Dvadasa Bhuja, a forma de doze braços de Sri Gauranga Mahaprabhu descrita no Sri Caitanya Mangala e que foi mostrada a Sri Nityananda Prabhu.
Esta Deidade encontra-se no Sri Caitanya Dandabhanga Lila Kunja Asrama da ISKCON, na Orissa.
No seu Sri Gauranga Ashtottara Sata Nama Stotra, Sarvabhauma Battacarya cita:
Gada Pani - Aquele que segura uma maça
Cakri - segura a Cakra
Padma Dhara - segura o lótus
Panca Janya Dhara - segura a concha Panca Janya
Sarngi - segura o arco
Venu Pani - segura a flauta
Aqueles que adoram esta forma tem como destino Krsna Prema.
Causas Internas e Externas
Assim como existem causas internas e externas ou primárias e secundárias para o aparecimento de Krsna também existem causas internas e externas para o aparecimento de Sri Caitanya.
Cc Adi 36-37
"Assim como estes desejos são a razão fundamental para o aparecimento de Krsna enquanto que destruir demônios é só uma necessidade incidental, da mesma forma para Sri Krsna Caitanya, a Suprema Personalidade de Deus, propagar o Dharma da era é incidental."
Paritranaya sadhunam vinasaya ca duskritam (BG 4.8)
Sri Krsna aparece para mostrar diferentes passatempos amorosos em diferentes Rasas (Rasaraja Sri Krsna).
Esta é a causa interna ou primária.
A causa externa ou secundária é que Ele mata muitos demônios (que na verdade são mortos por Visnu contido em Krsna)
Em relação a Sri Caitanya Mahaprabhu:
O Sri Caitanya Caritamrta explica três causas internas para o aparecimenbto de Sri Caitanya:
1 - Desfrutar da posição exaltada e única de Sri Radha
2 - Entender a doçura dEle mesmo. Somente Sri Radha consegue fazê-lo.
3 - Desfrutar da bem-aventurança de Sri Radha.
Também fala acerca de dois motivos:
Cc Adi 4 15-16
"O desejo do Senhor de aparecer deve-se a dois motivos.
Ele queria saborear a doce essência das doçuras do amor à Deus, e queria propagar o serviço devocional na plataforma de devoção espontânea (Raga Bhakti).
Assim Ele é conhecido como o mais jubilante e o mais misericordioso."
Cc Adi 4.17
"Todo o Universo esta repleto da concepção da Minha majestade, mas o amor demonstrado por este sentido de majestade não Me satisfaz."
Cc Adi 4.18
"Se alguém Me considera como O Senhor Supremo e ele mesmo como subordinado, Eu não me torno subserviente do Seu amor, nem este amor pode Me controlar."
Raga Bhakti
O devoto(a) vai desenvolvendo uma certa atracção e relacionamento (Rasa) por Krsna (Ajata Ruci Raganuga), até o ponto em que esta atracção e relacionamento amadurecem (Jata Ruci Raganuga) e Yogamaya toma lugar.
Yogamaya faz com que o próprio Krsna pense e sinta que não é Deus, e faz o devoto pensar e sentir que Krsna não é Deus.
Este ponto é primorosamente explicado no Sri Sri Ragma Vartma Candrika de Srila Visvanatha Cakravarti Thakur.
Assim é o caminho de Raga Bhakti no humor de Sri Vrndavana seguindo um associado íntimo de Krsna em Vraja.
Krsna passa a considerar-nos os melhores amigos em Sakhya Rasa, passa a considerar-nos pai e ou mãe em Vatsalya Rasa e passa a considerar-nos Suas amantes em Madhurya Rasa e por sua vez, passamos a considerar Krsna como nosso melhor amigo em Sakhya Rasa, nosso filho querido em Vatsalya Rasa e nosso amante em Madhurya Rasa.
Pela acção de Yogamaya os relacionamentos amorosos decorrem sem empecilhos derivados de Asvarya Jnana.
Vosso servo
Prahladesh Dasa