terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Visnu é uma expansão plenária de Krsna, ou do Senhor Narayana, para o propósito da criação material. Ele é igual a Krsna no sentido de que todas as expansões plenárias são tão poderosas quanto Krsna. Nesse sentido, todas as expansões, como Narayana em Vaikuntha, são chamadas de “Visnu-tattva” , em oposição a “jiva-tattva”, que são as entidades vivas minúsculas.

A diferença é que Visnu é adorado em temor e reverência, ao passo que os passatempos de Krsna com Seus devotos puros são muito íntimos e doces. Srila Prabhupada comparou o Senhor Visnu a Deus em uma disposição profissional, e Krsna como Deus em casa. Um rei talvez seja venerado, adorado e obedecido por todos os cidadãos, inclusive grandes ministro, mas, em casa, age subordinado a seus amáveis filhos – ambos são a mesma pessoa; exibindo, contudo, diferentes aspectos em seus relacionamentos. Similarmente, Krsna é subjugado pela intimidade amoroso de Seus devotos puros, como vemos na Damodara-lila e em outros passatempos. .

O capítulo 21 de O Néctar da Devoção apresenta uma listagem de 64 qualidades transcendentais de Krsna. Explica-se que todas as entidades vivas podem ter até 50 qualidades em grau diminuto de perfeição, e o Senhor Siva até 55. O Senhor Visnu possui 60 dessas qualidades ilimitadamente e em sua plenitude, enquanto que somente svayam bhagavan Krsna possui quatro qualidades especiais únicas, não manifestas sequer em Visnu, a saber: Sua beleza supraexcelente, a atração exercida pelo Seu tocar de flauta, as maravilhosas variedades de Seus passatempos íntimos (como os passatempos infantis) e o Seu estar rodeado por muitos devotos possuidores de maravilhoso amor a Deus."

SS Romapada Swami