quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Porque a Identidade do Senhor Caitanya é "Encoberta"?

A identidade do Senhor Caitanya ser oculta é afirmado dentro do próprio Bhagavatam.

Prahlada Maharaja declara no Bhagavatam (7.9.38) que a encarnação desta era não Se declara como a Personalidade de Deus:

“De acordo com a era, Ó meu Senhor, Você protege os princípios da religião. Na era de Kali, no entanto, Você não Se declara como a Suprema Personalidade de Deus, e, portanto, Você é conhecido como Triyuga, ou o Senhor que aparece em três yugas”.

É em razão de Seu próprio desejo que o Senhor escolhe aparecer como um “channa-avatara” ou “gupta-avatara” (encarnação disfarçada).. Através de uma ação, o Senhor cumpre muitos propósitos; uma das razões externas para Ele manter Sua identidade discreta é assim compreendida: o Senhor Caitanya aparece no humor de um devoto para ensinar por meio do exemplo o processo do serviço devocional.

Durante os passatempos do Senhor Caitanya, Ele revelou confidencialmente Sua identidade para alguns poucos devotos afortunados, mas os proibiu de revelarem isso a alguém mais, ao menos até o término de Seus passatempos manifestos, pois tal revelação teria sido um estorvo para o Seu humor e para o desenrolar de Seus passatempos.

Similarmente, há evidências diretas tanto no sruti quanto nos puranas apresentando detalhes do nome e das atividades do Senhor Caitanya, as quais mencionarei brevemente abaixo, mas tais referências também são confidenciais pela mesma razão e foram apenas posteriormente reveladas por Seus seguidores, como Krsna das Kaviraja, Vrndavana das Thakura e Bhaktivinoda Thakura.

Outra razão é que, em Kali-yuga, sendo uma era de hipocrisia, essa anunciação do nome seria uma atrativa oportunidade para pessoas inescrupulosas utilizarem com má intenção a evidência escritural para se fazerem passar por encarnações e enganarem os homens comuns.

Mesmo no caso claramente definido do avatara Kalki, que está predito a aparecer apenas daqui a aproximadamente 400.000 anos, já encontramos muitos ditos avataras de Kalki! Assim, muito ao contrário da expectativa de que a declaração de Seu nome no Bhagavatam facilitaria para nós Sua identificação, ela poderia abrir caminho para muitas pseudo-encarnações em nome de Caitanya, Kalki, etc., as quais confundiriam e desorientariam o público inocente.

SS Romapada Swami