sábado, 16 de maio de 2009

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango
'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato
nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas tatah
premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruci). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Fim da citação.

As escrituras explicam que antes de alcançar a fase de Ruci o cantar do Santo Nome é executado como uma medicina e depois é executado com verdadeiro gosto (Ruci). O exemplo dado é de alguém com icterícia que deve ingerir açucar embora isto seja muito amargo, porém é a única forma de curar-se.

No entato, para uma pessoa saudável ingerir açucar é saboroso.

Da mesma forma, uma pessoa que mantem-se a cantar o Maha Mantra Hare Krsna apesar da instabilidade, falta de gosto no cantar, Anarthas, Aparadhas, desinteresse no cantar, inabilidade em absorver-se no cantar, no final alcançara a fase de Ruci, ou um gosto genuíno e constante pelo cantar.

Ou seja, nas fases de Sraddha, Sadhu Sanga, Bhajana Kriya, Anartha Nivritti, e mesmo na fase de Nistha o Santo Nome actua como uma medicina.

Somente a partir da fase de Ruci (Gosto genuíno e constante) que o cantar deixa de ser medicina e transforma-se em alimento.

Sendo assim, no Sri Upadesamrta, Srila Rupa Goswami recomenda três ítens muito importantes na prática do cantar:

Utsahat - entusiasmo

Niscayat - confiança

Dhairyat - paciência

E como poderemos cultivar entusiasmo, confiança e paciência?

Com o cantar constante do Santo Nome (Avisranta Nama) e com a associação de devoto(a)s avançados (Sadhu Sanga).

Para conseguirmos determinação de cantarmos o Santo Nome como medicina precisamos do próprio Santo Nome.

O Santo Nome é o meio e é o fim. O Santo Nome é tudo.

A não observância destes três ítens muito importantes poderá levar perigosamente ao não cantar.

Antes da fase de Ruci o devoto(a) dificilmente absorve-se no cantar e facilmente absorve-se em tópicos materiais.

Após a fase de Ruci (Gosto genuíno e constante) facilmente absorve-se no cantar e dificilmente absorve-se em tópicos materiais.

Asakti é a fase madura de Ruci que é seguida por Bhava e Prema.

Oração ao Santo Nome

"Caro Santo Nome,
Por favor, permita-me provar o Néctar que traz consigo, permita-me experimentar plenamente Sua presença, permita-me sentir prazer e entusiasmo ao me encontrar consigo.

Por favor, permita que eu me atraia por Si, que eu sempre deseje arduamente sua associação, e que eu nunca fique cansado de passar meu tempo consigo. E, por favor, revele-me como Você não é diferente de Sua forma, qualidades e passatempos – como Você está plenamente presente em Seu nome.
Eu espero um dia ter tanta atração pelo Seu nome quanto tenho hoje por coisas materiais. E espero que, em um glorioso dia, esta atracção seja tão grande que outros queiram cantar e provar Seu nome simplesmente por estarem em minha presença.
E tenho, por fim, dois últimos pedidos:
Permita-me, por favor, sentir amor pelo Senhor enquanto canto Seu nome.
Permita, por favor, que meu coração se derreta (ao menos uma vez em minha vida) enquanto canto Seu nome."

Mahatma Prabhu

HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE

HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE