quinta-feira, 19 de junho de 2008

Este Mundo Material

Patita Pavana Devi Dasi escreveu:

Outro dia, ouvi uma aula que falava sobre o modo da bondade. Tudo estava baseado em análises e comparações ao nível de realização pessoal do palestrante. Portanto, as palavras não estavam apoiadas nos significados dados por Srila Prabhupada, porque Srila Prabhupada não utilizava análises, tampouco comparações pessoais. Ele utilizava com grande generosidade analogias e citações sástricas, passatempos e exemplos deixados por outros acaryas na linha de sucessão discipular.O palestrante dizia que uma pessoa no modo da bondade ao agir energicamente não está mais no modo da bondade. Um transcendentalista não julga nada a critério do que ele pensa. Ele apenas repete o que ouviu diretamente do mestre espiritual autêntico. Ele é um dasanudasah.Srila Prabhupada estava situado no modo da bondade pura, sem deixar, entretanto, de corrigir energicamente seus discípulos no sentido de abrir os olhos de seus discípulos da ilusão deste mundo material.O guru é suave como uma rosa, mas enérgico quando há necessidade de correção, isto é, desvio de conduta, especulações mentais, o mau uso e divergências& nbsp;de nossas literaturas, além das falhas na compreensão de suas instruções, como também impersonalismo e inúmeros outros exemplos.Este mundo material não é um lugar para cavalheiros. E só um transcendentalista muito avançado, apoiado em realizações genuínas, através da misericórdia sem causa de Bhagavan pode entender isto. Por isso, por compaixão infinita ele vem até nós e unge nossos olhos com conhecimento transcendental e serviço amoroso ao Senhor Supremo Krishna, para sairmos deste mundo de ignorãncia e alcançar estágios mais elevados de vida e realizações espirituais.Uma pessoa que está situada numa posição elevada dentro da Sociedade deve, pelo menos, tentar abrir os olhos de sua audiência seguindo os passos de outros acaryas genuínos. Não pode estar vinculado apenas ao que penso ou o que acho. Deve ensinar a verdade, suave ou energicamente, por que é a verdade pura, original (Vedas); Um acarya não serve mais& nbsp;a sua mente. Ele deve transcender o limite imposto pela mente, principalmente o orgulho. Deve seguir a tradição para o bem estar espiritual dos outros. E para isto é necessário inteligência. O que mais dói aos nossos ouvidos e olhos, entretanto,& nbsp;é ver CD das aulas sendo vendido no lugar mais sagrado do templo em frente a murti de Srila Prabhupada. É preciso muita humildade e devoção para compreendermos realmente com toda humildade, o espírito missionário de Srila Prabhupada e sua passagem neste mundo material, deixando um legado de riquezas espirituais.

Fim da citação

Cc Antya Lila 12 - 15 ao 42.

"Sivananda Sena administrava o pagamento de taxas nos diferentes locais. Mantendo todos os devotos , ele guiava-os com grande felicidade.

Sivananda Sena cuidava de todos e dava lugares para os devotos ficarem. Ele conhecia todos os caminhos para Orissa.

Um dia quando o grupo estava parado por causa de um fiscal de taxas, os devotos foram autorizados a passar, e Sivananda Sena ficou para trás para pagar as taxas.

O grupo foi para a vila e esperou debaixo de uma árvore porque ninguém a não ser Sivananda Sena poderia arranjar quartos para eles ficarem.

Nityananda Prabhu neste meio tempo ficou com muita fome e perturbado. Porque Ele não havia obtido um local adequado para ficar começou a chamar nomes feios a Sivananda Sena.

Ele reclamou:"Sivananda Sena não fez os arranjos para minha acomodação". "Tenho tanta fome que posso morrer. Porque ele não veio, Eu amaldiçoo seus três filhos para morrerem."

Ouvindo esta maldição, a esposa de Sivananda Sena começou a chorar, justamente quando Sivananda retornava do posto fiscal.

"Chorando, a esposa informou-o, "O Senhor Nityananda amaldiçoou nossos filhos porque Sus acomodações não foram arranjadas."

"Sivananda Sena respondeu, "Mulher louca! Porque estás a chorar sem necessidade? Deixe meus três filhos morrerem por toda a inconveniência que causamos à Nityananda Prabhu."

Após dizer isto, Sivananda Sena foi ter com Nityananda Prabhu que levantou-Se e chutou-o.

Muito satisfeito após ter sido chutado, Sivananda Sena rapidamente arranjou a casa de um leiteiro para ser a acomodação do Senhor Nityananda.

Sivananda Sena tocou os pés do Senhor Nityananda Prabhu e levou-O para Sua residência. Após acomodar o Senhor na Sua habitação, Sivananda Sena, muito satisfeito, falou o seguinte.

"Hoje o Senhor aceitou-me como Seu servo e apropriadamente castigou-me pela minha ofensa."

"Meu querido Senhor, a Sua punição é misericórdia sem causa. Quem dentro destes três mundo pode entender o Seu carater verdadeiro?"

"A poeira dos Seus pés de lótus não é accessível nem mesmo para o Senhor Brahma, ainda assim os Seus pés de lótus tocaram este corpo inútil."

"Hoje meu nascimento, minha família e minhas actividades tornaram-se bem sucedidos.. Hoje alcancei a plena satisfação dos princípios religiosos, desenvolvimento econômico, satisfação dos sentidos e o serviço devocional ao Senhor Krsna."

Quando o Senhor Nityananda ouviu isto, ficou muito feliz. Ele levantou-se e abraçou Sivananda Sena com grande amor.

Estando muito satisfeito com a atitude do Senhor Nityananda, Sivananda Sena começou a arranjar acomodações para todos os Vaisnavas, liderados por Advaita Acarya.

Uma das características de Sri Nityananda Prabhu é Sua natureza contraditória. Quando Ele fica irado e chuta alguém, isto na verdade é para o seu benefício.

O sobrinho de Sivananda Sena, chamado Srikanta, filho da sua irmã, sentiu-se ofendido, e comentou o ocorrido na ausência do seu tio.

"Meu tio é bem conhecido como sendo um dos associados de Sri Caitanya Mahaprabhu, mas o Senhor Nityananda Prabhu mostrou Sua superioridade por chutá-lo."

Após dizer isto, Srikanta, que era somente um rapaz, deixou o grupo e viajou sozinho para a residência de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Quando Srikanta ofereceu reverências ao Senhor, ele ainda vestia sua camisa e manto. Portanto, Govinda disse: "Meu querido Srikanta, primeiro tire esta roupa."

Quando Govinda avisava Srikanta desta forma, Sri Caitanya Mahaprabhu disse:"Não o perturbe. Deixe Srikanta fazer o que quizer, pois ele veio muito perturbado."

Sri Caitanya Mahaprabhu perguntou a Srikanta pelos outros Vaisnavas, e o rapaz informou ao Senhor sobre todos eles.

Quando Srikanta ouviu o Senhor dizer "Ele está perturbado", pode entender que o Senhor é omnisciente.

Portanto, ao descrever os Vaisnavas, ele não menciounou o pontapé que o Senhor Nityananda havia dado em Sivananda Sena. Neste meio tempo, todos os devotos chegaram e encontraram-se com o Senhor.

Sri Caitanya Mahaprabhu recebeu a todos, como nos anos anteriores. No entanto, as mulheres, viram-No a distância."

Fim da citação

Por este passatempo podemos perceber que Srikanta não aceitou muito bem a "ira" transcedental de Sri Nityananda Prabhu, enquanto Sivananda Sena aceitou-a como uma grande misericórdia.

Também podemos perceber que nem mesmo a "ira" transcedental no modo da bondade pura (Vishuda Sattva), de um devoto puro como Srila Prabhupada ou a "ira" transcedental da própria Pessoa Suprema como Sri Nityananda Prabhu são por vezes aceitas ou compreendidas adequadamente.

Todos sabemos quando esta "ira" transcedental é aplicada e em que situações específicas.

No entanto, devemos ser muito cuidadosos sobre este ponto, salientando que tais situações são casos extremos.

SS Satsvarupa Maharaja explica no livro "As Vinte e Seis Qualidades do Devoto" como um devoto controla as seis más qualidades (Luxúria, Ira, Cobiça, Ilusão, Loucura e Inveja) ocupando-as no serviço a Krsna.

"...o exemplo famoso é Hanuman,...
...o Senhor Caitanya também demonstrou ira transcedental quando escutou que Jagai e Madhai tinham atacado o Senhor Nityananda."
...Arjuna em Kuruksetra.
São alguns exemplos da ira devocional sob a forma de luta.
Um devoto também pode dirigir sua ira contra os falsos Gurus e outros enganadores do povo. Quando o devoto escuta propaganda contra o serviço devocional, ele pode escrever artigos contra os demônios ou pregar activamente de outra maneira.
(quando um devoto escreve "demônio", leia-se "materialistas" ou "invejosos")

Hindus desinformados pensam que um Sadhu nunca pode demonstrar a ira. Tais pessoas não compreendem a ira transcedental. Evidentemente, a ira não deve ser descontrolada ou utilizada para combater um insulto contra si próprio.

"...a ira somente pode ser utilizada no serviço ao Senhor."

"A ira também se manifesta num estágio muito avançado do serviço devocional como um tipo de apego extático em relação à Krsna; muitos exemplos disto são encontrados em O Néctar da Devoção.
Certa vez quando Krsna e Seus amigos retornavam das florestas de Vrndavana, os vaqueirinhos contaram a Mãe Yasoda que Krsna fora sozinho à floresta Talavana e matara Dhenukasura.
Quando Mãe Yasoda ouviu como os meninos haviam pedido a Krsna que fosse numa missão tão perigosa sozinho, ela ficou perturbada e olhou irada para os meninos.
Em outra ocasião, quando na Assembléia Rajasuya o demônio Sisupala insultou Krsna, o primo de Krsna, Nakula falou com grande ira:
"Se alguém zomba de Krsna, eu declaro que como um Pandava hei de chutar seu elmo com meu pé esquerdo, e que o ferirei com minhas flechas que são tão boas quanto Yamadanda, o cetro de Yamaraja."

"...As más qualidades são reflexos pervertidos de qualidades existentes em estado original puro no mundo espiritual..."

"...O que faz um devoto se ele sente a necessidade da qualidade má em sua forma material?
Quando isto acontece, temos que utilizar o auto-controle.

...Ser capaz de controlar as más qualidades é a qualificação de um Goswami, ou controlador dos sentidos.
O devoto tem de obter força para dizer "Não!" corretamente, para os desejos por coisas materiais.

"...O controle dos sentidos não é possível através da repressão artificial ou mecânica e sim por intermédio do conhecimento transcedental (Jnana) e do sabor Transcedental (Vijnana)."

Fim da citação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE