sábado, 18 de abril de 2009

Somente como exemplo.

A poucos dias atrás comemoramos o Sri Krsna Vasanta Rasa.

Sri Krsna Vasanta Rasa é executado na primavera (Vasant) e todos devem vestir-se de amarelo.Geralmente neste dia de Lua cheia os devotos oferecem potes de arroz doce Payasam para o Senhor desfrutar durante Suas Rasas.

No entanto, no Brasil é outono.
Ainda assim, deve-se comemorar este festival nesta data, porque Sri Krsna executou este passatempo em Gokula Vrndavana (Vrndavana terrenal) exatamente nesta altura do ano.
São Seus passatempos manifestos (Prakata Lila).

Odana Sasthi é comemorado em Dezembro quando começa o inverno e se oferece um manto quente para a Deidade.

No Brasil é verão, e não se oferece um manto quente à Deidade.
Mas deve-se meditar neste passatempo nesta data especifica, que foi quando ele foi executado em Gokula Vrndavana (Terrenal), neste Universo.


E assim, o calendário Vaisnava - Panjika marca as datas dos passatempos de Krsna em Gokula Vrndavana na India.

É pratica corrente que as únicas datas observadas e calculadas localmente são os Ekadasis e a hora correta de quebrá-los.
Todos os outros passatempos do Senhor e de Seus grandes devotos são observados no dia em que ocorreram em Bharata Varsa.


Isto não quer dizer que quando for a primavera no Brasil não se possa meditar no Sri Krsna Vasanta Rasa.
Os passatempos manifestos (Prakata Lila), embora tenham um começo e um fim, são eternos, pois ocorrem ininterruptamente em diferentes Universos materiais.
Agora mesmo, Sri Krsna está executando simultaneamente Odana Sasthi num Universo e Sri Krsna Vasanta Rasa noutro Universo. E assim todos Seus passatempos.
Quem poderá compreender o poder inconcebível do Senhor?

Passatempos de Estação

"De um modo geral, as seis estações sucedem-se uma depois da outra e as qualidades de somente uma estação manifestam-se em qualquer momento. Aqui em Vrndavana, Aquele que é a Lua de Vrndavana, pode desfrutar dos passatempos de qualquer estação, em qualquer momento. Todas as estações são eternas, e servem à Krsna com diligência.
As Gopis decoram Sri Krsna com guirlandas e outros ornamentos feitos com flores de muitas estações diferentes." (Vraja Rici Cintamani - Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

No Srimad Bhagavatam, Srila Sukadeva Goswami dá uma descrição vivida das estações de Vrndavana.
"Dado que a Suprema Personalidade de Deus estava pessoalmente residindo em Vrndavana, o verão manifestava as qualidades da primavera..."

E assim, Sri Krsna desfruta de passatempos na estação chuvosa, no outono, etc.

Srila Sanatana Goswami diz que em Vrndavana existe uma Lua cheia constante...

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari