quarta-feira, 6 de maio de 2009

Adoração de Sri Nrsinha em Puri e Arredores

Tanto a Ramanuja Sampradaya, como a Madhva Sampradaya, adoram Sri Nrsimhadeva em Jagannatha Puri.

Templos das linhas Sakti e Saiva adoram Sri Nrsimhadeva como Parsawadevata (Deidade auxiliar)

Os Ramayati Vaisnavas em Puri adoram Narasimha juntamente com Rama e Sita.

Todos os Atharvavedi Brahmanas de Puri tem Sri Nrsimha como sua Deidade tutelar.

Sri Caitanya aconselhou os seus discípulos a darem Danda Pranama (reverências como uma vara) ao Senhor Narasimha antes de tomar Darshana de Sri Jagannatha. Antes de ter o Darshana de Sri Jagannatha, Sri Caitanya adorava o Senhor Narasimha. Então, em algumas Gaudiya Maths, Narasimha é adorado.

Narasimha é portanto uma Divindade popular em Puri. Em todas estas Maths, Narasimha é adorado em forma de ícone ou não. Os ícones são normalmente feitos de metais, principalmente Astadhatu (Uma combinação auspiciosa de oito metais) e, por vezes pedra. A outra forma é o culto de Salagrama, em que a face do Senhor Narasimha é desenhada.

Narasimha é a Divindade e o guardião do templo de Puri em todas as prestações, a partir da cozinha até o Puja, são precedidos por oferecer ao Senhor Narasimha primeiro. O início de uma novo serviçal (Sadhibandha) começa com o culto a Khamba Narasimha (imagem de Laksmi-Narasimha) sobre o primeiro pilar da Jagamohana. O Palia Pujapanda senta-se neste pilar e oferece a Bhoga do público a Narasimha, e em seguida, para o Senhor Jagannatha, e no momento da Pahuda (porta-fechada), oferendas também são aqui apresentadas.

O Senhor Narasimha é descrito como o protetor do Senhor Jagannatha, e o protetor do carro Nandighosha. É habitual que uma imagem de madeira de Narasimha após o devido ritual (Ratha Pratistha), preenchido pelo Deula-Purohit, o único Strotriya Brahmana serviçal do templo, seja levada em procissão com Bijekahali e outros Vadyas para os carros de Ratha ( Hanuman e Bhubaneswari para Balabhadra e Subhadra, respectivamente).

O Senhor Narasimha é também um dos nove Parsawadevatas (Deidade auxiliar) do referido carro. No Navakalevara o papel do Senhor Narasimha é indispensável. As novas imagens do Senhor são consagradas na presença de Narasimha e as árvores selecionadas para a imagem devem ser cortadas também na presença de Narasimha. Estes rituais são chamados como Banajaga.

O Senhor Narasimha é tratado como a personificação da bravura e da energia. Às vezes Sudarsana está ligado a Narasimha. Sudarsana é o aspecto Ugra e a força de trabalho. Do mesmo modo, Narasimha é a forma Ugra de Visnu. Quando Sudarsana é consagrada, é recitado que ela pertence ao grupo de Narasimha. A representação na escultura é feita sobre o conjunto dos aspectos da Narasimha e Sudarsana. Sudarsana na forma da roda é encontrado na parte de trás da imagem de escultura Narasimha no Chakra Narasimha.

Sudarsana é a imagem móvel de Narasimha. Alega-se que Jagannatha e Narasimha são indissociáveis, e todas as quatro Deidades do panteão de Jagannatha estão intimamente ligados com Narasimha: Balabhadra como Ananta, Subhadra como o poste, Sudarsana como a fúria e Jagannatha como Narasimha, mostra a intimidade de Narasimha na consciência de Jagannatha. (Orissa Review)

Ramanuja Sampradaya

A Sudarsana Cakra também tem o atributo de "Papa Vinashanam", isto é, a destruição de pecados

Uma vez que Papa Vinashanam tome o lugar, o "Papam" deve ser substituído por nobres
pensamentos, palavras e actos. Também os indivíduos ou objectos cujo Papam é destruído, tem de perceber que seus pensamentos, palavras e acções (antes do Papa Vinashanam)
constituíam Papam. Essa percepção e a subsequente substituição de Papam por Punyam é atribuído à graça do Senhor, sob a forma de Yoga Narasimha.

Desde que Sudarsana Cakra é responsável por Papa Vinashanam e Yoga Narasimha concede a realização de Papam e a subsequente substituição por Punyam, esta é outra razão para a adoração conjunta de Sudarasana Narasimha Bhagavan.

A Sudarsana Cakra é a poderosa arma do Senhor Narayana e possui muitos atributos favoráveis a ela associados. Mais o mais importante ainda, tem o atributo de "Pida Pradanam", que dá o alívio imediato da dor e sofrimento para o buscador sincero.
A Sudarsana Cakra tem características curativas. Por isso o desempenho do Sudarsana Homa (Agni Hotra) dá alívio de aflições de febre e até mesmo a possesão por um Brahma Rakshasa.

Certa vez Swami Desikan compos o Sudarsana Astakam para ajudar as pessoas de uma aldeia atingida por uma epidemia. Logo que terminou sua composição, a epidemia tinha acabado.
A fim de aliviar o sofrimento das pessoas neste mundo, os devotos rezaram para Brahma para criar uma poderosa Sakti. Então Brahma praticou penitência durante milhares de anos o que resultou na criação de uma das Ayudhapurushas (Armas) do Senhor Visnu, a extremamente poderosa Sri Sudarsana.

Sri Sudarsana representa o infinito poder de criar e destruir o Universo. Ela também representa a vontade do Senhor Visnu de se multiplicar. Ela também neutraliza todos os venenos. Existem mais de cento e oito nomes para o Sri Sudarsana. Entre eles estão Sudarsana, Cakraraja e Sahasrabahu.

Orações a Sri Sudarsana irão aliviar doenças graves, evitar grandes perigos e evitar obstáculos. Narasimha Avatara é a quinta rmanifestação de Visnu. Como Narasimha, Ele destruiu o demônio rei Hiranyakasipu, o pai de Bhakta Prahalada.

Sudarsana Narasimha são uma e a mesma coisa, como duas faces de uma moeda. Ambas Deidades benefíciam toda a espécie humana por suas bênçãos.

O Senhor Nrsimha é tão sublime que até Suas unhas são glorificadas pelos Acaryas Vaisnavas.

No Sudarsana Sata Nama Stotra da Sri Vaisnava Sampradaya, é dito que a Sudarsana Cakra do Senhor Narayana aparece como as presas de Varaha, o machado de Parasurama, e as unhas de Nrsimha. Desta forma, as unhas de Nrsimha acompanham o Senhor em Seus vários Avatars. (ramanuja.org)

Madhva Sampradaya

Sri Madhavacharya adora o poder das unhas do Senhor Nrsimha em seu Nakha Stuti.

Nakha Stuti

Primeiro Sloka

"Oh! Sri Nrsimha, que é omnipresente, possam Suas unhas proteger-me em todas as situações. Assim como um leão ataca um poderoso grupos de elefantes e corta suas cabeças com suas unhas, e a Vajrayudha (arma de Indra) divide as mais altas montanhas, do mesmo modo, o Asuras (que graças as bênçãos do Sri Brahma, Rudra e os Semideuses) são como poderosos e excitados elefantes são facilmente mortos por cada uma das unhas de Sri Nrsimha que são preciosas e poderosas ".

Segundo Sloka

"Todos os Semideuses estão dedicados e oram as Suas unhas, as quais eliminam todos os maus elementos neste mundo. Eles são muito dedicados as Suas presentes unhas, pois dão a todos os seis sentidos de um Brahmana ou Devata. Estas unhas dão mesmo conhecimento completo e os Semideuses saem da escuridão (da ignorância). Por rezar para estas unhas, irão receber a paz e o conhecimento de todas as qualidades de Sri Hari. "

Terceiro Sloka

"Oh! Sri Nrsimha, que tem Sri Lakshmi, não há corpo igual ao Seu. Se houver qualquer coisa que é igual, é Astama Rasa, as famosas seis essências. Do mesmo modo, não há ninguém igual ou Uttama (mais excelente) do que Você. "

Quarto Sloka

"Existem muitos Brahmas, muitos Rudras, muitos Indras e todos estes e outros Semideuses transformam-se em cinzas devido a Seu olhar. Sua visão é como a de um vagalume (um inseto que brilha na noite), ainda que tenha o brilho dos raios solares. "

No Ahirbudhnyu Samhita é mencionado que a Deidade de Nrsimha é consagrada e estabelecida com o Mantra de Sudarsana. Em alguns outros volumes Sudarsana também é comparada com o furioso Nrsimhadeva brilhante.

Os Cakras de Visnu

De Visnu emanam muitos mísseis em forma de Cakra, e todos seguem a mortífera Sudarsana e os discos usados na batalha contra os Danavas e Raksasas.
Eles representam a fúria mortífera e destrutiva de Visnu.
O Prayoga ou ritual conhecido como Sampurna Cakra invoca estas armas poderosas para contra atacar mísseis em forma de Mantras.

A seguir os Cakras de Visnu:
1 - Maharatridhara Cakra - Recebe o poder de Mahamaya e é de cor escura aterrorizando com um único raio.
2 - Usash Cakra - Recebe o poder de Vayu e Agni, tem a cor da alvorada e possui dois raios.
3 - Udaya Cakra - Recebe o poder do destruidor dos mundos, Samkarshana. Possui três raios.
4 - Aishvarya Cakra - Recebe o poder do imponente Pradyumna e tem quatro raios.
5 - Shaktimahacakra - Recebe o poder do incandescente Anirudha e tem cinco raios.
6 - Shadara Cakra - Recebe o poder de Keshava e tem seis raios. Manifesta-se para fora do disco Sudarsana.
7 - Mahasudarshana Cakra - Recebe o poder de Padmanabha e tem doze raios.Destrói todos os Asuras e aterroriza Durvasa.
8 - Sahasrara Cakra - Esta é a roda que recebe o poder de Vishnu manifestado no Paravyoma.
Este Cakra arde com mil raios contendo todos os Cakras, as terríveis Shulas, Musalas, Halayudhas, Gadas, Prasa e outras armas que envolvem o mesmo."

Fonte: Agnikula.

O Senhor Nrsimhadeva é na verdade a personificação de todos estes Cakras.
Desta forma protege o Movimento de Sankirtana e destrói todos os desejos materiais.
Geralmente os Gaudiya Vaisnavas não adoram outras formas do Senhor, a não ser Sri Sri Radha Krsna. No entanto, adorar Sri Nrsimhadeva é muito importante para eliminar os demônios do nosso coração.

Prahlada Maharaja ora:

Om namo bhagavate narasimhaya namas tejas tejase avir avirbhava vajra nakha vajra damstra karmasayan randhaya randhaya tamo grasa grasa om; svaha abhayam abhayam atmani bhuyistha om ksraum

"Eu ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Nrsimhadeva, a fonte de todo o poder.
Oh! Meu Senhor que possuis unhas e dentes afiados como raios, bondosamente elimine nossos desejos demoníacos por actividades fruitivas neste mundo material.
Por favor, apareça em nossos corações e destrua nossa ignorância para que desta forma pela Sua misericórdia possamos nos tornar destemidos na luta pela existência neste mundo material." SB 5.18.8

No significado, Srila Prabhupada explica:
"Todo devoto que aspira ficar livre dos desejos materiais deve oferecer suas orações respeitosas a Sri Nrsimhadeva como Prahlada Maharaja fez neste verso."

Stambha Ugra Nrsimha (Nrsimhadeva irado que sai do pilar) e os Brahmacaris

A adoração à Deidade de Sri Sri Radha Krsna e ás Deidades de Ugra Devatas como Stambha Nrsimha são muito elaboradas e devem ser feitas somente nos Ashramas por Brahmacaris.

Não que os Grhasthas não estejam capacitados para fazê-lo, mas simplesmente devido a que tal adoração elaborada não é possível de ser feita para aqueles ocupados na vida familiar.

No entanto, todos refugiamo-nos na ira de Sri Nrsimha que destrói todos os desejos materialistas, e nos permite progredir no serviço à Sri Sri Radha Krsna.

Por exemplo, algumas pessoas argumentam que as mulheres e os Sudras não podem adorar Salagrama Sila, mas grandes sábios dizem que isto refere-se simplesmente àquelas pessoas que estão desprovidas de Krsna Bhakti.

Ainda, deve ser salientado que na Consciência de Krsna os Grhasthas são Brahmacaris castos e puros.

Também algumas pessoas dizem que a adoração a Stambha Ugra Nrsimha pode causar efeitos devastadores se não somos qualificados.

Mas a adoração a Stambha Ugra Nrsimha somente nos vai proporcionar protecção e em última análise ajudar-nos a despertar nosso amor adormecido por Sri Sri Radha Krsna.

Exatamente porque não temos qualificação nenhuma é que devemos adorar Sri Stambha Ugra Nrsimha e continuarmos a cantar o Maha Mantra Hare Krsna.

Ainda, os Agama Sastras explicam elaboradamente os procedimentos da adoração à Deidade (Arca Vigraha).

Basicamente existem duas linhas nos Agama Sastras que são:

Pancaratra Agama e

Vaikhanasa Agama.

No Gaudiya Vaisnavismo segue-se o Pancaratra Agama mesclado com Bhagavata Marga, e assim qualquer pessoa que cante os Nomes do Senhor é qualificada para adorar a Arca Vigraha do Senhor.

O Vaikhanasa Agama ou Smarta Agama não aceita "convertidos" na adoração à Arca Vigraha, que deve ser feita por uma linha hereditária de Brahmanas.

Curiosamente eles dão mais importância a adoração no lar do que no Templo, pois todos tem Deidades instaladas em casa.

Em Andhra Pradesh, os Panchanarasimha Kshetras bem como o Templo de Tirupati seguem a linha de Vaikhanasa Agama.

Sri Nrsimhadeva, Sudarsana Cakra e o Gaudiya Vaisnavismo

No Gaudiya Vaisnavismo a Sudarsana Cakra também tem o aspecto de Papa Vinashanam. Só que além de substituir Papam por bons pensamentos, acções e palavras (Punya), também há a substituição de Papam pelo serviço Amoroso à Sri Sri Radha Krsna.

A Sudarsana Cakra destrói todos os desejos materialistas dos devotos de Sri Sri Radha Krsna e protege-os, e o Senhor Nrsimha abencoa-os com Madhurya Prema Bhakti.

"Em Godrumadvipa,no local chamado Nrsimha Palli,o Senhor Nrsimha lavou as Suas mãos e descansou após ter morto Hiranyakasipu em Satya Yuga.

Chorando implorarei ao Senhor Nrsimha para que possa adorar Radha Madhava em Navadvipa,livre de todos os obstáculos.Embora esta forma do Senhor seja terrível para os não devotos ela é extremamente auspiciosa para os devotos encabeçados por Prahlada.

Quando o Senhor Nrsimha ficará satisfeito e misericordiosamente falará comigo, um tolo sem valor, e removerá os meus temores?"

O Senhor Nrsimha diz:
"Querido filho,permanece feliz em Gaura Dhama.Adora Radha Madhava e desenvolve atracção pelo Santo Nome.Pela misericórdia dos Meus devotos, todos os obstáculos serão transcendidos."

Após falar desta maneira, quando este bem-aventurado Senhor colocará os Seus pés sobre a minha cabeça?

Neste momento pela misericórdia do Senhor Nrsimha eu exibirei sintomas de amor extático por Radha Krsna e rolarei no chão através da porta do Templo do Senhor Nrsimha."

(Navadvipa Bhava Taranga - Srila Bhaktivinoda Thakura)

Podemos compreender então que um Gaudiya Vaisnava adora Sri Nrsimhadeva para alcançar e manter o serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna.

Sarva-vighna-vinasakari Sri Nrsimhadeva Bhagavan ki jaya!
Bhakta-pravara Sri Prahlada Maharaja ki jaya!

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

www.sriyoganarasimha.blogspot.com