terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Casamento Gandharva

De acordo com os Dharma Sastras, existem oito tipos de casamentos (resumo):

Casamentos de acordo com o Dharma

Ritual de Brahma - onde o pai de um Brahmacari erudito nos Vedas e com boa conduta, aproxima-se dos pais da noiva e arranja o casamento. Na cerimônia a noiva deve estar bem ornamentada.

Ritual de Daiva - onde a filha com muito esmero é ornamentada e dada a um sacerdote que oficia sacrifícios e rituais.

Ritual de Arsha - quando o pai dá a sua filha em casamento após receber uma vaca e um boi do noivo.

Ritual de Prajapatya - onde o pai dá a sua filha em casamento após abençoá-los com o texto "Possam ambos executar seus deveres juntos"

Casamentos contrários ao Dharma

Ritual de Asuras - Como um negócio, o noivo dá o maximo de riqueza para poder casar ainda que ambos não sejam compatíveis

Ritual de Gandharva - a união voluntária de uma mulher e seu amante, que nasce do desejo e intercurso sexual para este propósito.

Ritual de Rakshasa - Quando o noivo luta com a família da noiva, derrotá-os e leva a noiva a força forçando-a a casar-se com ele

Ritual de Pisaka - quando um homem força uma mulher a casar intoxicado-a ou pressionando-a mentalmente. É o inferior de todos.

Fim da citação.

Srila Prabhupada, 17 de Novembro de 1971 em Nova Delhi

"No que diz respeito a nossa sociedade, não permitimos que ninguém permaneça na nossa sociedade como namorado ou namorada. Não. Eles devem ser casados"

Enviado por Karuna Prabhu:

“Ele era um brahmana experiente, mas certo dia enquanto retornava para casa com os produtos para adorar a deidade ele viu um sudra abraçando (creio que aqui Prabhupada fala no sentido de abraço sensual) uma sudrani, abraçando-se, se beijando porque eles não tinham pudor. Nenhum brahmana, ksatriya, vaisya fará isto. Não é ético. Mas devido a que sudra, agora está em toda parte podemos ver, abraçar-se, beijar-se, publicamente para todos. Então o jovem vendo isto, como el epode restringir-se, transcender seus desejos ? Não é possivel. Kali-yuga é tão caida. Se um jovem ve um outro jovem e ele esta desfrutando com uma jovem então naturalmente seus desejos luxuriosos aumentam. Portanto estas coisas são proibidas. Ainda hoje em alguns lugares é proibido … Na India isto é estritamente proibido. Não há tal coisa na rua publica que um jovem pode abraçar ou beijar. Não. Isto não é possivel. Será um ato criminoso. Nem sequer um jovem pode ousar falar com uma jovem na rua (creio que aqui Prabhupada se refere a famosa ‘cantada’). Até isto será criminoso. Ela irá imediatamente protestar que isto é incivilizado.Portanto toda a civilização no momento está restrita por este desejo sexual. Devido a que… Porque restrita? Porque o desejo sexual, a vida sexual, irá mante-lo neste mundo material em diferentes corpos, seja como ser humano ou como animal ou pássaro ou inseto — enquanto perdurar este desejo sexual. Se tornar livre, se tronar liberado significa tornar-se liberado do desejo sexual. Isto é tudo. Este é o principío básico. Não esta tantra-yoga, de como aumentar os desejos sexuais. Isto não é civilização.” (Palestra Śrīmad-Bhāgavatam 6.1.26 — Honolulu, May 26, 1976)

“Maya é tão forte que a não ser que a pessoa esteja determinada a não ser vitimada, mesmo a Suprema Personalidade de Deus não pode dar proteção” (CC Madhya. 17.14).

Fim da citação.

SS Hrdayananda Dasa Goswami

"...A ISKCON deve equilibrar justiça e misericórdia, o ideal e o real. A ISKCON deve defender a importância dos actos morais,mas a ISKCON deve também fazer aquilo que produzirá conseqüências benéficas...."

Fim da citação.

Exatamente como Srila Prabhupada fazia.

Vosso servo
Prahladesh Dasa