quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Srila Rupa Gosvami, um dos principais seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu cuja linha do vaishnavismo nós seguimos no Movimento Hare Krishna, listou 5 como principais dentre as 64 atividades do serviço devocional, ou bhakti-yoga:

1. ouvir (ou ler) o Srimad Bhagavatam (Bhagavata Purana);

2. se associar (ou conviver) com os praticantes de bhakti-yoga;

3. viver em um local sagrado;

4. cantar os santos nomes do Senhor (Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare); e

5. adoração à forma de Deidade do Senhor com grande fé.

Em referência à adoração às Deidades, como sabemos como fazê-la? Os vaishnavas, ou devotos e devotas de Krishna, aceitam 108 textos chamados Pancaratra como autoridades em relação à iniciação, deveres diários, adoração às Deidades, conduta, caráter, instalação das Deidades e construção dos templos. Srila Sanatana Gosvami e Srila Gopala Bhatta Gosvami, sob as instruções de Sri Caitanya Mahaprabhu, compilaram um livro com o padrão vaishnava chamado Hari-bhakti- vilasa, baseado no Pancaratra e diversos outros textos.

Assim, todo seguidor fidedigno do Senhor Caitanya aceita o Hari-bhakti- vilasa como a autoridade no que diz respeito a arcana, ou adoração às Deidades. Nele existem 64 itens de adoração (upacaras) para serem oferecidos no decorrer do dia, dentre esses constam todos os itens do arati; de fato, o próprio arati é o quarto item de adoração.Portanto, tudo que se refere a esse processo está ali, no Hari-bhakti- vilasa, inclusive o significado, procedimento e descrição da cerimônia de arati, no qual se usa o prato de adoração.

O arati, por sua vez, é de grade benefício espiritual tanto para quem o oferece como para quem apenas o observa, como Srila Prabhupada enfatiza no livro Néctar da Devoção (capítulo 9): "No Skanda Purana, há a seguinte descrição do resultado de observar o arati à Deidade: 'Se uma pessoa vê o rosto do Senhor enquanto o arati está sendo feito, ela pode ser eximida de todas as reações pecaminosas originadas desde milhares e milhares de milhões de anos. Ela pode até ser liberada das reações pela morte de um brahmana [sacerdote] ou ações pecaminosas semelhantes' ."

O arati também é chamado nirajana or drishti, o que denota o auspicioso (benéfico, de bom agouro, favorável) movimento circular de itens perante uma pessoa de forma a repelir influências e elementos inauspiciosos, como uma forma de proteção. Os vários itens oferecidos, todos representantes dos elementos materiais em sua forma pura e dos objetos dos sentidos correspondentes (isto é, o som, a forma, o toque etc.), são auspiciosos e purificadores. Portanto, todas as cerimônias de arati oferecidas ao Senhor são auspiciosas (mangala), mas o primiro arati do dia, cedo na madrugada (4:30), é considerado particularmente auspicioso para todos os participantes.

O arati, assim, representa uma cerimônia de recepção a um hóspede ou visita de pessao honrosa. O Senhor Krishna, por sua misericórdia sem causa, não só se manifesta na forma da Deidade, não diferente de Sua forma pessoal eterna e transcendental, mas permite que O recebamos em diferentes momentos do dia, como Pessoa importante que é, ou seja, a Suprema Pessoa. Dessa forma, os itens oferecidos durante o arati fazem parte de um procedimento de recepção da tradição milenar védica e é até hoje praticada com hóspedes e visitas honrosas nas casas de muitas regiões da Índia, senão do mundo (pelos seguidores da cultura védica, como no Movimento Hare Krishna).

p/Gitamrta Devi Dasi (HDG)