sábado, 6 de dezembro de 2008

Perdão ou o uso da Força ?

Assim como Anuttama Prabhu (ACBSP) é o Ministro das Comunicações, Sesa Prabhu (ACBSP) é o Ministro para o Desenvolvimento Educacional para os membros da ISKCON.

Sesa Prabhu costuma facilitar seminários em Radhadesh acerca da Introdução à Ética.

Ele cita o Mahabharata:

"Perdão ou o uso da força ?"

Mahabharata, Vana Parva p. 13.

Prahlada Maharaja explica acerca do perdão.

Um certo dia Bali aproximou-se de Prahlada e perguntou, "O que é mais meritório, o perdão ou o uso da força?

Prahlada: Nem o perdão, nem o uso da força são meritórios em todas as situações. Se alguém sempre perdoar, então seus servos, dependentes, inimigos, e mesmo estranhos irão desrespeitá-lo. Quando alguém sempre perdoa, então seus servos com a mente decidida irão gradualmente tirar toda sua riqueza e não mais obedecerão suas ordens.

Por outro lado, alguém que simplesmente pune e nunca perdoa, rapidamente ver-se-á sem amigos. Na verdade, todos irão detestar esta pessoa que nunca perdoa, e quando houver uma pequena oportunidade farão tudo para feri-lo. Portanto, a conclusão é que o uso da força e o perdão devem ser exibidos nos momentos correctos.

Meu querido Bali, as seguintes pessoas devem ser perdoadas: aquele que fez um excelente serviço no passado, mesmo que seja culpado de uma grande falta, aquele que ofende simplesmente por ignorância ou tolice, aquele que é ofensor pela primeira vez, alguém que cometeu um acto errado contra a sua vontade; e adicionando, outros ofensores podem ser as vezes perdoados simplesmente para criar-se uma boa imagem pública.

As seguintes pessoas não devem ser perdoadas: aquele que claramente ofendeu mas reivindica inocência, mesmo que sua ofensa seja pequena; e, um ofensor reincidente, não interessando quão pequeno seja seu crime."

Fim da citação.

Carta de Srila Prabhupada para Dhananjaya (31/12/72)

"Certamente nós trabalhamos muito, muito duro simplesmente para que alguém chegue a plataforma de um devoto de Krsna, e portanto não devemos nos precipitar em mandar alguém embora. Portanto, nós devemos perdoar uma, duas, mas mais do que isto devemos tomar outras medidas."

Guia de Normas da ISKCON - 210

"...a ISKCON é uma organização que visa incluir todos mas ao mesmo tempo é selectiva... "


A seguir alguns questionamentos de alguém com completo "comprometimento com as práticas e métodos do grupo".

O seguinte é levantado por Sriman Krsna Dharma Prabhu que é membro do Conselho Nacional Administrativo da ISKCON UK e Presidente do Centro da ISKCON em Manchester, Inglaterra. Ele entrou para a ISKCON em 1979 e serviu como líder de Sankirtana até 1986 quando abriu o Centro de Manchester. Krsna Dharma Prabhu iniciou lá o programa "Hare Krsna Food for Life" em 1989, o qual tornou-se o maior programa de distribuição de alimentos na cidade.Ele é autor do Ramayana em forma de novelas e planeja o mesmo para o Mahabharata. Ele é casado com Cintamani Devi Dasi e tem dois filhos, Madhava e Radhika.

http://krishnadharma.com/blog/

Este artigo foi publicado no ISKCON Communications Journal.

Aqui temos somente alguns trechos.

O texto completo em:

http://www.iskcon.com/icj/5_2/5_2response.html

Uma resposta ao artigo "A Escola de Caitanya: o Papel da Ética."

"...Obviamente, é de se esperar que um Vaisnava demonstre a mais alta conduta moral...

...No entanto, pela nossa experiência na ISKCON, nós vemos que esta moralidade é as vezes comprometida pelos nossos membros. Mesmo sabendo que somos uma sociedade dedicada ao serviço de Deus, temos que lidar, de tempos em tempos, com casos de degradação moral. Pela minha própria experiência como líder de Templo e Secretário Nacional da ISKCON - UK, eu vi muitos e muitos casos, disputas sobre propriedades, transgressões sexuais, acusações de fraudes enganosas, e muitas outras coisas. Quando estas coisas acontecem temos que actuar arbitrariamente...

...Ou em outras palavras, não temos como referência nenhum código sistemático de comportamento. Claro, sempre e quando existe uma declaração obvia e directa feita nas escrituras então isto é seguido, mas na maiorias das vezes estas declarações escriturais são poucas, e mais frequentemente um grupo de devotos ou talvez somente o presidente do Templo tenha que arbitrar...

...Todas as sociedades tem seus códigos e leis de Ética, mas na ISKCON nós não temos, apesar de sermos uma Sociedade que rege-se pelas Escrituras. E nos dias de hoje, como é óbvio,a moralidade tornou-se algo mais dependente das circunstâncias e da "vox populi" do que qualquer outra coisa, o chamado "relativismo moral"....

...Então desta forma, eu tenho esperança que nós possamos oferecer um exemplo melhor do que o relativismo moral, ou uma estrutura de Ética e Moralidade baseada nos ensinamentos dos Vedas..."

Todas as glórias ao vosso serviço devocional
Prahladesh Dasa