quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Encontro entre Narada Muni com Bhakti Devi e seus dois filhos moribundos, Jnana (Conhecimento) e Vairagya (Renúncia)

Do "Padma Purana", Uttara Khanda - Srimad Bhagavata Mahatmyam (As Glórias do Srimad Bhagavatam)

"Uma vez, na floresta de Naimisaranya, Sri Saunaka Rsi, perguntou a Suta Goswami:
...em Kali Yuga as pessoas em geral são demoníacas. Por favor,explique, portanto, a melhor forma de purificar aqueles afetados por vários tipos de tribulações.

Suta Goswami disse:
...Por favor, ouça atentamente. Eu darei a essência de todas as conclusões

...Sri Sukadeva Goswami recitou o Srimad Bhagavatam em Kali Yuga para destruir totalmente o medo da cobra da morte...
...não há uma forma mais elevada do que esta para purificar a mente.

...O Senhor Brahma ficou impressionado ao saber que Pariksit Maharaja havia alcançado a liberação somente por ouvir o Srimad Bhagavatam.
Todos os outros sábios que estavam com Brahma também ficaram impressionados e disseram que em Kali Yuga simplesmente por ouvir e recitar o Srimad Bhagavatam, o qual não é diferente da Suprema Personalidade de Deus, pode imediatamente propiciar Bhakti.

...Eu irei narrar um episódio repleto de devoção.

...Uma vez, os 4 Kumaras foram para Visala (Badrinatha), para associarem-se com pessoas santas. Lá encontraram Narada Muni.
Os Kumaras disseram:
"Ó Brahmana, porque você está tão abatido e cheio de ansiedade? De onde vens? E para onde vais tão rápido? Isto não condiz com uma pessoa livre do apego material como tu.
Por favor, explica a razão disto.

Sri Narada Muni respondeu:
(Narada Muni explica a condição lamentável de Kali Yuga)
Depois de viajar por toda a Terra eu cheguei a beira do Yamuna, aonde Sri Krsna executou passatempos maravilhosos.

Ó grandes sábios, ouçam acerca da cena muito estranha que encontrei neste local.

Uma mulher muito bela e bastante abatida, estava sentada, enquanto dois homens velhos estavam deitados perto dela inconscientes e respiravam com muita dificuldade.
Enquanto tentava reanimá-los a bela jovem as vezes gritava.
As vezes pedia ajuda, proteção da Superalma.
Ela era servida por centenas de jovens que abanavam-na e tentavam consola-la.
Com grande curiosidade aproximei-me.
Então a jovem disse:
"Ó pessoa santa, por favor, fique e acabe com minha angústia"
Sri Narada Muni respondeu:"Ó Dama virtuosa, quem é você? E quem são estes dois homens velhos? Quem são estas jovens que estão a servi-la? Por favor, explique a causa da sua angústia em detalhes."

A jovem dama respondeu:

"Meu nome é Bhakti, e estes são meus filhos Jnana (Conhecimento) e Vairagya (Renúncia).
Mas pela influência do Tempo eles tornaram-se velhos e decrépitos.
Estas mulheres são os rios sagrados como o Ganges.
Elas vieram para servir-me.
Embora esteja sendo servida por estas jovens, continuo sem ter paz.
Ó sábio, cuja única riqueza é a austeridade, ouça minha história atentamente e ajude-me.
Eu nasci na terra de Dravida (Ramanujacarya) no sul da Índia, cresci em Karnataka (Madhvacarya).
Fui muito respeitada em Maharastra (O Santo Tukarama iniciado por Sri Caitanya Mahaprabhu).
Mas quando vim para Gujarat, perdi minha juventude.

Patifes influenciados por Kali Yuga quebraram meus membros e por muito tempo permaneci nesta condição, e juntamente com meus dois filhos, tornei-me fraca e impotente.
Após vir a Vrndavana, recuperei minha beleza e juventude, mas meus dois filhos que estão deitados aqui ainda continuam velhos e cansados.
Eu irei abandonar Vrndavana e viajarei para países estrangeiros (Srila Prabhupada - ISKCON).
Mas sinto-me infeliz ao ver a condição dos meus filhos.

Nós três estamos sempre juntos.

Então, porque eu estou jovem e eles velhos?
O correto é que os filhos são sempre mais jovens que a mãe.
Estou confusa e a lamentar. Você tem poderes místicos e é muito inteligente, portanto, explique-me isto".


Narada Muni disse:"Somente pela glória de Vrndavana é que você recuperou a juventude. Vrndavana é muito auspiciosa porque a devoção sempre dança aqui.
No entanto, os seus dois filhos estão a ser negligenciados e sua saúde tem se deteriorado, e somente pelo toque de Vrndavana eles permanecem a respirar com muita dificuldade.

Narada Muni Tenta Remover a Angústia de Bhakti Devi

Narada Muni sentindo grande compaixão tentou acordá-los sacudindo-os. Ele colocou sua boca nos seus ouvidos:

"Ó Jnana acorde!
Ó Vairagya, por favor, levante-se!"


Então ele cantou os Mantras Védicos, o Vedanta Sutra e os Upanisads. Recitou o Bhagavad Gita repetidas vezes. Com grande dificuldade, eles foram revividos, mas estavam letárgicos e bocejavam incapazes de abrir os olhos. Seus cabelos estavam brancos e seus membros fracos.
Narada Muni ficou muito perturbado e então despediu-se de Bhakti Devi, de Jnana e Vairagya e foi buscar ajuda.

Ao encontrar os 4 Kumaras eles disseram:
"Ó Sábio, abandone sua ansiedade e seja feliz pois a solução é simples.
Simplesmente por ouvir as palavras do Srimad Bhagavatam, Bhakti, Jnana e Vairagya serão nutridos.
Isto aliviará a miséria de Jnana e Vairagya e tornará Bhakti bem-aventurada.
Assim como quando um leão ruge os lobos fogem, simplesmente o som do Srimad Bhagavatam pode destruir todos os vícios de Kali Yuga.
Bhakti é o fluir do amor à Deus e juntamente com Jnana e Vairagya entrará em cada Lar de Kali Yuga e dançará no coração de todas as entidades vivas."

A Angústia de Bhakti Devi é Removida

Os Kumaras disseram:
"Vamos realizar um Jnana Yajna (Aqui o termo "conhecimento" não é diferente da devoção.Conhecimento relacionado com Krsna é um aspecto de Bhakti) por recitar o Srimad Bhagavatam por sete dias (Bhagavata Saptaha)

Através deste Katha, uma novela de Rasa irá manifestar-se. Bhakti irá aparecer juntamente com Jnana e Vairagya que tornaram-se decrépitos. Aonde quer que exista uma recitação do Srimad Bhagavatam, Bhakti, Jnana e Vairagya automaticamente manifestam-se. Pelo som do Srimad Bhagavatam eles se tornarão jovens e com energia.

Suta Goswami disse: "Ó Saunaka, enquanto os Kumaras e Narada Muni juntamente com outras pessoas santas recitavam o Srimad Bhagavatam, uma coisa maravilhosa ocorreu.

Bhakti apareceu juntamente com seus dois filhos, os quais agora eram jovens.

Ela cantava alto e repetidamente:
"Sri Krsna! Govinda! Hari! Murari! Senhor Narayana! Vasudeva!

Todos puderam perceber que Bhakti Devi tornara-se ainda mais jovem e bela e que usava como ornamentos as conclusões do Srimad Bhagavatam.

Bhakti Devi e seus dois filhos disseram:
"Através deste Bhagavata Katha fomos rejuvenecidos. Em Kali Yuga quase abandonamos o corpo.
Expliquem-nos aonde podemos residir nesta era?

Os Kumaras responderam:
"Com grande paciência e força vocês podem residir nos corações dos devotos de Krsna:"

Ao ouvir estas palavras Bhakti Devi, Jnana e Vairagya entraram nos corações dos devotos.

Os devotos em cujos corações Bhakti reside podem parecer empobrecidos. Mas eles são os mais gloriosos, porque abandonando Sua própria morada, o Senhor Ele mesmo vem e também reside nos corações dos devotos puros, ficando atado pela corda da devoção.

E assim foi:
"Quando o Senhor Supremo, o qual é muito querido para Seus devotos viu que a transcedental Bhakti Devi juntamente com seus filhos havia entrado nos corações dos devotos, Ele abandonou Sua morada, apareceu maravilhosamente naquela assembléia de santos e também entrou nos corações de Seus devotos.


O Srimad Bhagavatam é a personificação do Senhor nesta Terra.

As glórias do Srimad Bhagavatam não podem ser descritas com palavras.

Qualquer pessoa que ouça ou recite o Srimad Bhagavatam torna-se um associado do Senhor.
Então qual o propósito de princípios religiosos sem o Srimad Bhagavatam?

Grantha Raja Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado, Srila Prabhupada, o senhor nos deu os seus "êxtases emocionais" nos significados do Srimad Bhagavatam.

Vosso servo
Prahladesh Dasa