domingo, 31 de agosto de 2008

Duskrtina - Os que são piedosos

Significado de Srila Prabhupa do Bhagavad Gita 7.15:

"...Por que é que filósofos instruídos, cientistas, homens de negócios, administradores e todos os líderes dos homens comuns não se rendem aos pés de lótus de Sri Krsna, a toda-poderosa Personalidade de Deus?

...O Gita responde a esta pergunta mui francamente. Aqueles líderes da sociedade que são de facto eruditos, tais como Brahma, Siva, Kapila, os Kumaras, Manu, Vyasa, Devala, Asita, Janaka, Prahlada, Bali e, mais recentemente, Madhvacarya, Ramanujacarya, Sri Caitanya e muitos outros - que são legítimos filósofos, políticos, educadores, cientistas, etc - rendem-se aos pés de lótus da Pessoa Suprema, a autoridade todo-poderosa. Aqueles que não são verdadeiros filósofos, cientistas, educadores, administradores, etc., mas que em troca de ganho material, assumem tal posição, não aceitam o plano ou o caminho delineado pelo Senhor Supremo...
...Estes Duskrtinas, ou canalhas, são de quatro diferentes aspectos, como se delineia abaixo:

1 - Os Mudhas são aqueles que são grosseiros e tolos, como bestas de carga que trabalham arduamente...

...Para estes Mudhas, os ganhos materiais, que são destrutíveis, são tudo o que existe na vida - apesar do facto de os Mudhas gozarem só uma pequena fração do fruto do trabalho...

2 - Outra classe de Duskrti, ou canalha, chama-se Naradhama, ou o mais baixo da humanidade...
...Os seres humanos civilizados são aqueles que têm princípios reguladores da vida social, política e religiosa. Aqueles que são social e politicamente desenvolvidos mas que não tem princípios religiosos devem ser considerados Naradhamas...

3 - A próxima classe de Duskrti chama-se Mayayapahrta Jnana, ou aqueles cujo conhecimento erudito foi anulado pela influência da energia ilusória material. Eles são na maioria indivíduos muito eruditos - grandes filósofos, poetas, literatos, cientistas, etc - mas a energia ilusória os desorienta, e por isso eles desobedecem ao Senhor Supremo
Há um grande número de Mayayapahrta Jnana no momento actual, mesmo entre os estudiosos do Bhagavad Gita...

...Os Mayayapahrta Jnana zombam da personalidade do Senhor Supremo e O consideram outro mero ser humano...

4 - A última classe de Duskrti chama-se Asuram Bhavam Asritah, ou aqueles cujos princípios são demoníacos. esta classe é declaradamente ateísta...

...Portanto, (1) as pessoas grosseirtas e tolas, (2) os mais baixos da humanidade, (3) os especuladores iludidos, e (4) aqueles que, como se mencionou acima, professam o ateísmo, jamais se rendem aos pés de lótus da Personalidade de Deus apesar de todos os concelhos das escrituras e das autoridades."

Fim das citações.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Duskrtina - Os que são piedosos

Do livro "Rendendo-se a Mim" Um estudo dirigido do Bhagavad Gita de Bhurijana Prabhu.

BG 7.16
"Ó melhor entre os Bharatas, quatro classes de homens piedosos passam a Me prestar serviço devocional:

o aflito (Arta)
o que deseja riquezas (Artha Arthi)
o inquisitivo (Jijnasu)
o que busca conhecer o Absoluto (Jnani)"

Os três primeiros são devotos Sakama.
Mais especificamente, eles são Karma Misra Bhaktas porque eles pedem à Krsna para satisfazer seus desejos fruitivos..
A quarta categoria, um Jnani, é tecnicamente referido como um Jnana Misra Bhakta.
Ele não se aproxima de Krsna para satisfazer desejos materiais, mas para obter conhecimento acerca do Absoluto.
Assim ele está na plataforma de Niskama (sem desejos)...
...Srila Baladeva Vidyabhusana comenta que o Jijnasu (inquisitivo) é mencionado no verso em sânscrito entre o Arta (aflito) e o Artha Arthi (que deseja riquezas), porque ambos naturalmente irão progredir a categoria de Jijnasu a medida que avançam em Consciência de Krsna. Se eles não se tornam curiosos acerca da Consciência de Krsna, é provável que mais tarde abandonem seu interesse no serviço à Krsna.
No próximo verso Krsna fala qual destes homens piedosos é o melhor.

BG 7.17
"Destes, aquele que tem conhecimento pleno e está sempre ocupado em serviço devocional puro é o melhor. Pois Eu lhe sou muito querido, e ele Me é querido."

Aqui Krsna fala-nos que o Jnani é o melhor porque o Jnani esta livre de desejos materiais.
Os outros três tipos de almas piedosas são também muito avançados porque se voltam para Krsna, mas geralmente abandonam o serviço à Krsna quando são aliviados do seu sofrimento ou tem seus desejos materiais satisfeitos.
No entanto,o serviço devocional de um Jnani é fixo.
Neste verso ele é chamado Eka Bhakti, interessado somente em serviço devocional.
Tal Jnani somente interessa-se no cantar do Santo Nome, nos passatempos e filosofia de Sri Krsna.
É muito claro que Krsna usa o termo "Jnani" para referir-se aqueles que abandonam o conhecimento mundano e voltam-se para Bhakti.
Tal Jnani ama a Krsna, e Krsna ama-o.
Em outras palavras, Krsna não está a referir-se aqueles que praticam Bhakti em busca de conhecimento mundano.
Srila Baladeva Vidyabhusana comenta que este tipo de Jnani (o devoto em conhecimento que deseja somente o serviço a Krsna) é tão querido para Krsna que o Senhor não se satisfaz simplesmente considerando-o o melhor, mas Ele adiciona, "ele é querido para Mim".
Após ouvir este verso, alguém pode concluir que os três Karma Misra Bhaktas são insignificantes e somente o Jnani é importante.
Antecipando isto, Krsna fala o texto 18.

BG 7.18
"Todos estes devotos são sem dúvida almas magnânimas, mas aquele que cultiva conhecimento acerca de Mim, Eu considero como sendo tal qual Eu mesmo.
Ocupando-se em Me prestar serviço devocional transcendental, ele com certeza Me alcançará, e esta é a meta mais elevada e perfeita."

Embora o Jnani seja especial, os outros três são também objecto de afeição de Krsna porque voltaram-se para Ele, ainda que para satisfazer desejos materiais.

Portanto, Krsna considera o Jnani como sendo Ele Mesmo.
Mas devotos como Uddhava e as Gopis, Krsna considera ainda mais queridos que Ele mesmo.

Quanto tempo leva um Jnani a alcançar este nível de devoção?

BG 7.19
"Após muitos nascimentos e mortes, aquele que tem verdadeiro conhecimento rende-se a Mim, sabendo que sou a causa de todas as causas e de tudo o que existe. É muito raro encontrar semelhante alma."

Este verso salienta a rareza da devoção pura. O Arta, Jijnasu e Artha Arthi devem alcançar a plataforma do Jnani antes de tornarem-se aptos a voltar ao Lar.
Esta é a mensagem muito clara do terceiro e quinto capítulos: desejos materiais devem ser abandonados para fazer avanço espiritual.
Deve-se alcançar a plataforma de Niskama e então desta plataforma, a plena rendição.

Bhakti é rara mesmo entre os Jnanis (Sa mahatma sudurlabhah), e seu desenvolvimento geralmente leva muito tempo (Bahunam janmanam ante).
A associação com devotos puros acelera o processo, porque por esta associação alguérm ouve e canta sobre Krsna, e assim entende que Vasudeva, Krsna é tudo (Vasudevah sarvam iti).


Fim das citações.

Todas as glórias ao vosso serviço
Dandavats
Prahladesh Dasa