Sri Sri Sva Niyama Dvadasakam
"12 Versos dos Meus Próprios Princípios Regulativos Auto Impostos"
Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura
Verso 1
(Os objectos de devoção nascimento após nascimento)
gurau sri-gaurange tad-udita-subhakti-prakarane saci-sunor-lila-vikasita-sutirthe nija manau harer namni presthe hari-tithisu rupanuga-jane suka-prokte sastre prati-jani mamastam khalu ratih
"Não importa quando e onde eu aceite outro nascimento, deixe que meu carinho e apego amorosos permaneçam intocáveis durante esta vida e todas as demais para os seguintes aspectos:
- para o meu divino Mestre Espiritual,
- para Sri Gauranga,
- para a discussão detalhada dos temas do serviço devocional puro (e os métodos de sua execução), como pessoalmente instruídos por Ele,
- para os lugares sagrados de peregrinação, como Sri Navadvipa, Sri Ksetra, Sri Vrndavana, etc, que florescem todos com santidade divina devido ao Seu desempenho de passatempos maravilhos nestes locais,
- para o Diksa Mantra oferecido a mim pela graça divina do meu Mestre Espiritual,
- para o Santo Nome de Sri Hari,
- para os associados eternos amados do Senhor,
- para os dias de festa sagrados durante todo o ano, como o Sri Ekadasi, Sri Janmasthami, Sri Radhastami, e o aparecimento / desaparecimento dos grande Acaryas Vaisnavas etc,
- para os devotos queridos do Senhor que rigorosamente seguem as sagradas pegadas de Srila Rupa Gosvami,
- e para as Escrituras Sagradas narradas por Srila Sukadeva Gosvami como o Srimad Bhagavatam, etc."
Verso 2
(A identidade interna do Senhor Caitanya, o Guia Eterno)
sada vrndaranye madhura-rasa-dhanye rasa-mayah param saktim radham parama-rasa-murtim ramayati sa caivayam krsno nija-bhajana-mudram upadisan saci-sunur gaude prati-jani mamastam prabhu-varah
"O Senhor Supremo Sri Krsna é a personificação da morada de todas as doçuras extáticas divinas. E Sri Radhika é a morada mais elevada de todas as Suas potências energéticas divinas. Na verdade, Ela é a forma personificada da doçura mais elevada de amor em separação.
Dentro da floresta de Vrnda, que é gloriosamente rica com a doce Madhura Rasa que permeia tudo, este Senhor Sri Krsna está continuamente desfrutando ao fazer Sri Radhika feliz pelo Seu serviço prestado à Ela durante 24 horas por dia. Este mesmo Senhor Krsna é exactamente idêntico ao Filho de mãe Saci que eternamente vive em simultâneo ainda que separadamente em Gauda Desa como o Instrutor do processo para render o Seu próprio serviço.
Possa este Supremo Saci Nandana tornar-se meu Mestre Supremo e Guia, e possa Ele sempre aparecer para mim guiando-me no caminho devocional apropriado nascimento após nascimento após nascimento."
Verso 3
(Rejeição das coisas desfavoráveis ao eterno serviço à Sri Sri Radha Krsna)
na vairagyam grayham bhavati na hi yad bhakti-janitam tatha jnanam bhanam citi yadi visesam na manute sprha me nastange hari-bhajana-saukhyam na hi yatas tato radha-krsna-pracura-paricarya bhavatu-me
"Que nenhuma forma da assim chamada renúncia ou ascetismo tornem-se aptos para a minha aceitação se isto não der lugar à contínua expansão do meu humor eterno de serviço em amor devocional.
Que nenhuma forma dos assim chamados conhecimento ou cultivo intelectual apelem de todo para mim se não admitem a realidade da individualidade eterna partilhada pelo Senhor e Seus devotos durante seus eternos passatempos diários. Não tenho qualquer desejo de praticar qualquer dos ramos do sistema óctuplo de Yoga, porque nenhum deles contem qualquer possibilidade de desfrutar do prazer diário de servir o Senhor Hari, como a Sua adoração confidencial proporciona.
Pelo contrário, que eu possa render um serviço profuso e confidencial ininterrupto durante 24 horas por dia para Sri Sri Radha Krsna nos tempos vindouros (e que tal serviço seja o meio, bem como o fim)."
Verso 4
(Aonde viver e aonde não viver)
kutire pi ksudre vraja-bhajana-yogye taru-tale saci-sunos tirthe bhavatu nitaram me nivasatih na canyatra ksetre vibudha-gana-sevye pulakito vasami prasade vipula-dhana-rajyanvita iha
"Que eu possa residir permanentemente em uma pequena e solitária cabana ao pé de uma árvore dos desejos na santíssima morada de Sri Navadvipa Dhama, o qual é santificada pelos pés de lótus de Sri Saci Nandana.
Tal Bhajana Kutir é perfeitamente adequado para uma lembrança constante e serviço aos passatempos divinos diários que estão sempre presentes em Sri Vraja Dhama. Na verdade, em contraste com isso, eu nunca vou viver em qualquer outro lugar, mesmo que este lugar seja gerido com grande entusiasmo por grandes sábios e Semideuses de todos os tipos.
No que diz respeito a todos os outros lugares deste mundo material, ainda que palácios ou templos opulentos, que possuem uma vasta riqueza de grande valor, ou reinos principescos e propriedades----- nenhum destes lugares podem atrair-me tanto como o meu modesto Bhajana Kutir em Sri Navadvipa Dhama pode."
Verso 5
(O verdadeiro princípio de Dharma que é destituido de designações)
na varne saktir me khalu mamata hyasrama-vidhau nd dharme nadharme mama ratir ihaste kvacid api param tat-tad-dharme mama jada-sariram dhrtam idam ato dharman sarvan subhajana-sahayann abhilase
"Não tenho de qualquer forma nenhum apego a todas estas Castas e divisões da sociedade, tais como Brahmana, Ksatriya, Vaisya ou Sudra. E eu certamente não me identifico com qualquer ordem de vida, tais como Brahmacarya, Grhasta, Vanaprasta, ou Sannyasa.
Não tenho nenhuma consideração ou respeito a assim chamada piedade da religiosidade ou até mesmo para a assim chamada impiedade da vida pecaminosa neste mundo ----- nem mesmo a menor consideração.
Em vez disso, eu realmente desejo o que quer que seja praticamente necessário apenas para manter esse corpo material, a fim de facilitar o meu desempenho de serviço devocional puro. Esta é a verdadeira retidão que vou almejar enquanto este corpo material continuar a existir."
Verso 6
(Práticas favoráveis, autorizadas e qualidades devocionais)
sudainyam saralyam sakala-sahanam manada-danam dayam svikrtya sri-hari-carana-sua mama tapah sadacaro sau-me prabhu-pada-parair yah samuditah prabhos caitanyasyaksaya-carita-piyusa-krtisu
"Meu voto austero é a constante devoção aos pés de lótus de Sri Hari. A fim de executar este voto, eu aceitei as seguintes qualidades pelo meu próprio esforço:
- Eu pratico grande humildade no meu relacionamento com os outros;
- Tento manter a simplicidade e pureza proeminente em todos os meus aspectos práticos;
- Mantenho extrema tolerância em todos os tipos de circunstâncias favoráveis e desfavoráveis;
- Ofereço respeito a todos independentemente de quem quer que sejam;
- Sinto verdadeira compaixão por todos os seres vivos e ajo em conformidade;
Existem muitas actividades transcendentais que são recomendadas pelos grandes devotos fixos no serviço devocional imaculado aos pés de lótus de Sriman Mahaprabhu, e estas podem ser encontradas descritas nos livros que estão repletos do imperecível caráter e passatempos de Mahaprabhu Sri Krsna Caitanya. Somente estas actividades transcedentais nectáreas - sendo recomendadas por grandes devotos e praticadas pelo próprio Senhor Caitanya - são na verdade minhas."
Verso 7
(Repulsa a tudo o que está desconectado de Sri Radhika)
na vaikunthe rajye na ca visaya-karye mam ratir na nirvane mokse mama matir ihaste ksanam api vrajanandad anyadd hari-vilasitam pavanam api kathancin mam radhanvaya-virahitam no sukhayati
"Não tenho nenhuma atração por viver em Vaikuntha, a parte do céu espiritual presidida por Sri Sri Laksmi Narayana, nem desejo actividades inúteis de gratificação grosseira dos sentidos neste mundo material.
Eu nunca acalentarei o desejo de alcançar o êxtase divino da liberação impersonalista, mesmo por um segundo. Além disso, existem muitos passatempos transcendentais de Sri Hari que podem ser muito purificantes para todas as almas condicionadas - tais passatempos nunca dar-me-ão de todo a verdadeira felicidade.
Isso ocorre porque esses passatempos são bastante diferentes dos êxtases beatíficos da Consciência de Vraja, sendo completamente desprovidos de qualquer relação com Sri Radhika, a qual é a única fonte e manancial da alegria pura."
Verso 8
(Renúncia a todos os tipos de má associação)
na me patni-kanya-tanaya-janani-bandhu-nicaya harau bhakte bhaktau nd khalu yadi tesam sumamata abhaktanam-anna grahanam api-doso visayinam katham tesam sangadd hari-bhajana-siddhir bhavati-me
Eu agora renego minha esposa,
minhas filhas,
meus filhos,
minha mãe,
e todos os meus amigos,
se eles não têm verdadeira fixação pelo Senhor Hari,
por Seus devotos,
ou para o Seu serviço devocional.
É definitivamente um grande pecado até mesmo aceitar alimentos preparados por tais gratificadores dos sentidos materialistas e não devocionais. Se eu tivesse que permanecer na companhia de tais pessoas, então, como a eterna perfeição do meu Hari Bhajana ocorreria?
Verso 9
(Evitar os assim chamados "Devotos" que orgulhosamente negligenciam Sri Radhika)
asat-tarkair-andhan jada-sukha-paran krsna-vimukhan ku-nirvanasaktam satatam ati-dure pariharan aradham govindam bhajati nitaram dambhikataya tad-abhyase kintu ksanam api na yami vratam idam
"Existem certas pessoas que parecem estar muito avançadas em devoção. Na verdade, para aumentar o seu serviço ao Senhor, elas têm rejeitado desde a muito tempo a má companhia de:
- aqueles que são completamente cegos por argumentos falsos decorrentes da assim chamada lógica intelectual,
- aqueles que são loucamente viciados pelos prazeres fugazes deste mundo material monótono,
- aqueles que são avessos e tem inveja do Senhor Sri Krsna,
- e aqueles que estão muito afeiçoados ao conceito de liberação inferior e desagradável como valorizado pelos impersonalistas.
Eles tem, portanto, favoravelmente evitado todos os tipos de má associação; mas é visto que essas pessoas adoram o Senhor Govinda sem Srimati Radharani estar presente. Isto apenas mostra que estão inflados com excessivo orgulho e arrogância vaidosa dirigidas contra Sri Radhika, que é a melhor adoradora de Govinda. Por isso nunca vou em qualquer lugar perto de tais assim chamados devotos ----- sequer por um segundo. Este é o meu voto estrito."
Verso 10
(Como viver de forma simples e executar Vraja Bhajana até a morte)
prasadanna-ksirasana-vasana-patradibhir aham padarthair nirvahya vyavahrtim asangah ku visaye vasam isa-ksetre yugala-bhajananandita-manas tanum moksye kale yuga-pada-paranam pada-tale
"Passando a minha vida de uma forma prática e simples----
- comendo apenas alimentos Prasada e produtos lácteos, os restos do Senhor Supremo, Sua misericórdia,
- vestindo apenas roupa Prasada que foi oferecida à Deidade,
- utilizando apenas os potes e utensílios santificados pelo exclusivo serviço ao Senhor,
- irei, portanto, estar completamente afastado da gratificação material dos sentidos.
Vivendo mesmo ao lado do Sri Radha Kunda (Sua (de Radha)própria morada), adorando o Divino Casal com uma mente feliz, o tempo virá para minha morte. Na sola dos pés de lótus dos devotos, que estão eles próprios a servir os pés de lótus do Casal Divino, abandonarei o meu corpo."
Verso 11
(Como adorar os pés de lótus dos devotos puros de Sri Radhika)
saci-sunor-ajna-grahana-caturo yo vraja-vane pararadhyam radham bhajati nitaram krsna-rasikam aham tvetat-padamrtam anudinam naisthika-mana vaheyam vai pitva sirasi ca muda sannati-yutah
"Existe uma classe de devotos puros que são completamente peritos e experientes em seguir todas as instruções de Sri Saci Nandana. Tais devotos incessantemente adoram exclusivamente Srimati Radharani, que é realmente a personalidade mais adorável, e que esta profundamente absorta todos os dias na doçura Divina da associação com Sri Krsna.
Os devotos puros deste calibre definitivamente realizam de todo coração o seu culto confidencial com exclusiva entrega à Sri Radhika. Assim, eles vivem sempre em Sri Vraja Mandala. Vou beber a água nectárea que lavou os pés de lótus de tais devotos e transportá-la sob minha cabeça.
Bebendo esta água com grande satisfação, e com um coração devotado, vou com alegria prostrar-me completamente no chão da melhor e mais perfeita forma possível. Isso na verdade será a minha rotina de todos e cada dia."
Verso 12
(Firme determinação de transcender Maya por diariamente seguir este Stava)
harer dasyam dharmo mama tu cira-kalam prakrtito maha-maya-yogad-abhinipatitah duhkha-jaladhu ito yasyamy urddhvam sva-niyama-suratya prati-dinam sahayo me matram vitatha-dalani vaisnava-krpa
"Como alma espiritual, a minha tendência natural é a de estar eternamente situado no serviço devocional amoroso ao Senhor Hari; porém, devido ao forte poder e influência da Maha Maya do Senhor, mergulhei profundamente no oceano material insondável de tristeza e dor.
Devo transcender este mundo de Maya e ir para o Mundo Espiritual por seguir fielmente estes votos auto impostos todos os dias. E a única maneira de obter a força para seguir estes votos é de alcançar a misericórdia de todos os devotos Vaisnavas do Senhor. Possam a sua (dos devotos) misericórdia sem causa e coração cheio de compaixão, os quais repelem toda a ilusão, tornarem-se meus amigos exclusivos e guias para todo o sempre."
Verso 13
(Phal Sruti - A benção do serviço eterno por ler este Stava)
krtam kenapyetat sva-bhajana-vidhau svam niyamakam parthed yo visraddhah priya-yugala-rupe 'rpita manah vraje radha-krsnau bhajati Kila samprapya nilayam sva-manjaryah pascad vividha-varivasyam sa kurute
"Este Stava chamado Sva Niyam Dvadasakam foi escrito por alguém para ajustar e regular o seu próprio modo de realizar Bhajana. Se acontecer de qualquer outro devoto recitar este Stava com uma qualidade muito especial de fé resoluta, totalmente a oferecer sua mente para as:
- belas formas supremas do Divino Casal, Sri Sri Radha Govinda, a sua posse mais querida,
- ou para a beleza Divina da Sua forma de Deidade,
- ou para a beleza de Sri Gaura Sundara, a forma combinada de Sri Sri Radha Govinda,
- ou para Srila Rupa Gosvami, o devoto mais querido de Sri Sri Radha Govinda e Sri Gaura Sundara,
----- então este leitor afortunado definitivamente atingirá seu próprio local de residência eterna em Sri Vraja Dhama. Seguindo sempre atrás de sua própria Manjari Guru, no seu próprio corpo espiritual de uma Manjari, ele finalmente prestará todos os tipos variados de serviços eternos exclusivos no culto de Sri Sri Radha Krsna."
Assim termina o "SVA NIYAMA DVADASAKAM"
por Srila Bhaktivinoda Thakura, seu último escrito.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari