domingo, 5 de outubro de 2008

Sacrifícios e Yajnas

"...existem quatro eras (Satya, Tetra, Dvapara e Kali, ou Era de Ouro, Prata, Bronze e Ferro). Para cada era há um método de sacrifício mais propício, de melhor efeito:

1. Era de Ouro - meditação ióguica;
2. Era de Prata: sacrifícios de fogo opulentos;
3. Era de Bronze - adoração às Deidades (ou ícones); e
4. Era de Ferro (a atual) - sankirtana-yajña ou o cantar dos santos nomes de Deus revelados como o maha-mantra: HARE KRISHNA, HARE KRISHNA, KRISHNA KRISHNA, HARE HARE, HARE RAMA HARE RAMA, RAMA RAMA HARE HARE.

Dessa forma, apesar dos quatro tipos de sacrifícios ainda existirem e serem praticados, o mais adequado para as circustâncias atuais é o cantar dos santos nomes, de acordo com as escrituras, os gurus e os santos.Entretanto, Srila Prabhupada e seus mestres predecessores, sabendo que há muitos obstáculas na era de Ferro atual, nos deu a permissão e nos instruíram a praticar alguns sacrifícios para nos auxiliar no cantar dos santos nomes, promovendo a purificação de nossa existência e a eliminação de reações às nossas ações (karma).

Assim, praticamos alguns sacrifícios, a saber:

1. ritos de passagem ou samskara - são os ritos, na maioria acompanhados de cerimônias de fogo, que marcam alguns momentos da nossa vida e nos purifica, sendo os princípais a) o de concepção ou gravidez (garbhadana- samskara) e os que seguem o nascimento do bebê (de nascimento, de recebimento de nome, da primeira saída de casa, de primeira ingestão de grãos, do primeiro corte de cabelo, de ingresso na escola, entre outros), b) o de iniciação, sendo dois, a iniciação Harinama, na qual nos veinculamos formalmente à guia de um mestre espiritual, fazemos votos de cantar 16 voltas de japa do maha-mantra diariamente e de seguir os quatro princípios regulativos, e o da iniciação dvija (duas-vezes- nascido), na qual se recebe os mantras Gayatri, que são recitados três vezes por dia e são usados na adoração às Deidades e na execução de sacrifícios (cerimônias de fogo, entre outros), c) o de casamento (vivaha-karma- samskara) acompanhado de cerimônia de fogo, e d) os funerários.

Por outro lado, temos também a misericórdia de Srila Prabhupada e dos gurus anteriores de praticar a adoração às Deidades (arcana), nos auxiliando a controlar os sentidos ao engaja-los no serviço amoroso às formas de Sri-Sri Radha-Krishna (entre outras formas) por meio de vê-lAs, cantar para Elas, dançar para Elas, servi-las com alimento, roupas, banho, descanso entre outras atividades. Além disso, temos a oportunidade de oferecer nossos alimentos (não contendo carne, peixes e ovos) à Própria Suprema Personalidade de Deus, recebendo amorosamente em troca, o alimento espiritualizado, ou prasada.

Esse procedimento também é um sacrifício purificatório.Por fim, dois sacrifícios purificatórios que se adiciona à lista supracitada são o de observar o jejum de grãos quinzenais, ou Ekadashi, e a adoração à Srimati Tulasi-devi que elimina as reações de nossas ofensas.

Em suma, o principal é o sacrifício mais propício para essa era - o sankirtana-yajña - e somos instruídos a fazermos sacrifícios adicionais para purificar nossa existência e facilitar o processo, principalmente pelo controle dos sentidos, pela eliminação das reações e pela conexão direta com o sagrado, com Krishna.

Por Gitamrta Devi Dasi