu adultério?" Srila Prabhupada respondeu: "Tudo e todos são propriedade de Krsna. Sua espôsa também é propriedade de Krsna. Então quem está a cometer adultério?" Porque todas as almas pertencem à Krsna, a relação de Krsna com elas é Svakiya.

Significado por Srila Prabhupada

Srila Jiva Goswami nunca foi contrário a transcedental Parakiya Rasa, nem nenhum outro Vaisnava desaprovou isto. Srila Jiva Goswami estritamente seguiu seus Gurus e Vaisnavas predecessores, Srila Rupa Goswami e Srila Sanatana Goswami, e Srila Krsnadasa Kaviraja Goswami aceitou-o como um dos seus Gurus instructores.

Fim da citação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari