quarta-feira, 21 de maio de 2008


De acordo com o Nityananda Caritamrta, o próprio Senhor Gauracandra declara que Madhavendra Puri é a raiz original da adoração em amor extático.

Antes do Senhor Caitanya aparecer, Ele enviou Seus eternos associados como Sri Advaita Acarya, Sri Jagannatha Misra, Saci Mata, Madhavendra Puri, Isvara Puri.
Sri Madhavendra Puri foi iniciado por Laksmipati Tirtha na Sampradaya de Madhvacarya.
Ele teve muitos discípulos mas os principais são Sri Advaita Acarya, Sri Isvara Puri e o próprio Sri Nityananda Prabhu.

No que diz respeito ao seu relacionamento com Nityananda Prabhu podemos dizer que, de acordo com o Prema Vilasa 24, Nityananda foi discípulo de Isvara Puri. Sri Jiva Goswami declara que Nityananda foi discípulo de Sankarsana Puri que foi discípulo de Madhavendra Puri.
Também no Bhakti Ratnakara esta dito que Nityananda aceitou Diksa de Laksmipati que foi o Guru de Madhavendra Puri.
De qualquer forma, o Caitanya Bhagavata explica que Madhavendra Puri relacionava-se com Nityananda como um amigo, enquanto Nityananda mostrava uma atitude de respeito e reverência para com Madhavendra Puri, e assim tudo fica reconciliado devido a relação amistosa entre Sri Caitanya e Sri Nityananda.

De uma forma ou outra, todos os Vaisnavas da Bengala e de Ksetra Mandala (Jagannatha Puri) estavam conectados com Madhavendra Puri.
Depois do Senhor Caitanya apareceu muitos dos seus discípulos juntaram-se ao movimento de Sankirtana de Mahaprabhu.
Ele começou o processo de restauração dos locais sagrados de Vrndavana que depois foi continuado pelos Goswamis.
Devido a um sonho que teve com Gopala, desenterrou e instalou a Deidade de Gopala na colina de Govardhana com um grande festival de Anakuta ( uma montanha de oferendas à Krsna), também conhecido como Govardhana Puja.
Este é um dos principais festivais celebrados até hoje em Vrndavana.
A Deidade original de Gopala é hoje adorada em Nathadvara, Rajastão, pela Vallabha Sampradaya, e é conhecida como Sri Nathaji.

Porque Madhavendra Puri é a raiz original da adoração em amor extático?

Madhavendra Puri introduziu o conceito de Madhurya Bhava (Amor conjugal) na Sampradaya de Madhvacarya.
Madhavendra Puri plantou a semente de Madhurya Prema Bhakti.
E Sri Caitanya Mahaprabhu tornou-Se a árvore frondosa que fornece os doces frutos de Madhurya Krsna Prema para todos nós.

Ele também revelou o conceito de Viraha Bhava, o humor de separação de Deus.
A Viraha Bhava de Mahaprabhu começou com um verso falado por Madhavendra Puri, Seu Parama Guru, e isto incrementou a medida que o Senhor ouvia o décimo canto do Srimad Bhagavatam, o Krsna Karnamrta, o Gita Govinda, o Padyavali, e os poemas amorosos de Candidasa e Vidyapati.
O verso de Madhavendra Puri é:

ayi dina dayadra natha he
mathura natha kadavalokyase
hrdayam tvad aloka kataram
dayita bhramyati kim karoty aham

"Ó compassivo Senhor dos pobres e humildes!
Ó Senhor de Mathura!
Quando eu O verei novamente?
Sem vê-Lo, meu coração tornou-se muito aflito.
Ó meu amado, estou subjugado.
O que farei agora?" Cc Madhya 4.197

Sri Krsna Dasa Kaviraja Goswami explica que este verso é Rasa Kavya (o melhor verso dentro de todo o tesouro da poesia Rasika).

Na verdade este verso foi falado por Radharani, que por Sua (dEla) misericórdia colocou este verso na boca de Madhavendra Puri.
Poucas palavras deste verso faziam Mahaprabhu perder a consciência externa, e faziam-nO dançar no oceano de Divyonmada Mahabhava, as loucuras de emoções extáticas de Sri Radha encontradas no Brahmar Gita (SB 10.47).

Os Gaudiya Vaisnavas concluem que a brisa agradável do amor extático exibido pelo Senhor Gauranga enquando dos Seus passatempos manifestos começou com Madhavendra Puri.

Em Remuna na Orissa, no Templo de Gopinatha, oferecem à Deidade um Ksira (Arroz doce) conhecido como Amrta Keli, um arroz doce cremoso com leite condensado e passas.
A 500 anos atrás quando Madhavendra Puri foi buscar Sândalo para a Deidade de Gopala passou por este Templo.

Quando ele viu o delicioso Ksira oferecida à Deidade neste Templo, quis experimentar para fazer igual para Sri Gopala.
Mas ele somente aceitava alimentos quando lhes eram oferecidos.
Como ninguém ofereceu Ksira a Madhavendra Puri ele deixou o Templo sem experimentá-lo.
O Pujari de Gopinatha teve um sonho, aonde Gopinatha disse que havia escondido algum Ksira debaixo de Sua roupa, e que o Pujari deveria dá-lo à Madhavendra Puri
Então a Deidade de Gopinatha passou a chamar-se Ksira Cora (ladrão) Gopinatha.

Madhavendra Puri estabeleceu um Ashram em Remuna. Suas sandálias de madeira (Karam) são adoradas nesta Ashram até hoje.

Vosso servo
Prahladesh Dasa