quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desinteresse por este mundo

Malati Manjari Prabhvi acerca de SS Hrdayananda Das Goswami:
"Ele disse que nunca tinha tido um ferimento grave ou cirurgia em toda sua vida e que este acidente foi uma experiência bastante traumática, a qual mudou sua vida e ajudou-o espiritualmente."

Realizações de SS Hrdaynanda Das Goswami:

"Ao perder a ponta do dedo eu perdi todo o interesse neste mundo material. Eu já estava direccionado neste sentido e este incidente foi um poderoso catalizador.
Você sabe qual é a sensação quando está num relacionamento aonde emocionalmente você já está separado da outra pessoa, mas você continua a fazer o externo?
É exatamente assim que eu me sinto no momento em relação ao mundo material.

Eu ainda estou dentro deste corpo e tenho alguns deveres, mas emocionalmente sinto que não estou mais neste corpo. Este mundo é simplesmente temporário e externo. É mais ou menos como quando você vai a um país estrangeiro para fazer alguma actividade de negócio, mas sua mente está no seu país.

Eu agora estou determinado a viver no mundo espiritual, mesmo até o fim desta vida. Este corpo ainda está neste mundo, mas como é dito, o lar é aonde está o coração.
Meu coração não está mais neste mundo. Agora meu coração está no mundo espiritual, e desejo estar com Krsna em todos os momentos e fazer tudo o resto com este propósito. Quero estar fixo na minha forma espiritual eterna, ver Krsna em tudo e fazer o que tenho que fazer neste mundo material através deste corpo material.

É como Krsna diz no Bhagavad Gita, Naiva Kincit Karomiti Yukto Manyeta Tattva Vit, que aquele que entende a verdade está sempre a pensar, "Eu não faço nada", então o corpo é simplesmente algo externo. E assim, internamente quero viver no mundo espiritual, mesmo que ainda esteja neste mundo, e lidar com este mundo material simplesmente como um fenômeno externo. Eu praticamente abandonei a Internet excepto o que é relevante para meu serviço devocional.

Agora que estou mais voltado para Tyaga do que para Bhoga, penso que posso explicar meu desinteresse por este mundo de uma forma que as pessoas possam entender e assim estou dedicado a este projecto - Os Pandavas - o qual destina-se ao benefício dos demais. Não estou a falar de uma vida de Babaji, pois estou trabalhando a tempo integral num projecto que destina-se a mostrar Krsna para todas as pessoas como Sankirtana. E ao estar assim preocupado em dar este conhecimento de uma forma inteligível para outras entidades vivas, tenho a esperança de poder ajudá-las a voltarem à Krsna.

Portanto, penso que estou a cumprir minha obrigação de pregar e ajudar as pessoas, e ao mesmo tempo quero simplesmente concentrar-me em Krsna. Krsna é o nosso melhor amigo. Isto significa, obviamente, Radha Krsna. Mesmo quando cantamos o Maha Mantra Hare Krsna - Radha Krsna - isto também significa Balarama e Sua consorte. O mundo espiritual completo está lá. O Senhor Caitanya disse Namnam Akari Bahuda Nija Sarva Sakti. Assim toda a Sakti de Krsna incluindo o mundo espiritual está no Santo Nome.

Muitas vezes no passado eu tive experiências destas com o cantar - de experimentar o mundo espiritual pelo cantar de Hare Krsna - e considerei como sendo uma incrível realização. Mas então eu estava ocupado ao fazer tantas coisas, mas agora após este incidente minha consciência mudou. Eu realizei o convite de Krsna para experimentar o mundo espiritual.

Desta vez vou dizer "Sim!" e dedicar toda minha vida para avançar no meu relacionamento com Krsna. Isto é algo muito subtil, porque num sentido não desejamos liberação.
Isto não significa que quero estar liberado como quero estar com Krsna. Depois de tudo, mesmo os Goswamis procuravam por Krsna, e o Senhor Caitanya veio para ensinar a devoção em separação.

De alguma forma, Krsna criou uma situação aonde nada mais é uma opção para mim a não ser estar com Krsna. Obviamente na associação de Krsna tenho meus amigos, e a associação com os Vaisnavas é sempre prazerosa para Krsna e faz parte de uma vida espiritual normal e saudável, mas quero que meu amigo principal seja Krsna."

Vosso servo
Prahladesh Dasa