quinta-feira, 5 de março de 2009

Do "Sri Krsna Samhita" de Srila Bhaktivinoda Thakur:

"Por estudar a história do mundo, encontramos que a ciência espiritual alcançou o seu ápice em Navadvipa. A Suprema Verdade Absoluta é o único objecto de amor para as entidades vivas

A menos que a entidade viva adore-O com apego não poderá alcançá-Lo. Mesmo que a pessoa abandone toda sua afeição por este mundo e pense no Senhor Supremo, Ele ainda assim não é facilmente alcançado.

Ele somente é controlado e alcançado pelas doçuras transcedentais amorosas, que são cinco: Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya.

Se analisarmos a história destas cinco Rasas, podemos perceber que Santa Rasa esteve presente nos primeiros dias da Índia.

Quando a alma não ficou satisfeita por executar sacrifícios com ingredientes materiais, então transcedentalistas como Sanaka, Sanatana, Sanat Kumara e Sananda, Narada e o Senhor Siva tornaram-se desapegados do mundo material, situados em transcendência e realizados em Santa Rasa.
Mais tarde, Dasya Rasa manifestou-se em Hanuman, o servo de Sri Ramacandra. A mesma Dasya Rasa gradualmente expandiu-se para o noroeste e manifestou-se na grande personalidade de Moisés.

Na era de Dvapara, Uddhava e Arjuna tornaram-se autoridades qualificadas em Sakhya Rasa. Eles pregaram esta Rasa para o Mundo. Gradualmente esta Rasa expandiu-se até aos países da Arábia e tocou o coração de Maomé, o conhecedor dos princípios religiosos.

Vatsalya Rasa manifestou-se na Índia em diferentes formas e diferentes épocas. Entre as diferentes formas, Vatsalya misturou-se com a opulência e atravessou a ìndia e apareceu na grande personalidade chamada Jesus Cristo, que era um pregador dos princípios religiosos Judeus.

Madhurya Rasa primeiramente manifestou seu brilho em Vraja. É extremamente raro que esta Rasa entre nos corações das almas condicionadas, porque esta Rasa tende a ficar com entidades vivas puras e qualificadas. Esta Rasa confidencial foi propagada por Sri Caitanya Mahaprabhu, a lua de Navadvipa, juntamente com Seus seguidores.

Até o presente momento (1880), esta Rasa não atravessou a Índia

As pessoas da Europa e América não estão satisfeitas com Vatsalya Rasa mesclada com opulência como pregado por Jesus Cristo.

Eu tenho esperança de que pela graça do Senhor, num curto espaço de tempo eles se tornarão atraídos por beber o intoxicante néctar de Madhurya Rasa."

Fim da citação.

Sri Gauranga Mahaprabhu Ki Jaya !!!
Srila Bhaktivinoda Thakura Ki Jaya !!!

E assim, o devoto querido de Sri Gaurasundara, Nitya Lila Pravista Om Visnupada Paramahamsa Parivrajakacarya Astottara Sata Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada propagou em todas as direcções a Rasa confidencial de Madhurya.

Gauranga ! Gauranga ! Gauranga !

Bhaja Gauranga, Koho Gauranga
Loho Gaurangera Nama Re
Bhaja Gauranga, Bhaja Gauranga
Bhaja Gauranga Nama Re

"Adore Gauranga ! Fale o nome de Gauranga ! E cante o nome de Gauranga ! Adore Gauranga, adore o nome de Gauranga !" (Caitanya Bhagavata)

"Srila Bhaktivinoda Thakura explica o Gaura Gopala Mantra no seu Amrta Pravaha Bhasya. Adoradores de Sri Gaurasundara aceitam as quatro sílabas Gau - ra - an - ga como o Gaura Mantra, mas os adoradores puros de Radha e Krsna aceitam as quatro sílabas Ra - dha - krs - na como o Gaura Gopala Mantra.
No entanto, os Vaisnavaas consideram que Sri Caitanya Mahaprabhu não é diferente de Radha Krsna. Portanto, aqueles que cantam o Mantra Gauranga, e aqueles que cantam os nomes de Radha Krsna estão no mesmo nível." (Cc Antya 2.32)

Gauranga ! Gauranga ! Gauranga !

Jaiva Dharma, Capítulo 17


Vrajanatha: Qual é o destino final da alma que adora o Senhor Gauranga?

Babaji: Krsna e Gauranga não são diferentes. Ambos são o refúgio do aspecto da doçura (Madhurya Rasa). Eles tem uma diferença. Madhurya Rasa tem dois aspectos:
1 - Madhurya (doçura) e 2 - Audarya (misericórdia). Quando a doçura é proeminente, o Senhor Krsna está manifesto.
Quando a misericordia é proeminente, o Senhor Gauranga está manifesto.

O mundo espiritual de Vrndavana está dividido em duas moradas.
1 - A morada do Senhor Krsna
2 - A morada do Senhor Gauranga
As almas liberadas eternas e perfeitas que tem doçura primeiro e misericórdia em segundo residem na morada do senhor Krsna. Eles são associados do Senhor Krsna. As almas liberadas eternas e perfeitas que tem misericordia primeiro e doçura em segundo residem na morada do Senhor Gauranga. São associados do Senhor Gauranga.

Algumas almas manifestam duas formas e residem em ambas moradas simultaneamente. Outras almas manifestam somente uma forma e estão presentes em uma das moradas e não na outra. Almas que durante o Sadhana adoram somente o Senhor Gauranga, quando alcançam a perfeição vão para a morada do Senhor Gauranga para servi-Lo. Almas que durante o Sadhana adoram o Senhor Krsna, quando alcançam a perfeição vão para a morada do Senhor Krsna para servi-Lo lá.

Almas que durante o Sadhana adoram tanto o Senhor Krsna como o Senhor Gauranga, quando alcançam a perfeição manifestam duas formas, e vão tanto para a morada do Senhor Krsna como para a morada do Senhor Gauranga, e suas duas formas servem os dois Senhores simultaneamente nas duas moradas.
Esta verdade: que o Senhor Gauranga e o Senhor Krsna são simultaneamente iguais e diferentes de Si mesmos é um segredo muito confidencial."


Rasaraja Sri Krsna Ki Jaya !!!
Mahabhava Sri Radha Ki Jaya !!!
Rasaraja Mahabhava Sri Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!


Govinda Masa
Gaurabda 522

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari