quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Neda-Nedi: Vaisnavas Budistas Sincretistas

De entre as muitas Apasampradayas (Linhas desautorizadas), uma é conhecida como os Neda-Nedi: Vaisnavas Budistas Sincretistas.

"A palavra Neda quer dizer um homem com a cabeça rapada.
Nedi quer dizer uma mulher com a cabeça rapada.
O culto dos Neda-Nedi ainda é visível hoje em dia na área de Navadvipa Mayapur, aonde é um pouco difìcil distingui-los dos outros Vaisnavas rapados com Tilaka e roupa branca.
A Apasampradaya Neda-Nedi começou na época de Sri Virabhadra Goswami, o filho poderossísimo do Senhor Nityananda com Jahnava Mata.
É dito que Sri Virabhadra Goswami converteu um milhar de Nedas e um número igual de Nedis do Budismo Tântrico para o Vaisnavismo.
Um total de 2.500 monges e monjas.
Eles tornaram-se uma grande força na expansão do Movimento de Sankirtana em Dakha (Capital do Bangladesh).
Sob a sua direcção, estes Neda-Nedi começaram a cantar o Maha Mantra Hare Krsna.
A maior parte deles aceitou o matrimônio abandonando suas relações ilícitas que tinham em nome da meditação Tântrica.
Mas após algum tempo, a maioria deles novamente reviveu suas antigas práticas enquanto passavam-se por Vaisnavas.

Durante o tempo em que Srila Sanatana Goswami viveu em Puri um monge Budista tornou-se Vaisnava e foi iniciado com o nome de Acyutananda Dasa.
Mas depois de estar algum tempo com os devotos, ficou insatisfeito em relação ao Varnasrama.
Os Budistas são naturalmente antagônicos em relação ao Varnsrama Dharma.
Acyutananda consultou um Guru Budista chamada Mahananda, que aconselhou-o a deixar a companhia dos devotos.
Acyutananda estabeleceu seu próprio grupo, ao pregar:

Bolanti Prabhu Bhagavan Buddharupa Mo
Sri Caitanya Tanka Carana Seva Kara
"Eu sirvo os pés de lótus do Senhor Buddha na forma de Sri Caitanya."


O culto de Acyutananda praticamente caiu em esquecimento, mas mostra o tipo de sincretismo que, em nome do Movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya pode produzir movimentos desautorizados como os Neda-Nedi.

Sobre o Sincretismo como uma tática de pregação para diferentes comunidades religiosas, Srila Prabhuda escreveu em 1969:

"Na verdade não precisamos nos comprometer com...
...os Budistas.Nossos princípos devem ser pregar a Consciência de Krsna como falada no Bhagavad Gita e Srimad Bhagavatam...
...Se direcionamos nossa atenção para encaixarmo-nos com outras linhas religiosas, penso que não será muito proveitoso porque ninguém irá mudar sua fé mesmo que sejam apresentadas muitas evidências científicas e arqueológicas. E isto não ajudará ninguém..."

Fim da citação.

Portanto, todos os caminhos tem a sua importância.
Talvez alguns tenham mesmo que adoptar o procedimento Budista de meditar no Vazio, tenham mesmo que passar por esta experiência, para depois frustrarem-se com este processo e adoptarem finalmente e exclusivamente o cantar do Maha Mantra Hare Krsna e a glorificação dos passatempos de Krsna como descritos no Srimad Bhagavatam.

Temos que ter bem claro que por adoptarmos a prática meditativa Budista no vazio não poderemos estabelecer um contacto devocional amoroso com Krsna.
Esta é a conclusão dos próprios mestres Budistas de todas as linhas Budistas.

Bibliografia: "Apasampradayas" de SS Suhotra Tapovanacari.

Vosso servo
Prahladesh Dasa