quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Do livro "Em Busca da Índia Védica" de SS Devamrta Swami:

"...Quanto do Universo os maiores cérebros modernos podem entender?...
...O que hoje é considerado conhecimento científico certamente não será considerado amanhã.
Desde que o nosso conhecimento do Sistema Solar está em constante fluxo, como podemos rejeitar uniliteralmente todos os pensamentos dos antepassados sobre o Cosmos?

A actual Cosmologia admite que a maior parte da matéria neste Universo é completamente desconhecida. Eles chamam este algo misterioso de "matéria negra".
Indetectável pela observação directa, a matéria negra é conhecida como a parte da substância cósmica que refusa interagir com os nossos sentidos e instrumentos.
Os únicos indícios vem da inferência indirecta.
Os efeitos gravitacionais implicam que a matéria invisível está presente.
O quanto da matéria não compreendemos - imperceptível aos nossos sentidos e instrumentos?

A predominãncia da matéria negra no Universo é desconcertante.
A astrônoma americana Vera Rubin, ganhadora da medalha de ouro da ciência nacional, explica a imensidão da nossa frustração cósmica:

"Baseados em 50 anos de observações acumuladas do movimento das galáxias e da expansão do Universo, muitos astrônomos acreditam que cerca de 90% dos componentes universais podem ser objectos ou partículas que não podem ser vistas...
Actualmente preferimos chamar esta massa desconhecida de "matéria negra", pois é a luz e não a matéria que é desconhecida...
A compreensão da matéria negra é tão importante para determinar o tamanho, forma e o destino do universo que a busca disto certamente ocupará a astronomia pelas próximas décadas...
Talvez, no próximo século, alguém - que ainda não nasceu - um grande cérebro conseguirá manejar um novo instrumento e definitivamente responder.
O que é a matéria negra?"

...A informação Cosmológica contida no Bhagavata Purana ocupou muito da atenção de Thompson (Sadaputa Prabhu).
Por três décadas seguidas de pesquisas ele estabeleceu paralelos muito importantes.
Por exemplo, o universo Védico pode prover um impressionante mapa detalhado do sistema solar.
Quando visto sob uma certa perspectiva, o cosmos previsto no Bhagavad Purana pode apresentar distâncias entre os corpos celestias que aproximam-se muito das distâncias estimadas pelos cientistas modernos.
Como os sábios Védicos chegaram tão perto - sem a nossa tecnologia?

Para reviver a astronomia Védica, Thompson participa de um projecto único na Bengala Ocidental, a beira do rio Ganges.
Um enorme "planetário Védico" tem previsto sua conclusão por volta de 2015.
Serão utilizados gráficos computorizados tridimensionais e ecrans de alta definição que proporcionarão um "tour" através do Cosmos Védico.

A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada instruiu seus seguidores:
"Nós apresentaremos o conceito Védico do sistema planetario dentro deste mundo material e acima do mundo material.
Nós queremos exibir a cultura Védica através de todo o mundo."

Como consultor do projecto, Dr. Thompson diz que sua missão é descortinar o conhecimento Védico antigo de astronomia em experiências visuais que a audiência internacional jamais esquecerá.
Obviamente, alguém leva muito a sério a ciência Védica."

Fim da citação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Karuna Prabhu escreveu:

Tenho minhas duvidas com respeito ao que Srila Prabhupada realmente intencionava ao visualizar o planetario vedico, ja li comentarios de devotos que o que ele queria era na verdade algo que simplesmente demonstra-se como há uma escala de evolução dentro do plano material indo dos planetas inferiores aos superiores e dali ao transcendente. Tripurari Maharaj comenta que sempre que o orador em naimisaranya (suta goswam? não lembro direito) responde ao inquirente (saunaka rsi?) ele faz questão de frisar que so irá responder a esta pergunta porque saunaka fez a pergunta porém que adescrição dada por ele pode ser tanto alegorica quanto de uma outra epoca e que para nossa realidade não devemos interpretar esta descrição literalmente. Por exemplo um par de semanas atrás se eu fosse descrever o terreno em frente a minha casa diria que há um pequeno bosque com um atalho de terra que leva ao proximo bairro. O problema é que a prefeitura veio descampou o local fechou o atalho e abriu uma rua de asfalto mais adiante. Isto em duas semanas, agora a descrição do bhagavatam pode se referir a milhões de anos atrás, outra yuga, outro milenio, o comecinho da criação de Brahma, outros niveis dimensionais etc.
Como acaryadeva recentemente citou em uma aula nunca na historia do gaudya vaishnavismo o quinto canto foi usado como uma base para professar nossa teologia. Espero que estes humildes comentários possam lhe ser utéis. Gostaria também de dizer gosto que muito de seu textos os quais frequentemente consulto e leio.

Outro ponto é que alguns cientistas tem outras teorias também definidas sobre os buracos negros, que estes seriam, por exemplo, estrelas de enorme massa e atração gravitacional impedindo que os proprios fotons de luz sejam lançados no espaço.
.
bol nitya haribol seu servidor

Karuna Das HDG

Muito Obrigado Karuna Prabhu.
Também gosto muito dos seus artigos.


Sim, nós aceitamos a apresentação Védica sobre o Cosmos.

Mas existem muitas outras:

http://en.wikipedia.org/wiki/Cosmology

E mesmo entre aqueles que aceitam a Cosmologia Védica existem diferentes abordagens.

O leitor Vikram Ramsoondur apresenta os livros de Sadaputa Prabhu:

"O sistema cosmológico descrito no quinto canto do Bhagavata Purana, ou Srimad Bhagavatam, como também é conhecido, tem sido uma fonte de confusão para os pensadores da Índia e do Ocidente por muitas centenas de anos, e este desnorteamento remonta para muito antes do Ocidente ter a oportunidade de produzir qualquer influência significativa sobre os intelectuais da Índia. Embora muitas teorias e contra-teorias terem sido escritas sobre a validade ou inutilidade da astronomia e outras informações contidas no Bhagavata, para mim, o trabalho de Sadaputa Dasa (Richard L. Thompson) é, até à data, a mais convincente e acadêmica posição desenvolvida sobre este assunto. Sadaputa e é simultaneamente um homem com a sensibilidade devocional praticante e o cepticismo e rigor de um matemático profissional.

Até agora, ele já publicou dois livros sobre cosmologia hindu: (i) Cosmografia e Astronomia Védica, e (ii) Mistérios do Sagrado Universo. Eu próprio tenho os dois exemplares e li-os mais de uma vez, sem qualquer hesitação, eu recomendaria essas obras a qualquer pessoa interessada neste tema fascinante. No ... mistérios, que foi publicado mais de uma década após a primeira obra, Thompson postula uma muito convincente e bem desenvolvida tese que, em termos gerais, é o seguinte - no 5 º Canto,o sábio Vyasa (tradicionalmente o autor / editor da composição) descreve o universo, recorrendo à utilização de uma estrutura composta, em que diversos elementos retratam uma série de modelos possíveis.Isto é, de facto, o mesmo que Chaitanya Mahaprabhu (15th/16th um século santo bengali) é suposto ter dito, ou seja, que praticamente em todos e cada versículo das escrituras, há vários significados válidos, e por vezes conflitantes e que podem ser extrapolados. Após algumas décadas de pesquisa acadêmica sustentada, articuladas com práticas religiosas, Sadaputa postula em Mistérios ... que a cosmologia do Bhagavata Purana é propícia a pelo menos quatro grandes interpretações, que mantêm a santidade e a sacralidade do texto como ao mesmo tempo preserva o valor informativo da quinta divisão da mesma. Eles são: 1. um mapa preciso do sistema solar, conforme determinado a partir de um ponto de vista geocêntrico; 2. um mapa da projecção polar do globo terrestre; 3. um mapa topográfico de uma grande região do Sul da Ásia Central e do Sul; e, 4. um mapa do reino transcendental dos Rishis, Devas, Upadevas e outros super-humanos, subtilmente, consubstanciados por seres celestiais descritao na literatura védica.

Claro, alguns fanáticos tecem duras críticas a Sadaputa / Thompson pela "ousadia" de interpretar o sânscrito do Bhagavata em vez de aceitar uma branda e estéril interpretação literal. No entanto, quero recomendar para aqueles que seriamente estão interessados nesta realidade para lerem este e os outros livros citados acima, e descobrir por si próprios o grande espiritualista e acadêmico que é Sadaputa. Em qualquer caso, penso não haver ninguém tão conhecedor do moderno método científico, nem tão bem familiarizado com a cosmovisão védica, que tem dedicado muito do seu tempo, esforço e energia em compreender a astronomia e cosmologia Puranica. Claro que, espiritualmente falando-, uma pessoa tem que ser completamente realizada, a fim de entender a realidade absoluta, e ele próprio Thompson afirma que suas pesquisas, sem dúvida, aproximam-se do significado que Vyasa originalmente descreveu quando estava a escrever o Bhagavata, mas que em última análise o cosmo é essencialmente indescritível, e o intelecto humano é capaz de, na melhor das hipóteses, ter apenas um limitado alcance dos seus aspectos."

Fim da citação.


O Srimad Bhagavatam são as realizações de Srila Vyasadeva.
E portanto, tanto o décimo canto, como o quinto canto e todo o Bhagavatam são imaculados.
No entanto, somente através de alcançar devoção pura é possível realizar estas verdades.

No "Sri Krsna Samhita", 1.33-34, Srila Bhaktivinoda explica:

"Embora eu seja incapaz de descrever claramente este tópico por palavras, por Samadhi e pelo processo de Sarajut acabei de descrever os tópicos do Senhor com o melhor da minha capacidade. Se apenas tomarmos o significado literal dessas palavras não vamos perceber adequadamente o assunto descrito. Solicito, portanto, que o leitor de experimente e perceba estas verdades através de Samadhi. Deve-se tentar perceber pontos subtis de declarações grosseiras, como em Arundhati-Nyaya [quando uma estrela pode ser vista com a ajuda de uma estrela brilhante]. O processo de argumentação é inútil, porque não pode levar à uma verdade absoluta. O processo de percepcionar directamente a alma é chamado Samadhi. Tenho dado estas descrições baseados neste processo. O leitor também deve acompanhar esse processo para perceber a verdade."

"Vaikuntha pode ser percebida naturalmente através do Samadhi daqueles Uttama-Adhikaris que atingiram o amor de Krishna, que realizaram os passatempos deVraja. Os Kanishtha-Adhikaris e os Madhyama-Adhikaris ainda não estão qualificados, a este respeito, porque essas verdades não podem ser realizadas através da leitura ou tese. Kanishtha-Adhikaris que consideram as Escrituras como a única autoridade e os lógicos que se consideram liberados são ambos incapazes de avançar."

Vosso servo
Prahladesh Dasa