segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sobre conselhos e soluções

Quando o pai de Madhvacarya estava a dar uma explicação Sástrica em público esqueceu-se de mencionar um pormenor muito importante.
Com apenas oito anos de idade, Madhvacarya corrigiu publicamente seu pai.

Uma senhora disse:
"Como é possível que o filho saiba o que o pai não sabe?"

Outro senhor disse:"Um filho ensinando o pai.
Um grande infortúnio."Outro rapaz disse:
"Incrível, ele sabe o que o pai não sabe."

O Pai de Madhvacarya disse:
"Vocês não sabem, algo que for dito até mesmo por uma criança ou um papagaio deve ser aceito se estiver correto."

Mais tarde Madhvacarya perguntou ao pai:
"Pai eu agi errado ao dar a explicação correta em público?"

O Pai disse:
"Certamente que não, sempre que você encontrar a verdade deve falar."

Madhvacarya disse:
"Porque quando eu explico a verdade as outras pessoas não aceitam-na como o Senhor?"

O Pai respondeu:
"Quem nos ouvirá?
As pessoas somente ouvirão grandes Sannyasis e ascetas."

Neste momento, Madhvacarya decidiu aceitar Sannyasa o que ocorreu quando tinha somente doze anos. E seu Sannyasi Guru foi Acyutapreksa.

Também temos o exemplo de Bilvamangala Thakur que recebeu o ímpeto do serviço devocional da prostituta Cintamani.

Bilvamangala Thakur enfrentou uma grande tempestade, atravessou um rio turbulento agarrado a um cadáver em decomposição e cheio de vermes, subiu uma enorme muralha utilizando uma serpente negra venenosa como corda somente para poder desfrutar com Cintamani.

A prostituta Cintamani disse-lhe:
"Meu corpo é feito de fezes, urina e sangue e outras substâncias contaminadas, e ainda assim você faz tanto para poder tê-lo. Se você cantar os Santos Nomes de Krsna, sua vida será bem sucedida."
Estas palavras entraram no coração de Bilvamangala Takhur como uma flecha e ele partiu para Vrndavana.

Do livro "Iluminação pelo Caminho Natural" de SS Hrdayananda Das Goswami:

"Entende-se comumente que se deve aceitar apenas um mestre espiritual, porém, nosso verdadeiro mestre dará instruções sobre muitos setores de conhecimento, tomando auxílio ou adquirindo lições de muitas coisas comuns. Como foi exemplificado pelo Brahmana Avadhuta, podemos nutrir e fortificar os ensinamentos que recebemos de nosso Guru, e, da mesma forma, podemos evitar de transgredir as ordens dele, através da observação de coisas comuns na natureza.

Portanto, não devemos receber os ensinamentos de nosso Guru de forma mecânica, mas, antes, como discípulos, devemos ser pensativos, e, com nossa própria inteligência, compreender na prática o que ouvimos, observando o mundo à nossa volta. Neste sentido, podemos aceitar muitos Gurus.

Se alguém recebe os ensinamentos de seu Guru, mas os mantém trancados dentro de seu cérebro como um dogma teórico, não haverá realmente conhecimento pleno e rico. Portanto, se alguém quer desenvolver conhecimento estável e completo, precisa ver os ensinamentos de seu mestre espiritual em toda a parte.

Uma vez que um devoto do Senhor nunca é ingrato ele há de oferecer todo o respeito a qualquer pessoa por qualquer coisa que lhe proporcione mais iluminação no seu caminho espiritual.

Deve-se compreender que entre os muitos Gurus mencionados pelo Brahmana, alguns deram instruções positivas e outros deram instruções negativas. O caso de Pingala, a prostituta, por exemplo, ou da mocinha que tirou os braceletes, constituem exemplos positivos de conduta apropriada, ao passo que a história dos pombos infortunados ou a do elefante tolo indicam coisas a serem evitadas. Em ambos os casos, nosso conhecimento espiritual se enriquece."

Fim das citações.

Obviamente um Vaisnava dá grande valor as instrucções, conselhos e soluções de grandes renunciantes, mas também com grande humildade aceita as instrucções e conselhos até mesmo de uma prostituta, quando estão relacionados com a Consciência de Krsna.

Vosso servo
Prahladesh Dasa