sábado, 4 de abril de 2009

Quando Ramacandra passou pela floresta de Dandakaranya, os sábios aí residentes em meditação desejaram tornar-se os seus devotos na emoção de amor conjugal transcedental. No entanto, Ramacandra informou-os que, nesta encarnação Ele não seria capaz de cumprir a sua vontade, porque Ele tinha feito uma promessa de ter apenas uma mulher - Eka patni vrata.

Ele então disse-lhes que só poderiam atingir esse estatuto devocional em relação à Sua encarnação como Krsna. Assim Krsna é transcendentalmente mais completo do que Ramacandra, pois Ele tem uma maior capacidade de retribuir em muitas variedades de amor. Nesse sentido ele é supremo e tudo o que encontramos em Ramacandra também está lá em Krsna, juntamente com algo mais. Assim Ramacandra e todos os Avataras têm sua origem em Krsna.

Embora não ocorra Raganuga Bhakti em Rama Lila, o amor reverencial intenso (Aisvarya Prema Bhakti) de Hanuman e todos os habitantes de Ayodhya por Sri Sri Sita Rama, inspira, instrui e emociona mesmo os Krsna Bhaktas.

Podemos ver que Caitanya Mahaprabhu ensinou Krsna Bhakti e, em alguns casos, a tal extremo que ele converteu Rama Bhaktas em Krsna Bhaktas. Aqueles que estavam tomando Rama Nama, mesmo a partir de seu próprio nascimento, eram convertidos para cantar Krsna Nama. No entanto, nem sempre era esse o caso.

Rupa e Sanatana, por exemplo, tinham um irmão chamado Anupama. Sob a influência de Mahaprabhu, os três reuniram-se e discutiram Tattva e chegaram à conclusão de que o mais alto ideal de adoração era adorar Radha Govinda. Então eles fizeram um pacto para passar as suas vidas juntos adorando Radha Govinda.

Anupama, no entanto, não pôde dormir naquela noite, porque ele passou o tempo todo meditando em Rama. De manhã ele disse a Rupa e Sanatana, "Eu não pude dormir. Embora eu entenda do que falamos, não posso suportar a idéia de deixar o serviço de Rama".

Mahaprabhu não interferiu com isto. De facto, quando ouviu a notícia, Ele disse "Glorioso é o devoto que não desiste de seu Senhor e glorioso o Senhor que não desiste de Seu servo." Ele ficou muito satisfeito ao ouvir o padrão de devoção de Anupama para com Rama.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari


Nityananda Prabhu questionou:

Estimado Prabhu, quais são os casos de conversão a Krsna Bhakti, de devot@s do Senhor Ramachandra?
Em que sitio do CC se menciona este incidente?

Um abraço
Nityananda das

Sriman Nityananda Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Sri Ekacakra Dhama Ki Jaya !!!
ISKCON Portugal Ki jaya !!!
Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

Por favor consultar, Cc Madhya 9 - 22 à 38, referente ao Brahmana que abandonou o nome de Rama e adoptou o nome de Krsna.

Este capítulo também mostra o diálogo que Sri Caitanya teve com Venkata Bhatta e mostrou a superioridade de Krsna em relação a Narayana.

Porém para animar e pacificar Venkata Bhatta, o Senhor Caitanya disse:
"Na verdade tudo o que Eu disse, foi por brincadeira. Agora você pode ouvir de Mim a conclusão dos Sastras, na qual todos os Vaisnavas têm firme fé."

Então o Senhor Caitanya citou um verso muito bonito do Sri Narada Pancaratra:

maṇir yathā vibhāgena
nīla-pītādibhir yutaḥ
rūpa-bhedam avāpnoti
dhyāna-bhedāt tathācyutaḥ

"Quando a jóia conhecida como Vaidurya toca muitos outros materiais, parece separar-se em diferentes cores, e consequentemente sua forma também parece diferente. Similarmente, de acordo com o êxtase meditacional do devoto, o Senhor, que é conhecido como Acyuta (Infalível), aparece em diferentes formas, embora Ele seja essencialmente um."

http://vedabase.net/cc/madhya/9/en

Também, Mahaprabhu converteu os Ramanandis.

No "Amrta Vani", pg 321 e 322, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:
"A compaixão de Mahaprabhu é completa, enquanto outras formas de compaixão são todas limitadas e incompletas.


Matsya, Varahadeva, Ramacandra e mesmo Krsna distribuem misericórdia somente para Seus devotos e aniquiliam Seus oponentes.

Mahaprabhu mostrou compaixão para todos.

Ele não hesitou em mostrar compaixão para o Kazi e os Budistas, e converteu os seguidores de Ramacandra, conhecidos como Ramanandis, em Vaisnavas puros."

Fim da citação.

No seu livro intitulado "Os Ensinamentos do Senhor Caitanya, Srimad Bhagavatam e o Culto Vaisnava", Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur chama os Ramanandis de classe Vaisnava Viddha (adulterada).
Os Ramanandis são uma linha desvirtuada da Sri Sampradaya de Ramanujacarya, e adoram Sita Rama.
Ramananda, o fundador dos Ramanandis, teve como um dos seus principais discípulos Tulsidas, o qual escreveu o "Ramacaritamanasa”, que é desautorizado pelos Gaudiyas Vaisnavas por conter comentários impersonalistas.
Somente devemos ler o Ramayana de Valmiki Muni.

Também foram os Ramanandis que atacaram os Gaudiya Vaisnavas por estes não terem um comentário autorizado do Vedanta Sutra, e por criticarem o método de adoração de Radha Krsna feito pelos Gaudiyas.
Em outras palavras, os Ramanandis consideram que porque Radha Krsna não são casados, deveriam ser adorados separadamente.
Posteriormente, inspirado pelo próprio Senhor Govinda, o Vedanta Acarya Srila Baladeva Vidyabhusana escreveu com muito esmero o comentário Gaudiya Vaisnava intitulado Govinda Bhasya sobre o Vedanta.

Na poeira dos pés de lótus dos Sankirtaneiros de Sri Caitanya Mahaprabhu,
vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari