segunda-feira, 19 de maio de 2008

Crianças


"Em relação a sua questão de que a força deve ser usada com as crianças, não, a força não deve ser usada para as crianças fazerem alguma coisa.
As crianças não devem ser forçadas. Isto é um absurdo. Quem arquitetou isto? Se nós quisermos que eles se tornem grandes devotos, então devemos educar as crianças com amor e não de uma forma negativa.
É claro que se eles forem desobedientes nós podemos mostrar a vara mas nunca usá-la. Crianças só fazem disparates, e assim você pode iludi-las contando-lhes uma pequena história e assim elas serão enganadas de forma correta.
Mas nunca use a força, especialmente em relação a forçá-las a cantar e a participar de outros programas espirituais. Se elas forem forçadas, isto fará com que nós as percamos e no futuro elas não gostarão da Consciência de Krsna."
(Carta de Srila Prabhupada à Brahmanya Tirtha, 10 de Dezembro de 1972)

Será que uma criança "rapta" Radharani de Krsna como Ravana rapta Sita de Rama?

Vosso servo
Prahladesh Dasa

É natural esperar de uma criança atos de criança. O problema seria se fosse um adulto a roubar Radha para pressionar Krishna. Mas como foi uma criança, acredito que podemos até olhar com amor para tal situação, porque um dia, quando ela adquirir mais consciência, saberá extrair de tal história o seu profundo saber espiritual. É importante que saibamos: roubar de Krishna é um ato infantil (espiritualmente infantil) na forma de se relacionar com Ele. Seja roubando Radha, seja "roubando" em qualquer outra coisa (como na Japa por exemplo, nos pensamentos, no alimentar-se, etc.).

Marcel