domingo, 5 de outubro de 2008

Existem aqueles que considerando o leite de vaca e seus derivados essenciais na prática do serviço devocional, oferecem-nos para o prazer de Krsna e para o benefício das vacas.

Ainda que o Senhor Krsna purifique tudo o que Lhe é oferecido, esta não é a situação ideal, pois sabemos como as vacas são maltratadas, inseminadas artificialmente e injetadas com inúmeros antibióticos para produzirem mais e mais leite.
O leite que consumimos está repleto de químicos e uma carga subtil de violência contra as vaquinhas de Sri Krsna.

Existem outros, os Vegans, que não consomem leite e seus derivados, por serem obtidos de forma cruel, só oferecendo à Krsna e consumindo quando obtidos de forma adequada.

Porém, esta não é a situação ideal, pois sabemos como Krsna não gosta de leite, mas sim que "adora" o leite.

O Seu planeta chama-se Goloka, a terra das vacas. E não é preciso dizer muito sobre isto, pois é muito claro.
O Senhor Krsna não precisa de nada, como nós sabemos, mas Ele quer que Seus devotos oferecam-Lhe Khir, Shrikhand, Burfi, Sandesh, Rasgulla, Ras Malai, Halava, Laddu, Panir, Dahi, Panir Sabji, Sak, etc, etc, com leite das vaquinhas e consequentemente com Ghee.

Do "Krsnahnika Kaumudi" de Srila Kavi Karnapura.

"De repente uma Sakhi de confiança enviada por Vrajesvari Yasoda chegou e disse muito amavelmente:
"Oh! Maravilhosa Radhika, Yasoda, a mãe de Krsna ama-A muito. E assim ela enviou-me com esta mensagem.
Por favor, ouça atentamente o pedido de Mãe Yasoda:
"Por favor, venha juntamente com Suas virtuosas Sakhis e confeccione uma variedade de preparações para o prazer de Krsna".


Fim da citação.

Não há nenhuma outra saída a não ser proteger as vacas.


"Possam as vacas estar a minha frente, possam as vacas estar atrás de mim, possam as vacas estar em todos os meus lados.
Que eu possa residir sempre entre as vacas." (Sri Hari Bhakti Vilasa 16.52)

Se uma comunidade de devotos cuida de algumas vacas e obtém o seu leite pacificamente, já não haverá porque discutir este ponto do leite.

Enquanto isto não acontece temos que ficar numa situação que não é a ideal (oferecer com leite industrializado), ou noutra situação que também não é a ideal (Vegan).

Não adianta defendermo-nos com o argumento de que o Senhor Krsna purifica tudo ou que devemos ser Vegans.
De acordo com Srila Prabhupada, as vaquinhas de Sri Krsna devem ser protegidas pelas diversas comunidades de devotos espalhadas pelo mundo afora.


Vosso servo
Prahladesh Dasa