sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sri Guru Asraya - Abrigo do Guru

No "Sri Krsna Bhajanamrta" de Srila Narahari Sarakara Thakura está explicado que devemos aceitar outro Mestre Espiritual caso o nosso Guru incorra em determinadas atitudes.

Desta forma poderemos seguir em frente na prática do serviço devocional.

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango
'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato
nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas tatah
premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruchi). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Um Madhyama Adhikari Guru pode nos levar somente até a fase de Nistha.

Precisamos de um Uttama Adhikari Guru para nos orientar até o último estágio de Bhakti, Krsna Prema.

Se o Guru (ou Diksa ou Siksa, ou Sannyasi, ou Vanaprastha, ou Grhastha ou Brahmacari ou um devoto ou uma devota) for um Madhyama Adhikari, ou se incorrer em determinadas atitudes incorretas devemos ser gratos por nos terem levado até um determinado estágio de Bhakti, porém não devemos rejeitá-los como evidenciado no "Sri Krsna Bhajanamrta".

Mas precisamos de um Uttama Adhikari Guru para nos orientar até o último estágio do processo de Bhakti que é Krsna Prema.

Isto é inquestionável.

É este Uttama Adhikari Guru que irá nos revelar nossa identidade espiritual original.

Isto é praticamente uma tradição no nosso Parampara que divide-se em duas linhas paralelas de Diksa Parampara e Siksa Parampara.

A lista é muito grande, mas vamos começar por aqui:

Sri Baladeva Vidyabhusuna teve como Diksa Guru Sri Radha Damodara Goswami e Siksa Guru Srila Visvanatha Cakravarti Thakur.

Sri Jagannatha Das Babaji Maharaja teve como Diksa Guru Srila Madhusudana Dasa Babaji Maharaja e Siksa Guru Sri Baladeva Vidyabhusuna.

Srila Bhaktivinoda Thakur teve como Diksa Guru Sri Vipinvihari Goswami na linha de Sri Jahnava Mata e Siksa Guru Srila Jagannatha Das Babaji Maharaja.

Srila Gaurakisora Das Babaji Maharaja teve como Diksa Guru Sri Bhagavata Dasa Babaji e Siksa Guru Srila Bhaktivinoda Thakur.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur teve como Diksa Guru Srila Gaurakisora Das Babaji Maharaja e Siksa Guru seu pai Srila Bhaktivinoda Thakur.

As vezes o Diksa e Siksa são o mesmo como no caso de Srila Prabhupada.

Do Gayatri Mahima Madhuri (SS Mahanidhi Swami):

"No começo o discípulo vê o Mestre Espiritual como o próprio Krsna, Saksad Hari. Ele pensa, "Meu Guru é Deus, o onisciente e onipotente salvador e libertador."

Mais tarde ele irá compreender que o Mestre Espiritual é um representante empoderado de Deus. O Guru é Saktyavesa, investido com uma potência especial ou Sakti pelo Supremo Senhor Krsna. Esta é a potência de misericórdia conhecida como Krpa Sakti Murti, ou a forma personificada da misericórdia de Krsna que aparece diante da alma condicionada.

Finalmente, um discípulo rendido e sincero compreenderá a eterna identidade do Mestre Espiritual. De acordo com seu desejo interno, o discípulo avançado encontrará o Mestre Espiritual situado num modo particular de devoção; Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya Rasa.

Ele poderá realizar o Manjari Svarupa do seu Gurudeva, e entender que ela (ele) esta actuando no campo de Lalita Sakhi servindo sobre a ordem de Sri Rupa Manjari.

Ele poderá perceber que seu Gurudeva esta habilmente executando Nikunja Seva para auxiliar Radha Madhava nos Seus encontros amorosos.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur (Vinoda Vallari Manjari) tinha esta visão do seu Guru:

nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ya yalibhir yuktir apeksaniya,tatrati- daksyad ati-vallabhasya,

"As Gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha Madhava ocorram na perfeição nos Vraja Nikunjas. Meu Gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas Gopis."

Quando questionado acerca da Rasa dos nossos Gaudiya Acaryas, Srila Prabhupada disse: "Na sua maioria, todos os Acaryas do nosso Parampara estão em Madhurya Rasa (Manjari Bhava)."

Portanto, enquanto canta o Guru Mantra, o discípulo em última análise irá meditar no Siddha Svarupa do seu Guru como uma Manjari."

Fim da citação.

Nunca é demais salientar que para chegar neste estágio avançado de meditação é preciso seguir todo o processo de purificação transmitido pelos Goswamis de Vrndavana, processo que não é seguido pelos Sahajiyas (imitadores baratos).

Nas palavras de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:
"Nós não temos outra função a não ser servir Sri Guru."

Ainda, e de acordo com o Pancaratra Pradipa, na adoração às Deidades deve-se fazer uma adoração preliminar que consiste no Guru Puja:

Meditação na forma do mestre espiritual (Dhyana)

* Primeiro medite da seguinte forma no local aonde o seu Mestre Espiritual está situado:

"No Yoga Pitha em Sri Mayapur, na morada espiritual de Navadvipa, o Senhor Gaurasundara está sentado num trono de jóias.

A Sua direita está o Senhor Nityananda, e a Sua esquerda Sri Gadadhara.

A Sua frente, com as mãos postas, estão Sri Advaita e Srivasa Thakura, o qual segura um guarda-sol sobre a cabeça de Senhor Caitanya.

Numa plataforma de jóias num nível inferior ao trono do Senhor Gauranga, meu Mestre Espiritual está sentado."

* Enquanto canta o seguinte Mantra, medite na forma do seu Mestre Espiritual, e lembre-se das actividades e qualidades espirituais do seu Mestre Espiritual:

pratah sriman navadvipe dvi netram dvi bhujam gurum varabhaya pradam santam smaret tan nama purvakam

"Durante a manhã devemos lembrar-nos do Mestre Espiritual estando situado em Sri Navadvipa, tendo dois olhos e dois braços, sendo pacífico, e oferecendo bençãos e destemor enquanto seu nome é cantado."

* Então cante o Prema Dhvani para o seu Mestre Espiritual (Jaya Om Visnupada [nome do seu Mestre Espiritual] Ki Jaya).

"Também, antes de cantar o Guru Gayatri, ou a 3º linha do Gayatri, devemos meditar no Senhor Caitanya sentado num trono dourado acompanhado de Sri Nityananda Prabhu, Gadadhara Pandita e outros associados íntimos. Sentados numa plataforma num nível inferior está o nosso Parama Guru Parampara, e o nosso próprio Gurudeva. Todos os Gurus têm uma apecto dourado e estão vestidos com vestes puramente brancas. Na nossa mente devemos adorar nosso Gurudeva e o Guru Parampara com guirlandas, pasta de sândalo, flores e outras parafernálias de Puja.

Então devemos cantar o Guru Gayatri."

Fim da citação.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari