sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Nitai está dentro e fora de tudo.Ele está em todas as coisas neste mundo. Ele é o amigo e amante mais afetuoso. Todos dizem isto.
Nitai é meu objecto de adoração , meus princípios regulativos, e a luz dos meus olhos.
Nitai está em todas as dez direcções.De facto, ele preenche todos os três mundos.
Nitai como Ananga Manjari serve eternamente sua irmã Srimati Radhika.
Ele não é diferente de Baladeva, cuja face é mais refulgente do que milhões de luas e está rodeado por Sakhas e Sakhis.
A irmã de Radharani, Ananga Manjari, é muito querida de Sri Syama, e ela é a vida e alma de todas as Sakhis.
Ela decora a arena do Templo de Mani Mandira.
Nitai sustenta o Yogapitha e transforma-se no trono para o Senhor sentar.
Nitai também é as vestes e ornamentos.
Ele desfruta passatempos com as Sakhis.
O que mais posso dizer?
Nitai são os olhos,bocas e membros de todo o mundo.

Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, eu só vejo Nitai a dançar.

Levantando minhas mãos e cantando Nitai, eu irei para Vraja.
Eu, Vrndavana Dasa, simplesmente peço que Nitai nunca me abandone."

"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna.Eu faço meu bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-Bhakti-Vrksa."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura)

"Simplesmente por falar sobre Nityananda Prabhu uma pessoa desperta seu amor por Krsna. Então todos os membros do corpo são agitados pelo êxtase e lágrimas começam a fluir dos olhos como água do Ganges." Cc Adi Lila 8.23

"Os devotos puros que pertencem as Rasas que não sejam Madhurya Rasa aceitam Sri Nityananda Prabhu como seu mestre espiritual original, e Sri Radhika é o mestre espiritual original dos Rasika Bhaktas que pertencem a Madhurya Rasa." (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Srimati Radharani é o Guru no círculo íntimo dos servos de Krsna, mas Ela somente aceita o serviço daqueles que foram recomendados por Sri Nityananda." (O Harmonista, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"Ele (Balarama) é a Deidade predominante da energia Sandhini, o original Sankarsana, o reservatório de todas as entidades vivas, e a origem de todos Visnu Tattvas."
Caitanya Bhagavata 1.1.6 - Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur


Sem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini).Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.

Em relação a Madhurya Rasa as Gopis são expansões do corpo de Srimati Radharani, Suas manifestações.

Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Nityananda Balarama." Jaiva Dharma - Capítulo 14.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Nitai, o Reservatório de Toda Doçura

Por SS Candramukha Swami

Assim como Sri Krishna é o próprio Balarama, a fonte de todas as encarnações, do mesmo modo Nityananda não é diferente de Chaitanya. Ele é Sua primeira manifestação, num corpo diferente, para auxilia-lO no passatempo de salvar o mundo. No entanto, apesar de Nityananda ser Bhagavan, Ele possui a concepção de um bhakta, sendo que Sua atitude é a de um servo devotado. Ou seja, Krishna e Balarama são dois aspectos do mesmo Bhagavan. Entretanto, é preciso que se entenda que Sri Krishna é sevya, “aquele que é servido”, enquanto Sri Balarama é sevaka, “aquele que serve”. É somente em função de Seus passatempos que Bhagavan Sri Krishna Se manifesta nestas formas aparentemente diferentes.

Devido a Sua natureza esportiva e brincalhona, Sri Krishna é lilamaya, pois está sempre absorto em Suas divertidas lilas. Assim como Balarama O auxilia em Sua lila, Nityananda serve Chaitanya de várias maneiras. Nityananda (ou Balarama) é também guru-tattva, que é não-diferente de bhagavat-tattva. Nityananda é o samasti-guru, ou o guru coletivo. Todos os vyasti-gurus, ou gurus individuais, são os Seus vários braços. Não é possível alcançar Bhagavan ou prema sem a misericórdia do guru Nityananda.

Apesar de Nityananda ser o mesmo Balarama, há um aspecto particular que Os diferencia. Como foi mencionado, Balarama é o companheiro de Krishna (parikara), enquanto Nityananda é o parikara de Sri Chaitanya. A função do parikara é a de servir Bhagavan em Sua lila conforme Seu desejo. A lila que Krishna revela em Vraja é prema-lila ou a lila de amor. Em outras palavras, em Vraja Sri Krishna desfruta desse amor, prema, com Seus associados. Na realidade, tais associados são a própria essência do amor, possuindo-o plenamente. Assim, não há necessidade que haja a lila de distribuição desse prema. Portanto, apesar de Balarama ser a própria imagem da misericórdia, na vraja-lila Ele não Se ocupa em distribuir prema. Entretanto, a lila que Gauranga revela é a lila de prema-dana, ou seja, a lila da distribuição de prema para todo mundo, sem qualquer consideração acerca de qualificação. Portanto, o oceano de misericórdia de Nityananda ultrapassou todos os limites de qualificação ou de desqualificação e foi de porta em porta para distribuir vraja-prema (que até mesmo Brahma e Lakshmi anseiam, mas não podem obter) para os sudras, brahmanas, pessoas piedosas, impiedosas, homens ou mulheres, indistintamente (Sri Chaitanya-caritamrta Adi, 5. 30).

A rasa é outro aspecto importante em que Nityananda supera Balarama. Isso está descrito no Charita-sudha da seguinte maneira: “Assim como Gauranga é a encarnação combinada de Radha e Krishna, Nityananda é a encarnação combinada de Balarama e de Ananga Mañjari, a irmã mais nova de Srimati Radharani”. Portanto, Nityananda é o reservatório de todos os diferentes tipos de bhava e de rasa. Além disso, Nityananda possui algumas rasas exclusivas, que estão além da descrição. No entanto, Sri Vrndavana Dasa Thakura, em seu livro Padakalpataru, tentou dar uma idéia delas num verso, onde compara a bhava de Nityananda com a bhava de Radha. Algumas das linhas deste verso são as seguintes: basi bama pase, mrdu mrdu hase, prananath bali dake, radhara jemana vasana temani kariya thake, “Nitai senta-Se à esquerda de Gaura, sorri docemente e O chama de Prana-natha (querido). Faz com Ele tudo o que Radha anseia ardentemente fazer”. A última linha do verso é dase vrndavana kare nivedana, dekhite nitai radha, significando que, nestas ocasiões, Nitai Se parece com Radha. Ele também chamou Nityananda de purna-shakti, a potência total; seva-vigraha, a corporificação do serviço devocional e murti-mana-krishna-prema, a própria corporificação de krishna-prema. Como Nityananda é o repositório das rasas mais elevadas, incluindo a rasa desfrutada por Radha, Krishna Das Kaviraja O chama de tattva-sima, “o limite ou ápice da realidade” (Chaitanya-caritamrta Adi 5. 126). É por isso que Vrndavana Dasa Thakura diz que a encarnação de Nityananda é difícil de ser compreendida. Só pode entendê-la quem recebe a misericórdia de Sri Chaitanya, bada gudha nityananda ei avatare, Chaitanya janaya jare se janite pare (C. Bhag. Madhya, 3. 171).