sábado, 31 de janeiro de 2009

Hinduismo Moderno e Varnasrama

Apesar do Hinduísmo Moderno seguir o Asura Varnasrama encontramos Hindus que fogem à regra.

Declaração interessante de Sivananda Swami:

1 - O Caráter determina a Casta

"Um Brahmana (Brahmin ou sacerdote) não é Brahmana se não for puro e tiver um bom caráter, e se levar uma vida de dissipação e imoralidade. Um Sudra é um Brahmana se tem uma vida virtuosa e piedosa.

Que grande alma foi Vidura !!!
Como foi nobre e cândido Satyakama Jabala e um grande estudioso do Chandogya Upanisad !!!
Casta é uma questão de caráter.

Varna não significa a cor da pele, mas a cor do caráter e qualidade de cada um. A conduta e o caráter contam e não somente a linhagem. Se alguém é Brahmana por nascimento, e ao mesmo tempo, possui as virtudes de um Brahmana, isto é extremamente bom, porque certas quallificações virtuosas unicamente determinam o nascimento de um Brahmana.

2 - Uso e Abuso do Sistema de Castas

Os Hindus sobreviveram a muitos conquistadores estrangeiros devido ao seu sistema de castas. Mas eles desenvolveram uma inveja de classes e ódio baseado no sistema de castas. Eles não entregaram-se ao espírito de cooperação. Esta é a razão porque estão fracos e desunidos actualmente. Tornaram-se sectários em nome do sistema de castas. E assim dá-se a degradação da India.

No entanto, o sistema de castas é algo esplêndido. É perfeito e imaculado. Mas os defeitos do sistema aparecem de fora.

As classes gradualmete negligenciam seus deveres. O teste da habilidade e caráter gradualmete diminui. Nascimento torna-se a principal e única consideração para determinar a casta. Todas as castas falham nos seus deveres e esquecem seus ideais.

Os Brahmanas tornam-se egoístas e reclamam superioridade sobre os outros meramente em termos de nascimento, sem preocuparem- se com as verdadeiras qualificações. Os Ksatriyas perdem todo seu valor e espírito de sacrifício. Os Vaisyas tornam-se muito cobiçosos. Eles não ganham seus sustento de uma forma honesta. Eles não se preocupam com o bem estar econômico das pessoas. Eles não dão caridade. Eles também perdem o espírito de sacrifício. Os Sudras abandonam o seu serviço.
Eles assumem a chefia. Eles desejam que outros os sirvam.
A ambição e o orgulho criaram a discórdia e a desarmonia.

Não há nada de errado com o Varnasrama. É a arrogância e a presunção no homem que trouxe problemas ao sistema.

E assim a alma condicionada é imperfeita e cheia de defeitos. Está simplesmente à espera de clamar superioridade sobre os outros.

Os Brahmanas pensam que as outras três classes são inferiores a sua. Os Ksatriyas pensam que os Vaisyas e Sudras são inferiores a ele. Um Sudra rico pensa que é superior a um pobre Brahmana ou um pobre Ksatriya e pobre Vaisya."

Fim da citação

Alguém poderá mostrar uma série de erros e enganos cometidos pelos devotos e perguntar onde está o Varnasrama.

Mas também temos muitos acertos e coisas boas feitas pelos devotos e aí podemos afirmar:
"Aqui está o Varnasrama"

Vosso servo
Prahladesh Dasa