sábado, 11 de abril de 2009

Alguns passatempos de Shymananda Prabhu

Finalmente ele entrou em Mathura Dhama. Após banhar-se no Visrama Ghata, ele teve darshan de Sri Adikeshava e rolou na poeira no chão do local de nascimento de Sri Krsna. De lá seguiu para Vrindavana, e após saber onde encontrar Srila Jiva Goswami, apresentou-se a ele com suas referências.

Gurudeva me colocou a seus cuidados. O pedido dele a Sua Divina Graça é , "Estou confiando Duhkhi Krsna das a seu cuidado. Por favor satisfaça o desejo da mente dele e o mande de volta após algum tempo."

Srila Jiva Gosvami ficou extremamente feliz em receber Duhkhi Krsna das a seus cuidados. Krsna das com muita atenção começou a servir Jiva Gosvami bem como a estudar as literaturas dos Gosvamis.

Srinivasa Acarya e Narotama das Thakura também vieram a Sri Jiva nessa época para estudar com ele. Assim Krsna das teve a oportunidade de conhecê-los.

Krsna das requereu de Srila Jiva Gosvami um serviço especial. Sri Jiva o instruiu a varrer o bosque do Sevakunja todos os dias. Desse dia em diante ele começou a executar esse serviço com grande prazer. Ele sentia que sua vida tinha se tornado bem sucedida. Enquanto varria, lágrimas caiam de seus olhos. As vezes ele cantava bem alto os nomes de Sri Sri Radha Govinda e as vezes ele ficava inerte enquanto lembrava os passatempos d´Eles. As vezes ele colocava a vassoura, que estava cheia de pó, na sua cabeça. Mesmo o Senhor Brahma e o Senhor Siva oram para receber um pouco desse pó de Vrindavana em suas cabeças.

O Senhor de Vrindavan e Sua consorte estavam muito satisfeitos com o serviço de Krsna das e desejaram conceder-lhe darshan. Um dia enquanto Krsna das estava limpando o kunja, seu coração estava cheio de amor. Então de repente, ele notou uma tornozeleira muito bonita caida na poeira. Ele pegou, levou-a a cabeça e então guardou na sua roupa. "Eu a devolverei a quem quer que pertença, quando vierem procurá-la", ele pensava.

Na manhã seguinte elas (as gopis) ficaram muito espantadas quando notaram que a tornozeleira esquerda de Srimati Radharani estava faltando.

Quando as gopis vieram procurar pela tornozeleira, Visakha devi notou Krsna das varrendo o bosque. Ela perguntou a ele, "Você encontrou uma tornozeleira aquî?" Duhkhi Krsna dasa estava tão fascinado por suas doces palavras e pela forma radiante, era como se uma semideusa tivesse descido dos céus, que ele simplesmente olhava para ela aturdido. Mais uma vez ela perguntou a ele, "Você encontrou uma tornozeleira aqui?"

Duhkhi Krsna fez um gesto de reverências e humildemente respondeu, "Sim, eu a encontrei. Quem é você?"

"Eu sou uma pastora de vacas."
"Onde você vive?"
"Nessa vila."
"É sua a tornozeleira? "
"Não, não é minha. Pertence a uma noiva em nossa casa."
"Como chegou até aqui?"
"Ela veio aqui ontem para colher flores e a tornozeleira deve ter caido."
"Tudo bem, então por favor diga que ela pode vir e receberá a tornozeleira de mim."
"Não, você pode dá-la a mim."
"Não, eu quero dar a ela pessoalmente. "


Depois de alguns minutos, Visakha devi retornou com Srimati Radha Thakurani que estava na sombra ao pé de uma imensa árvore. Visakha gritou por Krsna dasa, "Bhakta, a pessoa que perdeu a tornozeleira veio para recebê-la."

Duhkhi Krsna das esqueceu totalmente de si mesmo enquanto olhava fixamente, muito embora de uma certa distância, para o incomparável e brilhante esplendor de Sri Vrsabhanunandini. Em grande alegria ele deu a tornozeleira para Visakha. Nesse momento, Duhkhi Krsna das pode sentir que algo muito profundo iria acontecer. Seus olhos se encheram de lágrimas e ele caiu ao chão para oferecer suas reverências. Em grande extase ele rolava na poeira.

Visakha então lhe disse, "Oh, melhor dos devotos! Nossa Sakhi quer dar-lhe uma benção para expressar a gratidão dela."
Duhkhi Krsna das viu as águas sagradas do Radhakunda perante ele. Após oferecer suas reverências, ele imergiu nas águas. Assim ele alcançou uma transcendentalmente bela forma feminina. Saindo do kunda sagrado, ela se postou perante Visakha devi e ofereceu preces. Pegando essa "sakhi da floresta" pela mão, Visakha aproximou-se de Srimati Radha Thakurani, e a nova sakhi caiu aos pés de lótus d´Ela. Então Srimati Radharani decorou a testa dela com tilaka usando a tornozeleira e o kumkum de Seus pés de lótus.


"Essa tilak permanecerá na sua testa. De hoje em diante você será conhecido como Syamananda. Agora pode ir." Depois que Ela disse isso, Srimati Radha Thakurani e Suas sakhis não mais foram vistas. O transe de Duhkhi Krsna dasa se interrompeu e ele viu a si mesmo como antes, só e no seu corpo masculino: todavia, com a tilaka aplicada por Srimati Radharani ainda na sua testa. Dominado pela emoção, ele repetia, "O que eu vi?" "O que eu vi?", enquanto lágrimas de extase rolavam pelo seu rosto.

Depois de recitar preces centenas e centenas de vezes para Sri Radhika, ele finalmente voltou a Srila Jiva Gosvami. Sri Jiva Prabhu ficou maravilhado quando ele viu o brilhante novo desenho de tilaka na testa do seu jovem aluno. Após oferecer suas reverências prostradas, Duhki Krsna das, com os olhos brilhando de lágrimas, a pedido de Jiva Goswami, narrou detalhadamente sua experiência no Sevakunja. Ouvindo de sua grande fortuna, Sri Jiva estava orgulhoso, mas aconselhou a Duhkhi, "Não revele esse abençoado evento a ninguém. De hoje em diante, apenas siga com o nome Syamananda."

Tradução de Jagad Bharata Prabhu

http://www.radhashyamsundar.com/