sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sat Cit Ananda

Na plataforma absoluta os três aspectos estão em completa harmonia.
Ananda está repleta de Sat e Cit.
Cit está repleta de Ananda e Sat.
Sat está repleta de Cit e Ananda.

Exemplo:
Quando Srila Raghunatha Battha Goswami recitava o Srimad Bhagavatam lágrimas de amor fluiam incessantemente de seus olhos, seu corpo tremia e ele perdia a sua voz imerso em amor extático por Krsna.

Não é possível conhecer Krsna, porque Ele é inescrutável, mas com muito amor o devoto quer recitar a filosofia do Senhor e Seus passatempos transcedentais relatados no Srimad Bhagavatam.

"Simplesmente tenta aprender a Verdade aproximando-te de um Mestre Espiritual. Indaga dele submissamente e rende serviço a ele. As almas auto realizadas podem dar conhecimento porque viram a Verdade." BG 4.34

O significado de Srila Prabhupada é muito interessante.

Os devotos puros repletos de amor dão o conhecimento transcental repleto de amor.

Vosso servo
Prahladesh Dasa



Amar a Krsna é mais importante do que conhecer a Krsna. Ou seja, entrar em nosso aspecto de ananda (bem aventurança espiritual) é mais do que se estabelecer em nosso aspecto cit (conhecimento espiritual). Na verdade nós só podemos conhecer Krsna realmente, como Ele É, por meio do amor. Só quando nosso coração desperta a sensibilidade divina é possível interagir e saber sobre Deus. Nunca poderemos conhecer Krsna porque Ele é infinito e absoluto, mas através do amor podemos ser felizes na presença de Krsna. E é esta felicidade que a alma busca em sua condição eterna de existência e consciência. Então não se preocupe muito em saber sobre Krsna, apenas o essencial, porém a partir disso, converta a sua vida, o seu coração, o seu amor para Krsna através do serviço devocional que começa com o cantar do Nome de Krsna. Quando cantamos, ouvimos, e lembramos de Krsna, numa aproximação sincera, então o amor por Deus em nosso coração desperta. Heis o segredo de nossa busca espiritual: Amar a Krsna com toda devoção.

Alemão