domingo, 9 de novembro de 2008

Bhisma Pancaka Vrata

Por Ratnavali Devi Dasi
O Bhisma Pancaka vrata começa no Ekadasi do dia 9 de Novembro, Domingo. Muitos devotos me pediram para enviar o procedimento, o qual estou incluindoabaixo. Guru Maharaja tem observado este voto há mais de dez anos. É um deseus jejuns favoritos. Ele costumava comer apenas frutas e raízes duranteesses cinco dias.

No ano 2003, Guru Maharaja escreveu, "Agora estou de volta a Mayapur Dhamadurante este mui auspicioso mês de Damodara. Nós observamos o Bhisma PancakaVrata, comendo apenas frutas e raízes por cinco dias. Eu observei o vrata naassociação de 200 devotos, e tivemos todos um momento profundamente bom.Geralmente, as pessoas não gostam de austeridades, mas, fazer isto junto comtodos os devotos acrescentou um sabor especial, e foi, de fato, muitoagradável. Como parte do programa, nos banhamos todos os dias no Ganges eoferecemos tarpana (um tipo de oferenda) junto do Ganges para Bhismadeva."

Jejum de Bhisma Pancaka

Começa por lembrar-se de Bhismadeva, que jejuou cinco dias antes de abandonar o corpo. Krsna abençoa com devoção pura aqueles que observam Bhisma Pancaka.

O jejum começa no Dia de Ekadasi do dia 9 e continua até o dia 13, dia deRasa Purnima. O jejum é quebrado ao por do sol (ou nascer da lua) do dia deRasa Purnima. Geralmente é recomendado fazer jejum completo no Ekadasi, eentão nos quatro dias seguintes comer apenas frutas e raízes. Ou entãopode-se passar os cinco dias comendo apenas frutas e raízes.

Níveis de jejum:

Os devotos podem escolher algum dos níveis de jejum de acordo com o que lhesfor conveniente. Não deve ser algo que perturbe seu serviço devocionalnormal e seu sadhana diário.

Nível 1:
A pessoa pode consumir produtos da vaca (panca-gavya), um para cada dia:
Primeiro dia: Esterco de vaca (Gomaya)
Segundo dia: Urina de vaca (Go-muutra)
Terceiro dia: Leite de vaca (kshiira)
Quarto dia: Iogurte de vaca (Dadhi)
Cinco dia: Todos os produtos da vaca misturados (Panca-gavya)

Nível 2 :
(este é o que Guru Maharaja tem seguido):
Se alguém não puder seguir o nível 1, ele pode comer frutas e raízes. Frutascom muitas sementes devem ser evitadas, como goiaba, romã, mamão, pepino,etc. Batatas cozidas, banana crua e batata doce podem ser comidos. Podemosusar sal marinho para dar gosto. Castanhas de caju, uvas passas e tâmaraspodem ser comidos. Não devemos tomar leite e produtos lácteos neste nível dejejum.
[Nota: as raízes podem ser cozidas em água, sem sal, ou assadas. Nada deghee ou óleo de nenhuma espécie. Temperos também não. Salvo gengibre cru. Épreferível sal negro ao sal marinho]

Nível 3:
Se não puder seguir o nível 2, a pessoa pode tomar "Havishya".
Referências: Padma Purana, Brahma-khanda, Capítulo 23; Skanda Purana, VishnuKhanda, Seção Kaartika Maahaatmya, Capítulo 32; Garuda Purana, PuurvaKhanda, Capítulo 123.
Ingredientes para o Havishya, conforme mencionados no Sri Hari-bhakti-vilasa(13.10-13)

A seguir estão os ingredientes que podem ser utilizados para fazer Havishya,que é como um kichari feito com esses itens.
* Arroz Aatap* Ghi de vaca* Sal 'Saindhava' (sal marinho)* Leite de vaca* Leite com creme* Banana madura* Kaala-shaaka* Farinha* Frutas (O Skanda Purana, Naagara Khanda diz que devem ser com uma sementepequena ou poucas sementes)* Manga* Jaca* Fruta labali* Raízes, exceto 'keaa' (um tipo de grama ou raíz)* Pippalii* Haritakii* Naagaranga* Ikshu-dravya ou derivados de cana de açucar (que não sejam gur ou melado)* Nenhum óleo

Os ingredientes seguintes normalmente fazem parte do Havishya, mas devem serevitados no mês de Kartika:
* Mung dal* Til oil* Beta-shaaka* Shashtikaa-shaaka* Rabanete* Cominho* Tamarindo

A pessoa deve banhar-se no Ganges ou em um rio sagrado todos os dias, e deveoferecer tarpana para Bhismadeva 3 vezes dizendo o seguinte mantra:

Tarpana
[Tarpana é quando se pega um pouco de água de um rio sagrado ou kunda eadora-se este mesmo rio sagrado ou kunda com esta água. Pega-se em conchacom as duas mãos e oferece-a ao mesmo corpo de água]
om vaiyaghra padya gotrayasamkrti pravaraya caaputraya dadamyetatsalilam bhismavarmane

Arghya
vasunamavatarayasantanoratmajaya caarghyam dadami bhismayaajanma brahmacarine

Pranam
om bhismah santanavo birahsatyavadi jitendriyahabhiradbhiravapnatuputrapautrocitam kriyam

Oferendas ao Senhor:

Devotos podem oferecer as seguintes flores à Deidade:
No primeiro dia, pode-se oferecer flores padma (lotus) aos pés do Senhor.
No segundo dia, pode-se oferecer folhas bilva (wood-apple) às coxas doSenhor.
No terceiro dia, pode-se oferecer gandha (aromas) ao umbigo do Senhor.
No quarto dia, pode-se oferecer flor Java aos ombros do Senhor.
No quinto dia, pode-se oferecer flor malati à cabeça (siro-desa) do Senhor.
Quando há um overlap de dias, então as flores para ambos os dias podem seroferecidas no mesmo dia.

Referência: Garuda Purana.