quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sri Sri Gaura Nitai, Sri Advaita, Sri Gadadhara, Sri Sri Krsna Balarama, Srimati Radha, Sri Rama, Srimati Sita Devi e o Senhor Nrsimha são as formas principais de Visnu e Sakti Tattvas.

A Suprema Personalidade de Deus, Sri Caitanya Mahaprabhu nunca disse que nós não somos Rama Bhaktas nem tampouco nenhum dos associados de Sri Caitanya disse tal coisa. O Senhor Caitanya costuma vestir-se como um Bhakta de Sri Rama, como Srila Hanuman, e executa o passatempo de conquista de Sri Lanka (Lanka Vijaya) em Jagannatha Puri.

Desta forma, o próprio Senhor Gaura medita profundamente nos passatempos do Senhor Rama.
Ele pede para Murari Gupta compor e recitar o famoso Srila Ramastaka e desfruta imenso disto.
Inclusivamente mostra Sua forma como Sri Rama para Murari Gupta.

O Senhor Caitanya nunca considera os passatempos de Sri Rama inferiores.

Em Modadrumadvipa, o Senhor Caitanya relembrou Seus passatempos quando Ele visitou este local com Srimati Sita Devi em Treta Yuga.

Assim o próprio Senhor Caitanya absorve-se no humor de um Rama Bhakta.

Ser um Rama Bhakta é uma posição muito exaltada.
Os macacos divinos de Ayodhya são mesmo superiores aos residentes de Vaikuntha de quatro braços.

Isto está descrito no Brihad Bhagavatamrta.

Nem todos os devotos do movimento de Sankirtana do Senhor Gaura no presente, passado e futuro serão eternos associados em Goloka como podemos ver pelos próprios passatempos do Senhor.

O Senhor glorifica a Bhakti de todos Seus associados não importando se estão em Goloka, Dvaraka, Ayodhya ou nos planetas Vaikuntha.

Tomemos como exemplo o amor (Bhakti) de Hanuman por Sri Sri Sita Rama.

Quão exaltado é este amor?

Na verdade Hanuman representa a perfeição do serviço devocional em Dasya Rasa.

Os Acaryas em Gaura Lila que foram Gopis em Krsna Lila nunca desprezaram os Acaryas em Gaura Lila que foram macacos em Rama Lila ou servos em Visnu Lila. Nenhum deles disse "não somos Rama Bhaktas".

Na verdade somos Bhaktas de todas as formas principais de Visnu ainda que o nosso humor (Rasa) incline-se em direcção à Sri Sri Gaura Nitai e Sri Sri Radha Krsna.

A menos que respeitemos e adoremos todas as formas primárias de Visnu Tattva, não alcançaremos a misericórdia do próprio Senhor Caitanya.

Alguém talvez somente queira enfatizar Sri Sri Radha Krsna Bhajana e "não enfatizar" a adoração de Visnu Tattvas como Sri Rama e o Senhor Nrsimha.

Tais pessoas não gostam de ler literaturas Vaisnavas que não descrevem os passatempos conjugais de Sri Sri Radha Krsna.

Considerando-se Rasika Bhaktas, eles preferem ler somente Madhurya Katha.

Mas o próprio Senhor Gauranga pessoalmente glorificava e adorava Sri Nrsimhadeva perto do Templo de Gundicha e cantava Tava Kara Kamala Vare etc.

Ele ou Seus associados nunca declararam em nenhuma escritura que adorar as encarnações principais de Visnu Tattva era um impedimento em Madhurya Bhajana.

Talvez num estágio avançado de Bhajana, o devoto(a) deseje focar-se numa Rasa particular, mas sem alcançar este estágio não devemos abandonar a adoração das formas principais Visnu Tattva do Senhor Krsna.

No Templo de Sri Tota Gopinatha, Srila Gadadhara Pandita costumava recitar para o Senhor Caitanya os passatempos (100 vezes cada) do Senhor Kapiladeva, Srila Dhruva Maharaja, Sri Prahlada Maharaja etc. O Senhor tinha muito prazer em ouvi-los.

O Senhor Caitanya estabeleceu o exemplo do devoto ideal e se Ele não quisesse que nós praticassemos Rama Bhakti ou Nrsimha Bhakti, Ele próprio nunca teria feito.

Mas algumas pessoas não querem ouvir estes passatempos do Srimad Bhagavatam e diretamente saltam para os cinco capítulos da Rasa Lila no Srimad Bhagavatam ou outras escrituras altamente esotéricas dos Goswamis.

Isto pode ser perigoso, pois podemos indiretamente actuar como se fossemos superiores ao próprio Senhor Caitanya, e podemos desenvolver uma tendência Sahajiya.

O "Sri Navadvipa Dhama Mahatmya" de Srila Bhaktivinoda Thakur descreve como em Navadvipa, mais especificamente em Modadrumadvipa, o Senhor Ramacandra previu para Sita Devi o Seu aparecimento como Sri Caitanya Mahaprabhu.

"Ao ver a refulgência de Navadvipa Dhama, Sri Rama começou a rir-se e disse a Sita Devi:

"Ouça Sita, aqui existe uma história muito secreta.
Quando Kali Yuga manifeste-se em Nadiya, Eu serei visto numa forma dourada.

O Prema Bhakti que os devotos experimentam em relação a Mim vem de duas formas. Em união comigo eles desfrutam o que se chama Sambhoga, e em separação de Mim eles experimentam a felicidade de Vipralambha.

Os Meus associados eternos desejam Sambhoga (união), mas como misericórdia dou-lhes Vipralambha (separação).

A tristeza de Vipralambha centra-se em Mim, mas na verdade é a maior bem-aventurança. Os devotos sentem desta forma.

Depois da separação, quando ocorre a união, muito mais intensa que antes - multiplicado cem mil vezes - é a bem-aventurança que eles sentem.

Esta é a explicação de como pode haver felicidade na separação e deves aceitá-lo.

Quem é agora minha mãe Kausalya, será Saci Mata em Gaura Lila, e tu Sita serás Minha serva como Visnupriya. Em separação tu adoráras Minha Murti e propagarás Minha glória. Separado de Ti, Eu adorarei uma Murti dourada de Sita na aldeia de Ayodhya."

Sri Sri Sita Rama Ki Jaya !!!
Sri Gauranga Mahaprabhu Ki jaya !!!

Guhaka, o amigo do Senhor Rama apareceu em Gaura Lila como Sadananda Vipra Battacarya.
Guhaka não conhecia nada nos três mundos a não ser Sri Rama.

Ele estava presente na casa de Jagannatha Misra quando o Senhor Caitanya nasceu. Ao ver a criança teve uma visão. Primeiramente viu o Senhor Caitanya sentado num trono.

Então viu o Senhor Ramacandra verde como a erva, e ao Seu lado estava Laksmana.

A Sua esquerda encontrava-se Sita Devi e em frente Hanuman."

Ou seja, em Modadrumadvipa, o Senhor Caitanya relembra Seus passatempos neste local como Sri Rama, e o Senhor Ramacandra preve seu aparecimento como Sri Caitanya.

Gaura Premananda Hari Haribol !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa