Há poucos dias atrás comemorou-se o Tirobhava Mahotsava de Srila Rupa Goswami.
Ele é considerado o Bhakti Rasacarya (o Guru de Rasa Tattva) pelos seus clássicos devocionais, Bhakti Rasamrta Sindhu, Ujjvala Nilamani, Lalita Madhava e outros.
E assim, os Gaudiya Vaisnavas são conhecidos como Rupanugas, seguidores de Rupa Goswami.
sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam
"Quando Srila Rupa Goswami, que dentro deste mundo material estabeleceu a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, me dará refúgio aos seus pés de lótus?"
Fim da citação.
Rupa Goswami compreendeu o desejo intimo de Sri Caitanya Mahaprabhu de mostrar a grandeza e superioridade de Parakiya Rasa e compôs o seguinte verso que deixou Sri Krsna Caitanya muito satisfeito.
priyah so 'yam krsnah saha-cari kuru-ksetra-militas tathaham sa radha tad idam ubhayoh sangama-sukham tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati
Este é um verso falado por Srimati Radharani. "Meu querido amigo, agora encontrei Meu antigo e querido amigo Krsna neste local de Kuruksetra. Sou a mesma Radharani, e agora encontramo-Nos juntos. Isto é muito prazeroso, mas ainda assim desejo ir às margens do Yamuna em baixo das árvores na floresta. Desejo ouvir a vibração da Sua doce flauta a tocar a quinta nota naquelas florestas de Vrndavana." (Cc Madhya 1.76)
Fim da citação.
Enquanto neste mundo material o amor de amantes é o mais degradado, no plano espiritual é representado como sendo inversamente a forma mais elevada de amor conjugal romântico (Madhurya Bhava)
Em relação a Parakiya Bhava, temos a falsa acusação de que Srila Jiva Goswami (sobrinho de Rupa e Sanatana) favorecia Svakiya Bhava.
De facto, Srila Prabhupada no Caitanya Caritamrta explica que Srila Jiva Goswami foi falsamente acusado pelos Sahajiyas de três coisas:
1 - Não mostrar humildade ao desafiar e derrotar o acadêmico Dig Vijaya que havia desafiado Rupa e Sanatana.
2 - Srila Jiva Goswami temeroso da erudição de Krsna Das Kaviraja destruiu o Sri Caitanya Caritamrta atirando-o a um poço, mas que uma cópia havia sido feita por Mukunda, discípulo de Krsna Das Kaviraja e assim o livro foi preservado.
3 - De favorecer nos seus tratados escriturais Svakiya Bhava (amor conjugal) ao invés de Parakiya Bhava (amor extra conjugal).
Obviamente, todas estas acusações maliciosas são sem fundamento e são rebatidas apropriadamente
Cc Adi 10
Significado por Srila Prabhupada
De acordo com outra acusação, Srila Jiva Goswami não aprovou os princípios de Parakiya Rasa de Vraja Dhama e portanto suportou Svakiya Rasa, mostrando que Radha e Krsna são eternamente casados.
Comentário por SS Giriraja Swami
Svakiya Rasa significa relacionamento com sua própria espôsa. E Parakiya Rasa significa relacionamento com alguém que não é sua espôsa, que ainda não é casada e portanto pertence a seus pais, ou é casada com outra pessoa e pertence a seu espôso.
Significado por Srila Prabhupada
Na verdade, quando Jiva Goswami estava vivo, alguns dos seus seguidores não apreciavam a Parakiya Rasa das Gopis. Portanto, Srila Jiva Goswami, para o benefício espiritual destes seguidores, suportou Svakiya Rasa, pois pode entender que os Sahajiyas iriam explorar a Parakiya Rasa, como realmente fazem actualmente. Desafortunadamente, em Vrndavana e Navadvipa tornou-se comum entre os Sahajiyas, na sua imoralidade, encontrar uma companheira sexual solteira para executar com ela a assim chamado serviço devocional em Parakiya Rasa. Ao prever isto, Srila Jiva Goswami apoiou Svakiya Rasa, e mais tarde todos os Acaryas Vaisnavas também aprovaram-no.
Comentário por SS Giriraja Swami
Uma vez, um homem perguntou a Srila Prabhupada: "Krsna desfrutou com as espôsas de outrem. Então Ele não cometeu adultério?" Srila Prabhupada respondeu: "Tudo e todos são propriedade de Krsna. Sua espôsa também é propriedade de Krsna. Então quem está a cometer adultério?" Porque todas as almas pertencem à Krsna, a relação de Krsna com elas é Svakiya.
Significado por Srila Prabhupada
Srila Jiva Goswami nunca foi contrário a transcedental Parakiya Rasa, nem nenhum outro Vaisnava desaprovou isto. Srila Jiva Goswami estritamente seguiu seus Gurus e Vaisnavas predecessores, Srila Rupa Goswami e Srila Sanatana Goswami, e Srila Krsnadasa Kaviraja Goswami aceitou-o como um dos seus Gurus instructores.
Fim da citação.
Vosso servo Prahladesh Dasa Adhikari
|