sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fonte:ISKCON - New Zealand
http://www.hknet.org.nz/BVT-NDM5.html

Do "Sri Navadvipa Dhama Mahatmya" de Srila Bhaktivinoda Thakur:

"Sri Ramanuja Acarya é considerado uma encarnação de Laksmana, o irmão mais novo do Senhor Ramacandra.

Uma vez quando Ramanuja Acarya esteve em Jagannatha Puri ele ofereceu orações ao Senhor Jagannatha, que ficou muito satisfeito.

O Senhor Jagannatha apareceu diante de Ramanuja e disse:

"Ramanuja, vá visitar Sri Navadvipa, pois muito em breve Eu aparecerei na casa de Jagannatha Misra.

Sri Navadvipa é Minha morada mais querida e é uma parte do céu espiritual manifesto neste mundo.

Como Meu servo eterno e líder entre Meus devotos, você deve ir a Navadvipa. Deixe seus estudantes aqui, pois eles estão absortos em Dasya Rasa (servidão em respeito e reverência) e não entenderão este humor devocional avançado. Portanto, vá a Navadvipa sozinho.

Somente uma pequena parte de Sri Navadvipa contém Ranga Ksetra, Venkatesvara e Yadava Acala. Portanto, vá a Sri Navadvipa e veja Minha forma como Gauranga. Após ganhar as bençãos do Senhor retorne para Kurma Sthana e reencontre seus discípulos.

Juntando suas mãos, Ramanuja humildemente pediu ao Senhor Jagannatha:

"Meu querido Senhor, o Senhor misericordiosamente falou-me acerca de Gauranga, mas quem é Ele exatamente? Eu não sei?

O Senhor respondeu:

"Você bem sabe que o Senhor Sri Krsna, o Senhor de Goloka, é a Suprema Verdade Absoluta.

Isto é bem compreendido por Meus devotos.

Esta mesma Suprema Personalidade de Deus que reside em Sri Vrndavana está plenamente manifesta como Gauranga, e Sua amada morada, Sri Vrndavana, está manifesta como a terra sagrada de Sri Navadvipa.

Neste local divino, o Senhor Gauranga reside eternamente...

Ouvindo as palavras do Senhor Jagannatha, Ramanuja ficou absorto com amor.

"Meu Senhor", disse ele, "Seus passatempos são realmente impressionantes. As escrituras não podem descrever plenamente Suas opulências.

Porque Gauranga Lila não é descrita nas escrituras?

Após refletir, eu encontrei algumas citações indiretas sobre Gauranga Tattva nos Srutis e Puranas. Mas agora todas minhas dúvidas se foram e estou pronto a executar Suas ordens.

Se for o Seu desejo, eu irei a Navadvipa e então depois, irei pregar acerca do Senhor Gauranga em todos os três mundos, dando evidência das escrituras, e convertendo a todos para o serviço ao Senhor Gauranga.

Por favor, instrua-me. Simplesmente de-me Sua ordem."

O Senhor Jagannatha respondeu:

"Ramanuja, não propague isto desta forma. Mantenha estes segredos dos passatempos do Senhor Gauranga. Somente depois do Senhor Gauranga concluir Seus passatempos é que as pessoas em geral compreenderão Seus passatempos. Pregue acerca de Mim no nível de Dasya Rasa como sempre fizestes, mas dentro do teu coração, adore o Senhor Gauranga constantemente."

Seguindo as ordens do Senhor Jagannatha, Ramanuja secretamente cultivou atracção por Sri Navadvipa. Sendo muito misericordioso, o Senhor Narayana levou Ramanuja para Vaikunthapura e mostrou-lhe Sua forma transcedental, adorado pelas manifestações das Suas diferentes energias. Ramanuja sentiu-se muito afortunado de ver isto, mas, a medida que contemplava esta cena, o Senhor manifestou Sua forma como Gauranga, o filho de Jagannatha Misra.

A mente de Ramanuja ficou atordoada pelo brilho daquela forma dourada. Então, o Senhor Gauranga colocou Seus dois pés de lótus na cabeça de Ramanuja e Ramanuja repleto de inspiração começou a oferecer orações.

Ramanuja disse:"Eu devo ver Seus passatempos quando o Senhor aparecer aqui em Navadvipa. Meu querido Senhor, não devo abandonar este lugar."

O Senhor Gauranga respondeu:"O seu desejo será satisfeito, ó filho de Kesava. Quando Minha Navadvipa Lila revelar-se você novamente nascerá aqui."

O Senhor Gauranga então desapareceu. Extremamente satisfeito pela promessa do Senhor, Ramanuja retornou a Kurma Sthana, aonde reencontrou seus discípulos. Durante sua vida ele pregou serviço devocional ao Senhor no humor de Dasya Rasa no Sul da Índia, enquanto internamente estava absorto na meditação dos passatempos do Senhor Gauranga.

Pela misericórdia do Senhor Gauranga, ele nasceu novamente em Sri Navadvipa Dhama como o devoto chamado Ananta Vipra para auxiliar nos passatempos do Senhor. Quando o Senhor apareceu em Sri Navadvipa, Ananta Vipra era idoso. Ele vivia numa cabana embaixo de uma árvore figueira de bengala. Nesta humilde morada, adorava as Deidades de Laksmi Narayana.

Ninguém é capaz de descrever a forma pura da sua adoração as Deidades."

Fim da citação.

Quem poderá entender a multidimensão de Rasas e Lilas destas personalidades divinas, os associados do Senhor?

Uma mesma personalidade participa simultaneamente em três Lilas diferentes:

Laksmana (Rama Lila)
Ramanuja (Laksmi Narayana Lila)
Anata Vipra (Gaura Lila)

Vosso servo
Prahladesh Dasa