quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O Leite ! 2

Se não há nenhum problema em oferecer leite industrializado à Krsna,e também verduras, legumes, cereais e frutas cheios de agrotóxicos, porque afinal de contas estamos em Kali Yuga mesmo, então fica a pergunta:

Porque diferentes comunidades de devotos trabalham tão arduamente para proteger as vacas e ter auto-suficiência alimentar?
Para que tanto trabalho?

A questão é que especialmente Srila Prabhupada queria que nós introduzissemos a era dourada dentro da era degradada de Kali Yuga.

Ao defendermos teimosamente que oferecer leite industrializado e vegetais contaminados não constitui problema e que é autorizado nas escrituras, ou ao evitarmos totalmente o leite (Vegans), somente demonstramos nossa acomodação.

É mais fácil comprarmos o leite e vegetais no supermercado e não pensarmos muito sobre isto !!!

Embora o Senhor Krsna misericordiosamente aceite as preparações tanto de uns (leite industrial) como de outros (Vegans), ambos devem admitir que o seu padrão não é o mais adequado.

O que é autorizado nas escrituras é a protecção as vacas e a econômia agrária.

"...Uma pessoa deve obter seus alimentos localmente. Isto é boa civilização..."(Srila Prabhupada)

Os artigos de SS Purushatraya Swami em:

http://www.pswami.com.br/artigos/artigo001.html

são muito interessantes.
Um pequeno trecho:

Modelo Alternativo de Srila Prabhupada
"...Srila Prabhupada era bem alternativo. Ele não queria que seus discípulos se comprometessem muito com o Sistema. Ele não via com bons olhos o sistema de educação ocidental, com bases materialistas e direcionados para o consumismo. Alias, dentro da atual estrutura econômica mundial, a educação é direcionada para fazer da pessoa um "bom consumidor". O mote "Vida simples e pensamento elevado", adotado por Srila Prabhupada, resume bem a diferença de mentalidade entre a sociedade tecnológica consumista, egocêntrica e calcada no corpo, que é complicada e imediatista, em contaste com seu modelo alternativo de vida simples, baseado nos princípios da vida espiritual e centrado em Krishna...."

"O Jovem de Hoje
Depois do advento da informática, a cabeça dos jovens, e das pessoas em geral, mudou consideravelmente. A atração por essa maravilha tecnológica é irresistível. As novas gerações tem profunda intimidade com infinidades de softwares e hardwares complicadíssimos. Parece que essa tendência já vem arraigada na consciência desde o nascimento. A Internet cativa completamente a mente da pessoa. Os vídeo games fazem com que a pessoa fique inconsciente do mundo real e entre integralmente num outro mundo, o mundo da fantasia virtual. Passa-se a considerar esse mundo mais interessante que o meio ambiente natural. O jovem de hoje é muito mais materialista e influenciado pela mentalidade consumista. O marketing e a propaganda exploram ao máximo o culto da personalidade externa. Espiritualmente a pessoa fica vazia e a vida fica desprovida de sentido. Perdeu-se muito do idealismo e o ímpeto revolucionário de antes. Hoje em dia, a maioria aspira ajustar-se ao Sistema, pois é a única maneira de se ganhar dinheiro. Com dinheiro, pode-se comprar coisas e desfrutar das delicias da vida. Vida natural? Que coisa mais retrógrada! Coisa do passado. Vida natural significa "pernilongos e borrachudos", muitos pensam. Vida natural é somente para "curtir", mesmo assim, de vez em quando. Essa é, mais ou menos, a mentalidade dos jovens de hoje em dia. O conhecimento sobre os assuntos da Natureza é mínimo. Restringe-se aos documentários do Discovery. Não sabem distinguir uma goiabeira de uma mangueira. Em geral, o jovem de hoje não têm o mínimo interesse por essas coisas. Perdeu-se completamente a sintonia e a sensibilidade para se lidar com a Natureza. A Natureza é considerada algo inferior destinada exclusivamente para ser explorada para se ganhar dinheiro. Até mesmo o turismo ecológico, muito em moda hoje em dia, tem essa conotação. Onde está o idealismo dos jovens? Só se vê passividade e acomodação. Quando Srila Prabhupada começou seu movimento, milhares de jovens aderiram pois tratava-se de uma "revolução da consciência". Para adquirir consciência espiritual o jovem estava pronto para abandonar todos os seus apegos. Por que é que agora é tão difícil encontrar pessoas com tal disposição?
Comunidades Rurais
Temos atualmente no Brasil várias comunidades rurais. Temos Nova Gokula, que tem características muito especiais: beleza natural, localização excelente, fácil acesso, relevo tremendamente favorável, e vários outros atributos. Nova Vrajadhama, em Caruaru, num excelente micro clima nas montanhas, perto de uma boa cidade e com várias possibilidades de produção agro-industrial. Vrajabhumi, em Teresópolis, embora sem a extensão de terra dos outros projetos citados, tem potencial turístico e é o local ideal para retiros espirituais e pregação de alto nível. Goura Vrindávana, em Paraty, situada numa região turística, tem considerável extensão de terras, um tremendo potencial de turismo ecológico e está especializando-se em desenvolver projetos agro-industriais sustentáveis. Temos noticias que um novo projeto no sul da Bahia está ainda em embrião mas, a qualquer momento poderá entrar em cena. Uma das características mais evidentes desses projetos é que se encontram esvaziados. Onde estão os devotos que sabem mexer com a terra e com as vacas? Onde estão os alternativos? Onde estão os idealistas? Onde estão aqueles que valorizam a vida natural? Será que todo mundo virou "urbanóide"? Precisamos encher esses projetos com devotos inteligentes, idealistas e realizadores. Termino aqui esse manifesto, esperando que ele encontre eco no coração de muitos devotos. Confio plenamente no potencial dos devotos e devotas desse movimento. Acontece que, no momento, as coisas estão um tanto dispersadas. É hora de acontecer uma revivificação. Todos aqueles que têm boa vontade devem se unir no esforço para estabelecer, de uma vez por todas, a missão de Srila Prabhupada em bases sólidas. Devem, contudo, estar atentos para não se deixarem afetar por aqueles que carecem de fé e possuem uma tendência crônica de criticar e ofender. Vamos "vestir a camisa", pessoal!"

Fim da citação.

O Senhor Caitanya, Srila Prabhupada e todos os Acaryas pedem-nos:
"Por favor, introduzam a era dourada em Kali Yuga"

E esta era dourada em Kali Yuga vem acompanhada da protecção às vacas e da auto-suficiência alimentar.

Cultura Védica significa basicamente protecção aos Brahmanas, protecção às vacas e vida agrária.

Um dos sintomas de Kali Yuga é que nós nos afastamos desta "vida simples com pensamento elevado".

E falo por mim mesmo.

A seguir uma conversa com Srila Prabhupada, onde ele salienta a importância da protecção das vacas e vida agrária:

Palestra na Organização Mundial da Saúde
Genebra, 6 de junho de 1974

Guru Gauranga: O valor deste movimento é que se pudermos provar, a um nível reduzido, em um modelo de nível, que funciona, então qualquer cientista ... Este é o método empírico. Se ela trabalha em um nível pequeno, ele deve trabalhar em um grande nível.

Convidado (5) (Indiano): O quê?

Guru Gauranga: Bom, por exemplo, Isaac Newton descobriu a gravidade. Essa descoberta foi uma descoberta universal. Foi um axioma. Se ele trabalha aqui, ele irá trabalhar em qualquer lugar.

Convidado (5): Não. Isso eu compreendo. Mas quero dizer em relação ao seu próprio trabalho, você pode dar um exemplo de algo que tenha trabalhado ..., o que você entende por trabalho?

Guru Gauranga: Sim. Cultivando a terra, por exemplo. Temos comunidades. Nova Vrindaban, em West Virginia, Califórnia. Estamos a estabelecer na França. Podemos absorver todas as pessoas que pretendam vir, e nós podemos alimentá-los todos, e ainda temos excedente de alimentos.

Prabhupada: Sim. Na Virgínia, que se revelou muito bem sucedida. Nós estamos recebendo oitenta litros de leite ao dia. E que a partir do leite ...

Pusta-krsna: Oitocentos.

Prabhupada: Eh? Oitocentos. Sim. Oitocentos, lamento. Então esse produto lácteo é suficiente para dar-lhes alimentos nutritivos. Estamos a preparar ghee. Assim como na Índia, eles utilizam tão agradável leite. E legumes que estamos a plantar. Eles estão a fazer doces, sandesa, rasagulla. Existe suficiente produto lácteo. E ghee, Luci, Puri. Eles estão satisfeitos. Então esse é o princípio básico.

Convidado (5): Este é apenas um exemplo bem sucedido de uma empresa que é corporativa ... Mas estava a falar de uma coisa nova que não tenha sido experimentado antes?

Prabhupada: Não. A coisa nova é que eles não vão para fora em busca de pão. Essa é a coisa nova. Aqui, no momento presente, em cada grande, grande cidade, eles estão á cem quilómetros do escritório. Agora houve greve ferroviária em Bombaim. Eu estava lá nessa época. Ah, as pessoas estão sofrendo tanto. Estás a ver? A partir de cinco horas da manhã, eles estão em pé na fila para pegar um ... Nem ônibus, é caminhonete. O ônibus em greve. Então, as pessoas têm tanta dificuldade em. E se um trem ou comboio estava em funcionamento dois, tanta gente quebrou o ... Eles estavam no topo do trem. Então o problema é por que uma pessoa deve ser induzida a percorrer cem milhas ao largo da sua casa para ganhar seu sustento? Esta é uma civilização muito ruim. Uma pessoa deve ter seu alimento localmente. Isso é bom civilização.

Convidado (5): É. O que é que estas pessoas fazem para viver? Só cultivar e plantar?

Prabhupada: Não. Cultivam alimentos para comer e, em seguida, todos lêem esses livros. Elas tornam-se espiritualmente avançados. Isto é tudo. Adoração à Deidade .

Convidado (5): E você precisa de dinheiro?

Prabhupada: Bem, vamos buscar dinheiro. Nós também vendemos esses livros. Se eles exigem dinheiro, há dinheiro também. Mas vivemos vida muito simples. Seja qual for pouca necessidade de dinheiro existe, pelo que podemos vender esses livros. Mesmo no parlamento indiano, a questão foi levantada, "Como esse movimento ISKCON recebe seu dinheiro?" Alguns comunistas membros levantaram esta questão. E o membro da casa respondeu, "Eles ganham dinheiro com a venda de literatura." Esse é um fato.

Convidado (6) (homem europeu): Gostaria de também fazer uma pergunta. Em suas comunidades rurais. .. Peço-lhes, porque rurais do que você disse, o principal objectivo é o de ser auto-suficiente no que diz respeito à alimentação. Em suas comunidades rurais, que você utiliza as mais modernas técnicas com fertilizantes, com meios mecânicos para cultivar terras? Esta é uma pergunta. O outro aspecto é que, obviamente, das suas palavras, o dinheiro necessário para comprar mais alguma coisa, que é assegurado pela venda dos seus livros. Claro, se você iria imaginar comunidades não terem, como os senhores, algo que (indistintos), e, portanto, livros que podem ser vendidos, essas comunidades não seria abrandado para ser auto-suficiente em relação a tudo. Alimentação também está lá. E se, por acaso, teria o seu sistema ...? Supondo que poderíamos transformar todos os membros da comunidade suíça em camponeses, que têm o seu pedaço de terra e de vida nas comunidades rurais, suponho eu sei que a partir de que iria morrer de fome e muitos não teriam condições suficiente para comer, porque aqui, as condições do clima, etc, não são da mesma categoria de maio as que existem na Ásia ou em outros países. O problema básico é que, nos primeiros séculos a maioria da população masculina da população daquele país, que era composto principalmente de camponeses tiveram de ser expatriados e se tornarem soldados no estrangeiro porque não havia comida suficiente. Então, o que você diz sobre essas coisas?

Yogesvara: Sua primeira pergunta foi usarmos máquinas e métodos modernos nos nossos asramas e fazendas.

Prabhupada: Não temos qualquer objecção. Queremos ser auto-suficientes. Esse é o nosso ponto de vista. Não temos qualquer objecção com ... Não é que não tocamos em máquinas. Nós não dizemos isso assim. Mas queremos ser auto-suficientes. Esse é o nosso ponto. Não fazemos uma promessa de que não iremos tocar em qualquer máquina. Não, não. Nós não somos assim.

Convidado (6): Bom, eu acho que é um objetivo admirável. Certamente isso pode ser realizado em pequenas comunidades rurais, que adquirem a superfície necessária para que cada membro da comunidade seja auto-suficiente. Tal como na Idade Média, neste país os monges estavam mais ou menos auto-suficientes dentro da moldura de suas terras. Mas, fora isso, os camponeses sempre tinham fome.

Guru Gauranga: Ele diz que em um pequeno nível que pode ser válido como os monges que tinham o seu mosteiro e faziam comida suficiente, mas para a maioria das pessoas, especialmente onde o clima é tão desfavorável. .. Ele disse que o povo suíço, ele não poderia sequer permanecer na terra, no passado, mas eles tinham que ir para longe para encontrar comida por causa do clima. Por isso, no todo, ele não vê a praticidade.

Prabhupada: Bem, afinal, este é o mundo material. As miseráveis condições estão aí. Mas, tanto quanto possível, tentar minimizar. O nosso objectivo é apenas a forma de poupar tempo de cultivo espiritual. Esse é o nosso principal objectivo. Então nós temos que descobrir a oportunidade de acordo com o tempo, as circunstâncias. Nós, não recusamos qualquer coisa. Se for favorável, nós aceitamos.

Yogesvara: Então, por outras palavras, a plataforma absoluta de que estavamos falando , onde todos seriam ocupados no mesmo tipo de cultivo do solo rural não é nenhum tipo de meta a longo prazo para nós necessariamente. Nós temos as nossas pequenas comunidades, e então há também atividades acontecendo em outras áreas também. Mas a idéia que o nosso mestre espiritual esta a descrever é que, na medida do possível vamos aproveitar todas as oportunidades para progredir na vida espiritual, quer seja pelo cultivo do solo ou de qualquer dever profissional que talvez tenhamos de levar a cabo.

Convidado (6): Mas eu sei que seu objetivo é que todo mundo se torne auto-suficiente em relação aos alimentos. Mas, se todos que estão engajados na produção de alimentos, como serão proporcionandas outras coisas?

Yogesvara: Ele pensa que temos vindo a afirmar que, em última análise, todos nós gostaríamos de estar envolvidos na produção de alimentos. É que a nossa ...?

Prabhupada: Não. Nós não diria isso. De acordo com o Bhagavad-Gita, ..., existe uma secção de homens que vão produzir alimentos, existe uma secção de homens que são espiritualmente elevadas, e haverá uma seção de homens que irá gerir tal como o governo ou o rei, o equilíbrio e os homens, e também os sudras. Eles vão ajudar estes três homens. Isto é o Bhagavad Gita. Não que todos vão ser cultivadores. Não. Deve haver gestão, e deve haver também cérebro, e deve haver também trabalhadores. Isso deve ser ... Esta divisão é natural. Mas todos devem unir-se para o cultivo espiritual. Assim como nós temos o nosso cérebro, nossas armas, nossa barriga, nossas pernas. Eles são todos necessários. Não podemos rejeitar as pernas e manter apenas as mãos. Isso não é possível. Mas as mãos, pernas, cérebro e barriga deve combinar juntos para manter o organismo saudável. Esse é o objetivo. Por isso, deve ir agora?

Guru Gauranga: Então, se não houver outra pergunta, eu acho que podemos parar aqui e muito obrigado.

Yogesvara: Kirtana?

Prabhupada: Sim, Sankirtana.

Guru Gauranga: Há mais prasada. Nós trouxemos isso para você. Então podem tomar. Você pode ... (final)

Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada

"Nós podemos produzir quantidade suficiente de grãos alimentícios em todo o mundo. E se nós realmente produzirmos grãos alimenticios, que podem alimentar dez vezes a população que existe actualmente. Mas, infelizmente, nós não estamos produzindo grãos alimentícios. Esse é o problema. Não é o problema de superpopulação. Trata-se do problema de que nós não estamos produzindo grãos alimentícios ".

Srimad Bhagavatam 1.10.4

"O princípio básico do desenvolvimento económico está centrado em terra e vacas.

As necessidades da sociedade humana são os alimentos grãos, frutas, leite, sais minerais, vestuário, madeira, etc Um ser humano necessita esses itens de forma a satisfazer as necessidades materiais do corpo. Certamente não necessita carne e peixe ou ferro, ferramentas e máquinas. Durante o regime de Maharaja Yudhiṣṭhira, em todo o mundo, haviam chuvas reguladas. Chuvas não estão no controle do ser humano. O rei dos céus é Indradeva o controlador das chuvas, e ele é o servo do Senhor. Quando o Senhor é adorado pelo rei e as pessoas sob a administração do rei, há chuvas regulares a partir do horizonte, e estas chuvas são as causas de todas as variedades da produção na terra. Não só não as chuvas controladas ajudam na ampla produção de grãos e frutos, mas quando se combinam com influências astronômicas há uma ampla produção de pérolas e pedras valiosas. Sumptuosamente grãos e legumes podem alimentar um homem e os animais, e uma vaca gorda proporciona suficiente leite para abastecer um homem sumptuosamente com vigor e vitalidade. Se houver suficiente leite, grãos, frutas, algodão, seda e jóias, então porque é que as pessoas precisam de cinemas, casas de prostituição, matadouros, etc? Qual é a necessidade de uma vida artificial luxuosa de cinema, carros, rádio, carne e hotéis?

Será que esta civilização não produziu senão queixas individualmente e nacionalmente? Será que esta civilização defende a causa da igualdade e da fraternidade enviando milhares de homens para uma fábrica e guerras infernais campos para satisfazer os caprichos de um homem? É dito aqui que as vacas umedecem a terra com seu leite, quando estão alegres. Será que eles não requerem, portanto, uma protecção adequada a uma alegre vida, sendo alimentados com uma quantidade suficiente de grama no campo? Por que os homens deveriam matar as vacas para os seus fins egoístas? Porque o homem não deve estar satisfeito com grãos, frutas e leite, que, combinadas em conjunto, podem produzir centenas e milhares de pratos saborosos . Porque existem matadouros em todo o mundo para matar animais inocentes?

Maharaja Parīkṣit, neto de Maharaja Yudhiṣṭhira, enquanto passeiava no seu vasto reino, viu um homem negro tentando matar uma vaca. O Rei de uma vez prendeu o açougueiro e castigou-o suficientemente. Será que um rei ou chefe executivo não devem proteger a vida dos pobres animais que são incapazes de se defenderem? Será isto humanidade? Não são os animais de um país também cidadãos? Então por que eles estão autorizados a ser enviados a matadouros e decepados? Serão estes os sinais de igualdade, fraternidade e da não violência?

Assim, em contraste com a moderna, avançada, civilizada forma de governo, uma autocracia como a de Yudhiṣṭhira Maharaja é de longe superior a uma chamada democracia na qual os animais são mortos e homems que são menos que um animal votam em outros que são como animais. Somos todos criaturas da natureza material. No Bhagavad-Gita, é dito que o Senhor é o pai que dá a semente e a natureza material é a mãe de todas as seres vivos em todos os formatos.

Assim a mãe natureza material tem alimento suficiente tanto para os animais como para os homens, pela graça do Pai Todo Poderoso, Sri Kṛṣṇa. O ser humano é o irmão mais velho de todos os outros seres vivos. Ele é dotado de inteligência mais potente do que os animais para perceber o curso da natureza e as indicações do Pai Todo Poderoso. Os seres humanos devem depender da produção da natureza material sem artificialmente buscar o desenvolvimento económico, transformando o mundo em um caos artificial da ganância e poder apenas para alcançar luxo artificial e gratificação dos sentidos. Trata-se de uma vida de cães e porcos."


Vosso servo
Prahladesh Dasa