quarta-feira, 1 de julho de 2009

Do livro "Apreciando Sri Vrndavana Dhama" de Mahanidhi Swami.

Vrndavana nunca é Destruída

"Ainda que aparecendo neste mundo material, Sri Vrndavana Dhama não é parte do mundo material. É eterna e singularmente situada mais além dos ciclos repetidos da criação e destruição dos Universos Materiais.

“Sri Vraja Mandala, é o primeiro de todos os lugares sagrados, e está situado no capelo central principal do Senhor Ananta Sesa, chamado Kumuda. Abrangendo uma área de cento e sessenta e oito milhas, Vraja Mandala somente existe para o prazer de Sri Krsna." (Matsya Purana)

O Naradiya Purana explica que no momento da dissolução universal, mesmo quando até Brahmaloka inunda-se, a morada do Senhor Krsna, Sri Vrndavana, permanece sem ser afectada.

Madhuvana (um dos doze bosques de Vrndavana) continua a existir depois da inundação e devastação cósmica." (Mathura Mahatmyam)

Contemplando Vrndavana

"Vrndavana não pode ser entendida pelas almas condicionadas, porque apesar da sua aparência material, todas as suas aldeias, florestas e pastos são perfeitamente espirituais" (Vraja Riti Cintamani).

O Dhama pessoal da Suprema Personalidade de Deus, Sri Govinda, é igual a natureza espiritual plena de Deus. Todas as formas materiais são meros reflexos das formas e as actividades que existem nesse reino divino. Tudo no reino espiritual, pessoas, lugares, objectos, condições, relacionamentos, humor, gostos, e assim por diante, são expansões directas da Personalidade de Deus e, como tal, são partes e porções inseparáveis do Dhama sagrado. Tudo no mundo espiritual existe unicamente para o desfrute irrestrito do Senhor Supremo Sri Krsna. Não devotos, apoiados nos seus sentidos materiais imperfeitos não podem compreender a natureza transcedental do Santo Dhama.

A Cobertura Mágica de Vrndavana

A pessoa comum que visita Vrndavana, não pode ver além dos cães magríssimos, o esgoto a céu aberto, macacos travessos, água salgada, vacas mal alimentadas, porcos invasores super alimentados, comerciantes oportunistas, oradores que vociferam nas dez direcções, o concerto cacofónico dos ônibus, motocicletas, caminhões, carros, motos, etc. e seus alto falantes com muitos decibéis. Verá uma terra seca e poeirenta, com árvores espinhosas. Há também carros puxados por cavalos, búfalos, touros ou camelos; verões horrivelmente quentes, invernos congelados e meninos que defecam na rua regularmente todos os dias.

Por fora, Vrndavana parece dilapidada, degradada, abandonada, e nada como um paraíso celestial. Talvez se degrade ainda mais com o avanço da Kali Yuga. Prabhupada disse que Vrndavana estava a transformar-se num deserto devido à impiedade, e seria cada vez mais no futuro. "Esta é a terra de Krsna", Srila Prabhupada disse, "e eles estão a fazer coisas pecaminosas aqui. E eles estão sendo punidos directamente por Krsna." (Prabhupada Lilamrta)

Um devoto perguntou à Srila Prabhupada: "Como podemos compreender que Vrndavana é a morada de Krsna? Parece que há muita contaminação em Vrndavana." "Isso é porque os seus sentidos são impuros" Srila Prabhupada disse, "mas quando seus olhos estiverem untados com o unguento do amor, então você verá Vrndavana. Não julgue Vrndavana pela manifestação externa." (Prabhupada Lilamrta).

Em outra ocasião, um devoto perguntou à Srila Prabhupada, "Porque Vrndavana agora parece tão suja e desprezada?" "Esta fealdade aqui é Yogamaya", disse Prabhupada. "É a cobertura de Krsna. Vrndavana aparece desta forma para dissuadir ateus e impersonalistas. Para o devoto, Vrndavana é tão boa como a morada de Krsna no céu espiritual. Esta Vrndavana terrenal é uma réplica de Goloka Vrndavana e, portanto, não é diferente, mas porque ela se manifesta no universo material, as leis da natureza material funcionam aqui. "

A Visão pura de Vrndavana

Pela graça do Senhor Sri Krsna, os devotos puros autorealizados podem ver e experimentar as variedades da sublime transcendência, manifestada na morada absolutamente perfeita e fresca do Senhor. Devotos vêm Vrndavana como uma terra transcedental completa, com uma infinita variedade de árvores, pássaros, cachoeiras e actividades. Srila Visvanatha Cakravarti Thakur, que viveu a cerca de 350 anos atrás, revela como o devoto contempla Vrndavana.

"Em alguns lugares, o chão do bosque de Vrndavana está coberto por raminhos e uvas parcialmente comidas por macacos e noutros estão mangas maduras caídas no chão. Cheio de uma grande variedade de árvores exóticas, todas com muitos frutos e flores maravilhosos e esplêndidos, e também cheia de belas vinhas, muitos papagaios e outros pássaros e muitos animais selvagens, os bosques de Vrndavana são esplendidamente bonitos."

"Em Vraja existem muitos lagos, lagoas e rios cheios de belas flores de lótus branco, azul, vermelho, amarelo e multicolor, e muitas aves aquáticas e cisnes. Em alguns lugares, o solo de Vraja é feito de uma variedade de pedras preciosas, como rubis e esmeraldas, e as árvores, arbustos e vinhas, são feitas de ouro e cristal." (Vraja Riti Cintamani)

Toda a magnífica e bela variedade de Sri Vrndavana, emana de Sri Krsna, como confirmado pelo Gopala Tapani Upanisad, Saksad Brahma Gopala Purihi: "O Senhor Gopala e Sua residência são idênticos em natureza". Na sequência da experiência ordinária, Vrndavana aparece como uma aldeia comum, mas aos olhos dos devotos elevados, é tão boa quanto a original Vrndavana no mundo espiritual. " (Ensinamentos do Senhor Caitanya)

Como ver Vrndavana

"Com os olhos do amor a Deus, pode-se apreciar a identidade real de Vrndavana, o local onde o Senhor Krsna realizou Seus passatempos com os vaqueirinhos e vaqueirinhas" (CC Adi 5-21).

"Os devotos que tenham atingido a perfeição da devoção (Siddha Vasta), são abençoados com a visão da Lila divina de Krsna e Seus associados, inclusivamente permanecendo nestes Dhamas com seus corpos actuais." (A Filosofia e Religião do Senhor Caitanya)

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur eloquentemente explica como ver Krsna:

"Quando Krsna estava em Vrndavana tanto os devotos como os não-devotos viram-No com seus próprios olhos, mas apenas os devotos apreciaram-No eternamente em Vraja como o tesouro precioso de seus corações. Hoje em dia, os devotos também vêm Krsna em Vraja em seus corações saturados com devoção. Embora não O vejam com os olhos.
"O olho do devoto é apenas o olho do ser puro e imaculado da Jiva. A forma de Krsna é visível a este olho na proporção de sua purificação pela prática de devoção. Quando a devoção do neófito atinge o nível de Bhava Bhakti, o olho puro junta-se com a seiva do amor, e pela graça de Krsna, é possível vê-Lo face a face "(Brahma Samhita)

Vrndavana é Inocente

"As falhas não são falhas em Vrndavana. Observá-las é ignorância. Observar o sofrimento, decadência ou outros defeitos em Vrndavana é uma ilusão, uma grande ilusão. Vrndavana é a morada transcedental mais exaltada.

"Se meus ouvidos ouvem sobre os defeitos de Vrndavana, cortá-los-ei com um punhal. Se minha língua fala sobre esses delitos cortá-la-ei com felicidade. Se os meus olhos vêm erros, arrancá-los-ei. Se a minha mente acredita nas referências sobre falhas em Vrndavana, terminarei com minha vida."
"A terra aqui é apenas solo. A água é apenas água e as árvores são apenas árvores e videiras e trepadeiras são apenas videiras e trepadeiras. O luar é apenas luar. As aves, animais e seres humanos são apenas as aves, animais e seres humanos. A Deidade de Sri Krsna é apenas uma Deidade de Sri Krsna e a Deidade Sri Radhika é apenas uma Deidade de Sri Radhika.

Basta desta insensatez!!!

Oro para poder ver directamente a realidade de que tudo é espiritual e transcendental em Vrndavana." (Vrndavana Mahimamrta)

Os Passatempos Aprakata e Prakata de Sri Krsna

As Lilas de Krsna sejam manifestas (Prakata) ou imanifestas (Aprakata), não quer dizer que existem dois tipos diferentes de Lilas. É a mesma Lila, que é chamada manifesta quando se torna visível para os residentes de Vrndavana terrenal (Bhauma Vrndavana) e imanifesta quando não é visível para eles.

Contemplando a Aprakata Lila de Krsna

O Goswamis Srila Rupa e Srila Sanatana confirmam que, mesmo hoje dia em Bhauma (Vrndavana terrenal), são exibidas Aprakata Lilas de Krsna que ainda são visíveis para os devotos puros autorealizados que alcançaram sua Svarupa Siddhi (forma espiritual pura).

"A este nível, o devoto puro nota que todos os passatempos extáticos transcedentais e absolutamente puros de Krsna em Goloka (planeta espiritual), existem eternamente em Gokula (terrenal), sem qualquer diferença." (Sri Bhagavatamrta Kana)

Fim da citação.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari