segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quando Sri Caitanya Mahaprabhu encontrou-se em privado com Sri Ramananda Raya, questionou-o acerca de Sarva Sadhya Sara, ou a essência de toda a perfeição, ou sobre a ocupação mais importante.

1 - Varnasrama

Actuar de acordo com Varna e Asrama. Embora tal sistema seja destinado a fazer com que os seres humanos sejam civilizados, o Senhor Caitanya disse: "Isto é externo, e é melhor que você fale sobre outros meios."

2 - Karmarpana

Oferecer os resultados das suas actividades à Deus não leva a mais do que uma concepção material de Visnu.

O Senhor Caitanya disse: "Isto também é externo, por favor, prossiga."

3 - Sva Dharma Tyaga

Abandonar sua ocupação no Varnasrama (Brahmana, Ksatriya e Vaisya) e aceitar a renúncia.

Ramananda Raya citou o verso do Bhagavad Gita 18.66:

sarva-dharman parityaja mam ekam saranam vraja aham tvam sarva papebhyo moksayisyami ma sucah
"Abandona todas as variedades de religião e simplesmente rende-te a Mim. Hei de salvar-te de toda reacção pecaminosa. Não temas."

Porque o Senhor Caitanya rejeitou isto, desde que parece ser uma excelente sugestão?

Embora superior as outras, assim mesmo Sri Caitanya rejeitou esta proposta de Ramananda Raya.

"Ao tentar satisfazer Krsna serei beneficiado por Sua protecção." O Senhor Caitanya rejeitou este tipo de relacionamento com segundas intenções.

No "Ensinamentos do Senhor Caitanya", Srila Prabhupada explica:

"O Senhor Caitanya também rejeitou esta terceira proposição, pois queria demonstrar que a renúncia em si não era suficiente. Deveria haver uma ocupação positiva. Sem uma ocupação positiva, não se pode alcançar o nível perfectivo supremo."

Fim da citação.

Cultivar rendição (Saranagati) é a primeira coisa a fazer, mas não é a actividade perfeita, eterna e positiva da alma.

O devoto diz:

"Oh! Krsna, eu sou Teu. Eu dependo completamente de Ti. Eu aceito tudo o que é favorável para Bhakti e rejeito tudo o que é desfavorável. Tu és meu protector. Tu és meu mantenedor. Eu serei sempre manso e humilde, e não terei nenhum interesse separado do Teu."

E esta rendição é o início.

Saranagati (rendição) refere-se a abandonar coisas que são negativas, depois é preciso desenvolver o relacionamento amoroso com Krsna de uma forma positiva.

4 - Karma Misra Bhakti

Simples desapego da condição material é outro lado da existência material.

5 - Jnana Misra Bhakti

Serviço devocional mesclado com conhecimento empírico ou discussão filosófica empírica acerca da vida espiritual baseada na lógica e argumentação.

O Senhor Caitanya rejeitou-as considerando- as serviço devocional externo.

6 - Jnana Sunya Bhakti

Serviço devocional puro sem nenhum vestígio de conhecimento especulativo, e dedicado somente a Svatah Siddha Jnana, ou simplesmente o conhecimento dos passatempos de Krsna e detalhes sobre o serviço devocional.

Neste ponto, Sri Caitanya Mahaprabhu disse: "Isto está certo, mas você pode falar mais sobre o assunto."

7 - Sadhana Bhakti (Vaidhi e Raganuga) que leva a Bhava Bhakti, Prema Bhakti

Vaidhi e Raganuga.

8 - Dasya Prema

Começa o sentimento de "Mamata" - unidade com o Senhor em serviço.

9 - Sakhya Prema

Visrambha - relacionamento destituído de atitude respeitosa.

10 - Vatsalya Prema

Quando o serviço de igualdade avança em afeição.

11 - Kanta Prema

"No Srimad Bhagavatam (10.32.22) é dito que o Senhor Krsna não consegue reciprocar proporcionalmente o serviço devocional em Madhurya Rasa; portanto, Ele mantem-se sempre um devedor de tais devotos." Cc Madhya 8.92

"O Senhor Caitanya disse: "Isto é certamente o limite da perfeição, mas por favor seja misericordioso para Mim e fale mais se houver mais." Cc Madhya 8.96

Sri Ramananda Raya então disse:
"Se alguém perguntar a origem do amor à Krsna, a resposta é que a origem está somente em Srimati Radharani... " Cc Madhya 8.182

Ramananda Raya salientou então Prema Vilasa Vivarta.

Srila Prabhupada explica:
"as trocas amorosas tanto na separação como na união são igualmente prazerosas...
Quando Srimati Radharani estava plenamente absorta em amor por Krsna, Ela confundiu uma árvore negra de Tamala como sendo Krsna e abraçou-a. Este engano chama-se Prema Vilasa Vivarta." Cc Madhya 8.194

Então Mahaprabhu revelou Sua forma de Sri Sri Radha Krsna para Ramananda Raya, o qual caiu inconsciente e foi amorosamente reanimado pelo próprio Senhor que segurou-lhe a mão.

"Caitanya Mahaprabhu então disse: "Na verdade, Eu sou um louco, e você também é um louco. Portanto, ambos estamos na mesma plataforma." Cc Madhya 8.291

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari