segunda-feira, 4 de maio de 2009

Maryada - Princípios de etiqueta e conduta moral religiosa

1. Aprendemos do Senhor Rama, o oitavo Avatara, no Ramayana, "O Caminho de Rama".

2. O Ramayana de Valmiki Muni tem 24.000 versos.

3. A história de Rama é contada em locais tão distantes como África, Camboja, Tailândia, Indonésia, Bali e Vietnam, todos estes países têm o Ramayana em sua arte e arquitetura.

4. O Senhor Krishna é conhecido como Lila Purusottama porque Ele exibe maravilhosas actividades. O Senhor Rama é conhecido como Maryada Purusottama porque Ele exibe a própria perfeição de Maryada, literalmente "fronteiras".

5. Dharma - a prática de seguir as leis e as intenções de Deus, só pode ser seguido quando estamos conscientes dos "limites" de boas e más ações.

6. O Senhor Rama mostra perfeito Dharma em sua vida, Seus opositores, como Ravana exibem Adharma, e as suas actividades revelam o modo como Ele e outros foram capazes de praticar o Dharma nas mais variadas circunstâncias.

7. Embora nós não possamos imitar muitas das acções do Senhor Krishna, nós podemos tentar imitar o comportamento de Rama.

8. Por esta razão, por dar o maior exemplo do Dharma Védico para o homem, o Senhor Rama é amado.

9. O Ramayana é um Sharanagati Veda, um livro que revela como entregar-se a Deus. Em cada um dos Kandas - divisão de capítulos - a entrega a Deus é exibida.

10. Como primeira geração de devotos da ISKCON, nós trazemos connosco os nossos conceitos cristãos, judeus ou muçulmanos Maryada - um certo senso de certo e errado. Quando a nossa segunda geração não quer ouvir a Maryada Abrahamica, ou a Maryada Védica, é inevitável que o seu senso de moral será desfocado.

11. Como praticantes Vaisnavas precisamos praticar o transcendental serviço devocional sobre um alicerce firme de moralidade.

12. Você não pode transcender a moralidade convencional até saber o que isto é. A ignorância da moral, ou a rejeição da mesma, em nome da transcendência, resultará que a nossa Sampradaya ficara aleijada como ocorreu em outros momentos da história por "prematura transcendência" ou Sahajiyanismo.

13. As pessoas podem copiar o que Rama faz e elas irão prosperar. Copie Krishna e beberá veneno como o Senhor Siva fez.

14. Rama é o rei ideal, pai, filho, amigo, irmão e marido. Mesmo que estes relacionamentos, a partir da perspectiva do Srimad Bhagavatam, sejam "temporários" ainda temos de fazê-los corretamente, pois caso contrário, o resultado é o caos na nossa própria vida e na sociedade.

15. Então, o próprio Deus vem para mostrar como fazê-lo.

16. Mesmo no início, vemos a partir da história de Rishiasringa - o jovem sábio com chifres sobre sua cabeça - como os resultados do Dharma foram demonstrados um pouco antes do nascimento de Rama.

17. O reino do rei Romapada fora atingido com a seca. A presença de Rishiasringa traria chuva. O jovem Rishi vivia em uma floresta e nunca tinha visto qualquer ser vivo do sexo feminino. As meninas vestidas como Brahmacaris foram enviadas para convidá-lo para o reino. Ele viajou uma noite em um barco feito com o formato de uma ilha. Quando ele chegou ao reino choveu, o rei pediu desculpa pelo engano, e ele casou-se com a jovem filha do Rei Dasaratha.

18. Dasaratha apelou para Rishasringa para realizar uma cerimônia especial pelo qual ele iria receber um filho. Quatro filhos nasceram a partir de três rainhas: Rama, Lakshman, Bharata e Shatrughna.

19. Kaikeyi, mãe de Bharata, foi influenciada pela crítica constante da sua criada, Mantara. Lição: Tenha cuidado com o que você ouvir.

20. Ela exigiu que seu próprio filho fosse coroado rei, em vez de Rama, e que Rama fosse enviado para o exílio durante 14 anos.

21. Lakshman acompanhou Sita e Rama na floresta, enquanto que Bharata tomou as sandálias de Rama e instalou-as em um trono onde ele adorou-as por toda a duração do Senhor no exílio.

22. Ravana demonstrou a perfeição do pecado - Adharma - por roubar Sita Rama enquanto Rama estava fora.

23. Pouco antes da batalha final, o irmão de Ravana, Vibhisana rendeu-se a Rama, desgostoso pelo comportamento de seu irmão.

24. Quando o exército de macacos apresentou as desqualificações de Vibhisana, Rama explicou o Dharma envolvido na questão e a Sua aceitação de Vibhisana como um dos Seus aliados, este passatempo demonstra um dos exemplos mais profundos de Saranagati (Rendição)

25. Srimati Sita Devi é uma manifestação da Deusa da Fortuna, Lakshmi Devi, é a consorte eterna do Senhor Ramachandra. Quando o Senhor Ramachandra foi banido para a floresta de Dandakaranya, Sita Devi deixou os confortos do palácio real para se unir a Ele. Enquanto na floresta, ela foi raptada pelo rei demoníaco Ravana, contudo, apesar de seus esforços para desfrutar de Sua beleza, ela permaneceu sempre dedicada ao Senhor Ramachandra. (rasadasa-blogspot)

26. Rama recupera Sita e reina por 11.000 anos.

Primeiro, o Senhor Rama conta uma história para ajudar a compreensão de como agir com Vibhisana, seguido por sua famosa declaração de como Ele aceita Seus devotos:

O tigre e o macaco - Uma história contada pelo Senhor Ramacandra
e recontada por Srila Goura Govinda Swami Maharaja


O Ramayana descreve como Rama construiu uma ponte e cruzou o oceano para Lanka. Antes da batalha com Ravana começar, o irmão mais novo de Ravana, chamado Vibhishana veio refugiar-se em Rama. Rama imediatamente lhe deu abrigo. Esse é o dever de um rei, um Kshatriya. Se alguém procura refúgio, você deve dar-lhe proteção.
Mas os assessores de Rama disseram: "Não! Não lhe de abrigo. Ele está com o inimigo. Ele veio aqui como um espião. O Senhor Rama, então contou a seus assessores uma história.

Uma vez, um homem estava passando por uma densa floresta. Nessa floresta haviam muitos tigres, leões e animais ferozes. Um tigre atacou o homem, e ele subiu uma árvore e salvou sua vida. Mas o tigre tinha desenvolvido ganância de beber sangue humano. Então o tigre ficou sentado debaixo da árvore a espera. Foi então que reparou num macaco na árvore.

Ele disse ao macaco, "Você é meu irmão. Este homem é o seu inimigo. Quando você salta de uma árvore para outra para obter frutos, o homem bate e atira pedras em você. E quando você vem para baixo para o terreno ele envia o seu cão para apanhar você. Além disso, os seres humanos cortam as árvores. Portanto, eles são seus constantes inimigos.

Você deve compreender isso. Você é muito inteligente, você é meu irmão e meu amigo. Não fique com um tal inimigo. É muito perigoso. Empurre esse homem para baixo da árvore. Estou com fome. Se você fizer isso, então eu vou ter alimento. Vou satisfazer a minha fome e a nossa amizade permanecerá para sempre. Eu vou ser muito, muito grato a você. "

O macaco respondeu: "Meu irmão tigre, eu entendo o que você disse. Mas o ser humano tem o Dharma. Embora eu seja um animal, sem o Dharma, ainda assim a minha consciência diz que é errado colocar em perigo quem está a tentar salvar-se. "

Então o tigre pensou noutro plano. Ele deu garantia ao homem, "Oh! meu irmão, você tem o Dharma, você é um ser humano. Não é o seu Dharma que você deveria dar comida a quem tem muita fome? Estou com muita fome agora, você tem que dar comida a uma Jiva faminta. Você deve empurrar para baixo este macaco, então eu vou ter alimento. O homem pensou: "Sim, muito bom", e ele empurrou para baixo o macaco, que caiu em frente do tigre.

Mas o tigre não comeu-o, e o macaco subiu na árvore. O tigre tinha desenvolvido ganância de beber sangue humano, e ele não comeu o macaco. Ninguém come a carne de um macaco.

Em seguida, o tigre disse: "Ó meu irmão, macaco, você vê, somos amigos! Eu não te prejudiquei. Eu poupei-te porque somos amigos. Mas veja o que fez o homem irreligioso. Ele forçou-te em frente de mim. Então, agora você deve empurrá-lo para baixo para que eu possa satisfazer a minha fome, e assim ele vai ter uma boa lição.

O macaco disse: "Este homem pode ser Adharmico. Embora eu seja apenas um animal, não sou Adharmico. Eu não posso fazer isso. "
Considera-se que nascer na forma humana é muito raro. Mas ainda assim os seres humanos tem uma história de irreligiosidade que não é encontrada nem na sociedade de animais."

O Senhor Ramachandra contou esta história, e disse, "Esta é a minha missão. Eu vim para estabelecer o comportamento ideal na sociedade humana."
Por isso Ele é conhecido como Maryādā Purusottama, o maior exemplo de decoro Védico. Ele nunca transgrediu Veda Maryādā, a etiqueta e regulação Védica. O Senhor Ramachandra foi o rei ideal, pai, filho, amigo, irmão e marido. Ele era ideal em todos os aspectos.

O Senhor Ramachandra disse:

"Se alguém vem e toma refúgio de Mim, não quero saber do seu passado. Eu dou-lhe imediatamente abrigo. Vibhishana tomou abrigo em Mim. Dou-lhe abrigo e ele é nosso amigo. Ninguém deve ter qualquer dúvida sobre ele. Ele deve ser o comandante-em-chefe". Essa é a natureza do Senhor Ramachandra.
-Bhubaneswar. 6 de Fevereiro de 1995.

Garantia do Senhor Rama


Valmiki Ramayana, Yuddha Kanda, capítulo 12

mitrabhāvena samprāptam nd tyajeyam katham cana, doso yady api tasya syāt satām etad agarhitam

"O Senhor Ramachandra disse:
Não posso recusar receber ninguém, uma vez que veio até Mim em um espírito amigável. Mesmo que ainda exista alguma maldade nele, a sua aceitação não é reprovável aos olhos de pessoas de bom coração"(Texto 3)

sakrid eva prapannāya tavāsmīti ca yācate, abhayam sarva-bhūtebhyo dadāmy etad vratam mama

"É meu princípio eterno de que se algum ser vivo toma Meu abrigo uma única vez, dizendo: "Eu sou teu", então Eu concedo a esta pessoa a liberdade de todo o medo." (Texto 20)

"The Vaishnava Voice"

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari