quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dezembro 2007

Pela misericórdia de SS Purushatraya Swami participamos da cerimônia de sacrifício de fogo - Agni Hotra Yajna - para a primeira iniciação (Harinama Diksa) de Bhakta Rui, que agora chama-se Rupa Vilasa Dasa.

Rupa Vilasa Prabhu Ki Jaya !!!

Depois da cerimônia uma série de devotos questionaram-nos interessados nos diferentes aspectos do Agni Hotra.
Tentaremos transcrever alguns deles incluindo o significado da palavra Svaha.

No Bhagavad Gita 9.16, Sri Krsna explica:

aham kratur aham yajñah
svadhaham aham ausadham
mantro ´ham aham evajyam
aham agnir aham hutam

"Eu sou o ritual e os sacrifícios; Eu sou a oblação; Eu sou a erva curativa; Eu sou a vibração dos sons dos mantras; Eu sou, certamente, a manteiga derretida (ghee) dos sacrifícios; Eu sou o fogo e a oferenda".

Embora Sri Krishna (Deus) Seja onipresente, Ele não necessariamente fica visível para todos. Esta cerimônia é para pedir a ele que se torne manifesto no fogo, o elemento material mais subtil que podemos perceber. Desta maneira, ele ira aceitar as oferendas derramadas nas chamas do fogo sagrado. Estas oferendas são grãos alimentícios e Ghee manteiga clarificada.

Os Goswamis de Vrndavana explicam que Visnu Agni é uma manifestação da Superalma, do Paramatma.

Desta forma Krsna como Visnu Agni actua como a testemunha Suprema dos votos que são feitos.

Na tradição Védica, na cultura Védica uma pessoa passa por diferentes processos reformatórios - Samskaras - como por exemplo, entre outros:

Garbhadana Samskara para conceber um filho,
Harinama Diksha - primeira iniciação (Maha Mantra Hare Krsna),
Upanayana Diksha - segunda iniciação (Gayatri e mantras Vaisnavas),
Vivaha - aceitação de Grhasta Ashrama,
Sannyasa - aceitação de Sannyasa Ashrama,
Antyeshti - ritos fúnebres.

Em quase todos realiza-se um Agni Hotra Yajna, e desta forma Visnu Agni actua como a testemunha Suprema dos votos que são feitos na ocasião.

No Agni Kunda, local aonde é invocado Visnu Agni, desenham-se cinco linhas:

Amarela - representa Bhumi, a Mãe Terra.
Vermelha - representa A Vaca, Go.
Preta - o rio Yamuna, Kalindi.
Dourada - Sri Radha e Sua expansão como Laksmi Devi.
Branca - Sri Radha e Sua expansão como Sarasvati.

Costuma-se instalar num pote (Kalash), a Deidade que será adorada no Yajna.
No caso de um Agni Hotra Yajna Vaisnava instala-se o Senhor Krsna no Kalash principal que pode ser acompanhado por alguns Semideuses ou pelos quatro Vedas.

Costuma-se desenhar o Yantra da Deidade principal que fica por baixo do Kalash.
Neste caso, o Sri Krsna Yantra ou o Sri Sri Radha Krsna Yantra, ou ainda o Goloka Vrndavana Yantra

Um Yantra para ser válido, deve ser sempre acompanhado pelo Mantra.
Neste caso, pode-se desenhar o Kama Bija Mantra Klim no centro da estrela de seis ângulos, também conhecida como Shat Kona (Shat - seis, Kona - ângulos), ou também a estrela de Visnu.

Klim é constituído por:

K - Krsna.
L - Radha
I - o Prema extático entre o Casal Divino
M - o ponto (Bindu) por cima do M indica o beijo amoroso de Sri Sri Radha Krsna.

Shat Kona é constituído por dois triângulos (Tri Kona), um voltado para cima e outro para baixo.

O triângulo voltado para cima representa Krsna Tattva.

O triângulo voltado para baixo representa Sakti Tattva (Energia Interna, Marginal e Externa).

Juntos Krsna Tattva e Sakti Tattva, formam os Universos Espirituais e Materiais.

Ao redor do Shat Kona desenha-se um flor de lótus com oito pétalas, que representam as oito Gopis principais que servem Sri Sri Radha Krsna, as Ashta Sakhi: (1) Lalita Sakhi, (2) Visakha Sakhi, (3) Campakalata Sakhi, (4) Citra Sakhi, (5) Tungavidya Sakhi, (6) Indulekha Sakhi, (7) Rangadevi Sakhi, (8) Sudevi Sakhi.

Ao redor desta flor de lótus, desenha-se outra com dezesseis pétalas, que representam as Manjaris que auxiliam as Gopis principais a servir o Casal Divino.(Manjari Bhava)

Svaha

Em geral, todos os Mantras que são oferecidos a Krsna na forma de Agni são acompanhados pela palavra Svaha.
Algumas escrituras como o Narada Pancaratra salientam que Svaha indica a nossa completa entrega para a Luz da Superalma, do Paramatma.
Os Gaudiya Vaisnavas concebem Svaha como entregar tudo e sacrificar tudo para Krsna assim como as Gopis o fazem.

Esperando ser útil.
Vosso servo

Prahladesh Dasa

Agosto 2009

Sri Krsna Astottara Sata Nama Yajna

No Bhagavad Gita 9.16, Sri Krsna explica:

aham kratur aham yajñah
svadhaham aham ausadham
mantro ´ham aham evajyam
aham agnir aham hutam

"Eu sou o ritual e os sacrifícios; Eu sou a oblação; Eu sou a erva curativa; Eu sou a vibração dos sons dos mantras; Eu sou, certamente, a manteiga derretida (ghee) dos sacrifícios; Eu sou o fogo e a oferenda".

YAJNA BHOKTRE Ao Senhor que consome os oferecimentos sacrificiais

Na verdade o fogo representa a língua do Yajna Purusa (Krsna) e a Sruva representa os orifícios nasais do Yajna Purusa e o Sruk representa o próprio nariz do Yajna Purusa.

Embora Sri Krishna (Deus) Seja onipresente, Ele não necessariamente fica visível para todos. Esta cerimônia é para pedir a ele que se torne manifesto no fogo, o elemento material mais subtil que podemos perceber. Desta maneira, ele ira aceitar as oferendas derramadas nas chamas do fogo sagrado. Estas oferendas são grãos alimentícios e Ghee manteiga clarificada. Também ele ira aceitar os Mantras que lhe são oferecidos.

Ou seja, o devoto(a) oferece a recitação do Santo Nome para o prazer do próprio Krsna. O Senhor Krsna fica satisfeito quando o Bhakta recita com amor Seu santo Nome e oferece ao Senhor esta recitação.

Neste sentido, a palavra Svaha que acompanha a oferenda da recitação de Mantras, indica que o devoto pede a Krsna que aceite tal oferenda.

No Agni Kunda, local aonde é invocado Visnu Agni, desenham-se cinco linhas:

Amarela - representa Bhumi, a Mãe Terra.
Vermelha - representa A Vaca, Go.
Preta - o rio Yamuna, Kalindi.
Dourada - Sri Radha e Sua expansão como Laksmi Devi.
Branca - Sri Radha e Sua expansão como Sarasvati.

Costuma-se instalar num pote (Kalash), a Deidade que será adorada no Yajna.
No caso de um Sri Krsna Astottara Sata Nama Yajna instala-se o Senhor Krsna no Kalash.

Costuma-se desenhar o Yantra da Deidade principal que fica por baixo do Kalash.
Neste caso, o Sri Krsna Yantra ou o Sri Sri Radha Krsna Yantra, ou ainda o Goloka Vrndavana Yantra

Um Yantra para ser válido, deve ser sempre acompanhado pelo Mantra.
Neste caso, pode-se desenhar o Kama Bija Mantra Klim no centro da estrela de seis ângulos, também conhecida como Shat Kona (Shat - seis, Kona - ângulos), ou também a estrela de Visnu.

Klim é constituído por:
K - Krsna.
L - Radha
I - o Prema extático entre o Casal Divino
M - o ponto (Bindu) por cima do M indica o beijo amoroso de Sri Sri Radha Krsna.

Shat Kona é constituído por dois triângulos (Tri Kona), um voltado para cima e outro para baixo.

O triângulo voltado para cima representa Krsna Tattva.

O triângulo voltado para baixo representa Sakti Tattva (Energia Interna, Marginal e Externa).

Juntos Krsna Tattva e Sakti Tattva, formam os Universos Espirituais e Materiais.

Ao redor do Shat Kona desenha-se um flor de lótus com oito pétalas, que representam as oito Gopis principais que servem Sri Sri Radha Krsna, as Ashta Sakhi: (1) Lalita Sakhi, (2) Visakha Sakhi, (3) Campakalata Sakhi, (4) Citra Sakhi, (5) Tungavidya Sakhi, (6) Indulekha Sakhi, (7) Rangadevi Sakhi, (8) Sudevi Sakhi.

Ao redor desta flor de lótus, desenha-se outra com dezesseis pétalas, que representam as Manjaris que auxiliam as Gopis principais a servir o Casal Divino.(Manjari Bhava)

Porque Krsna Aparece Hetu - Causa

No livro de Krsna,segundo capítulo (Orações dos Semideuses ao Senhor Krsna no Ventre), Srila Prabhupada explica:

"Ó Querido Senhor,continuaram os semideuses,Você é não-nascido,por isso,não achamos nenhuma outra razão para Seu aparecimento além da exibição dos Seus agradáveis passatempos.
Embora a razão para o aparecimento do Senhor esteja determinada no Bhagavad Gita(Ele descende simplesmente para dar protecção ao devoto e subjugar o não devoto),na realidade Ele não descende realmente para subjugar os não devotos,mas para o Seu encontro de prazer com os devotos.

A natureza material por si só pode derrotar os não devotos.

A acção e reacção da energia externa da natureza material(criação,manutenção e aniquilação)ocorrem de forma automática.
Mas por simplemente se refugiarem no Seu santo nome-porque o Seu santo nome não é diferente da Sua personalidade-os devotos estão suficientemente protegidos.
Na verdade,a protecção aos devotos e a aniquilação dos não devotos não constituem a missão de Sri Krsna quando Ele descende;destina-se apenas ao Seu prazer transcedental.
Não pode haver nenhum outro motivo para o Seu aparecimento."


Cc(Adi-lila)4.8
"No entanto,aliviar este fardo,não é tarefa da Suprema Personalidade de Deus.O mantenedor,Sri
Vishnu é quem protege o universo."

Cc(Adi-lila)4.9
"...Vishnu é o Senhor autorizado,o qual mantém o Cosmos criado,e Ele é também a deidade principal que faz ajustes numa administração imprópria da criação cósmica.

Sri Krsna é o Senhor primordial,e ele não aparece para fazer estes ajustes administrativos,mas somente para exibir os Seus passatempos transcedentais...

...portanto,quando Sri Krsna aparece,Vishnu,o Senhor que mantém,funde-se em Krsna porque todas as porções plenárias e partes da Absoluta Personalidade de Deus fundem-se n'Ele durante Seu aparecimento."

Cc(Adi-lila)4.13
"Nesta altura,portanto,o Senhor Vishnu esta presente no corpo do Senhor Krsna,e o Senhor Krsna mata os demonios através d'Ele."

Cc(Adi-lila)4.36-37
"Assim como estes desejos são a razão fundamental para o aparecimento de Krsna ao passo que destruir os demonios é somente uma necessidade incidental,para Sri Krsna Caitanya promulgar o Dharma da era é incidental."

Cc(Adi-lia)4.15-16
"Esta matança aparente de demonios por Sri Krsna foi uma questão de actividade secundária,incidental,mas o propósito principal do aparecimento de Sri Krsna foi representar uma actuação dramática dos seus passatempos transcedentais em Vrajabhumi,e assim exibir o limite máximo de doçura transcedental nas trocas de amor recíproco entre a entidade viva e o Senhor Supremo.
Estas trocas recíprocas de doçura são chamadas Raga Bhakti.

O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele é mais atraído por Raga Bhakti do que por Vidhi Bhakti(serviço devocional sob regulação).Por cantar Hare Krsna, o devoto vai realizar o caminho de Raga Bhakti.

Vipralambha Lobha Maya Sneha Samyukta Nama Sankirtana

É assim que o Bhakta canta Hare Krsna

Nenhum sistema religioso no mundo apresenta esta caracteristica.

Cultivar Lobha

Para cultivar esta Lobha (avidez) podemos recitar alguns Nomes de Krsna que estão no Sri Krsna Astottara Sata Nama

Sri Krsna
Vasudeva
Lila Manusa Vigraha
Yasoda Vatsala
Nanda Gopa Priyatmaja
Balabhadra Priyanuja
Navanita Viliptanga
Tribhangi
Govinda
Trinikrta Trinavarta
Gopa Gopisvara
Mathura Natha
Dwarka Nayaka
Sukavag Amrtabhdhindave
Avyakta

Vosso servo
Prahladesh Dasa