terça-feira, 11 de março de 2008

Tecnicismo

Sri Jiva Goswami Bhajana Kutir


O que alguns chamam "Tecnicismo" , Srila Prabhupada chama "entender cuidadosamente a verdade acerca de Krsna" ou "conhecer Krsna conclusivamente" .

No prefácio do Srimad Bhagavatam, Srila Prabhupada explica:

"O Śrīmad-Bhāgavatam é a ciência transcendental, não só para conhecer a fonte final de tudo, mas também para conhecer a nossa relação com Ele e nosso dever em direção a perfeição da sociedade humana, com base neste conhecimento perfeito.
Ele (o Srimad Bhagavatam) proporciona um pujante tema de leitura na língua sânscrita, e agora na apresentação em português, uma leitura cuidadosa será bastante para que Deus seja conhecido perfeitamente e para que o leitor esteja suficientemente treinado em defender-se das investídas dos ateístas. Para além disso, o leitor será capaz de convencer outros a aceitar Deus como um princípio concreto.
O Śrīmad-Bhāgavatam começa com a definição da fonte última.
Ele é um comentário fidedigno que o próprio autor, Srila Vyasadeva, faz acerca do Vedanta Sutra.
Através dos nove primeiros cantos, somos gradualmente instruídos, até chegarmos ao estado máximo em que somos capazes de compreender Deus. O único requisito de alguém precisa para estudar esta grande obra de conhecimento transcendental é proceder passo a passo e cautelosamenrte, e não pular ao acaso, como se faz com um livro comum. Devemos ler o Srimad Bhagavatam capítulo por capítulo, um após o outro.
A obra é disposta assim:
verso sânscrito original,
sua transliteração latina,
vocabulário,
tradução e significados.
Deste modo, ao final da leitura dos nove primeiros cantos, qualquer pessoa poderá tornar-se certamente uma alma com perfeita compreensão de Deus.

O Décimo Canto distingue-se dos nove primeiros cantos porque trata diretamente das actividades transcendentais da Personalidade de Deus, Sri Krsna.

Ninguém conseguirá assimilar os efeitos do Décimo Canto sem antes passar pelos nove primeiros cantos.

Ao todo, a obra tem doze cantos, cada qual independente, mas o bom é que estes cantos sejam lidos aos poucos, um após o outro...."

Também, no começo do Srimad Bhagavatam, Sri Sukadeva Goswami e Sri Suta Goswami explicam:
"Meu querido Rei, tuas perguntas são gloriosas porque são benéficas para todo tipo de pessoas.
A resposta a estas perguntas é o assunto mais importante para ser ouvido, e é aprovado por todos os transcendentalistas ." (Sri Sukadeva Goswami) SB 2.1.1

"Ó sábios, eu fui questionado por vós.
Vossas perguntas tem muito valor porque estão relacionadas com Krsna e tem muita relevância para o bem estar das pessoas em geral.
Somente este tipo de perguntas são capazes de satisfazer completamente o eu."
(Sri Suta Goswami) SB 1.2.5

No Sri Caitanya Caritamrta, Srila Krsna Dasa Kaviraja Goswami adverte-nos:
"Um estudante sincero não deve negligenciar a análise de tais conclusões, considerando- as controversas, porque tal análise fortifica a mente.
Então a mente torna-se apegada à Sri Krsna."

No significado, Srila Prabhupada esclarece:
"...Uma pessoa deve ser particularmente cuidadosa em entender a verdade sobre Krsna.
Se por preguiça alguém não conhece Krsna conclusivamente, tal pessoa será desviada do culto de Bhakti...

...falsos devotos pensam artificialmente que estudar os livros dos Acaryas predecessores é desnecessário, assim como quem estuda Filosofias empíricas secas.
Mas Srila Jiva Goswami, seguindo os Acaryas predecessores, colocou todas as conclusões das escrituras em 6 teses chamadas Sat Sandarbhas.. .

...Embora o uso de pensamentos e argumentos próprios seja um processo muito adequado para induzir pessoas não iniciadas a tornarem-se devotos, neófitos no serviço devocional devem sempre cuidadosamente entender Krsna através da visão das escrituras reveladas... "

Significado completo em Cc Adi 2.117

Como diz Nanda Gopa Prabhu:
"Por favor, cantem sempre os Santos Nomes do Senhor e leiam os livros do Senhor Prabhupada."
Vosso servo
Prahladesh Dasa