Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur
108 Instruções Essenciais
1 - Param vijayate sri krsna sankirtanam:"Todas as glórias ao cantar congregacional dos Santos Nomes de Krsna."Sri Mahaprabhu escreveu estas palavras no Seu Siksastakam.Elas são o objectivo último da Gaudiya Matha.
4 - É dever de cada residente da Matha aprender a tolerância.
10 - Tente retificar-se a si mesmo ao invés de blasfemar a natureza das actividades dos outros.Esta é minha instrução.
94 - A distância entre o nosso eu e os nossos corpos grosseiros e subtil gradualmente diminui quando cantamos o Santo Nome e brevemente revivemos a consciência da nossa posição original constitucional.Com esta auto realização, o Santo Nome puro do Senhor irá manifestar-se em nossos corações, e veremos Sua forma transcendental.
107 - Utilize tudo no serviço a Krsna.Cuidado!Não se refugie em riqueza, mulheres, fama, ou duplicidade em nome de servir Hari.Tais atitudes são contrarias a Hari.As almas liberadas que estão inclinadas a servir Hari servem-nO com toda sua vida e alma.
108 - Um Vaisnava não possui nada.
Nada pode tentar sua mente.
Não há nada de extraordinário neste mundo ou no próximo, digno de tentá-lo.O Vaisnava somente deseja ver a beleza dos dedos dos pés de lótus de Sri Krsna.Quando ocorrer de não estarmos atraídos a servir o Senhor, devemos entender que fomos atacados e capturados pela energia ilusória de Maya."
Livro: "Amrta Vani" Touchstone Media, 2004, p1, 11, 13.
Kirtana Rasa
O que a Gaudiya Matha ensina?
"A mensagem da Gaudiya Matha é voltar ao Lar, voltar ao Supremo.
A Gaudiya Matha foi inaugurada com o propósito de pregar acerca do serviço devocional puro e apresentar os ensinamentos de Mahaprabhu ao mundo.
As instruções e ensinamentos inestimáveis de Mahaprabhu são o objecto de pregação da Gaudiya Matha, e os devotos na Gaudiya Matha pregam o Srimad Bhagavatam por pessoalmente seguir Seus ensinamentos.
Eles são pregadores que praticam o que pregam."
Livro: "Amrta Vani", Touchstone Media, 2004, p 314, 315.
Agora, uma das principais razões para a quebra da Gaudiya Matha foi que após o desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, houve uma perda de fé neste ponto - simplesmente por pregar as glórias do Santo Nome, todas as qualidades espirituais iriam se manifestar no discípulo.
É bem sabido que ao invés de seguir a ordem de Bhaktisiddhanta Sarasvati formando um comitê para administrar a Instituição, os líderes da Gaudiya Matha elegeram um Acarya Guru.
Esta pessoa desviou-se por seguir o método de Siddha Pranali.
Logo depois, caiu.
A Gaudiya Matha dividiu-se completamente.
Mais tarde, um certo Maharaja que tinha um irmão também Maharaja, trocou as vestes açafroadas de Tridandi Sannyasi pelas roupas brancas de um Bhajananandi, mostrando a mesma tendência, o qual fora proibida por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati.
Por esta razão, embora fossem irmãos, nunca mais se falaram pelo resto da vida.
Em relação aos Bogus Babajis, muitos deles estão ansiosos por aceitar discípulos ricos ocidentais, dando-lhes instantaneamente uma iniciação barata num "Parampara" de "Gopis" que inclui 11 diferentes Bhavas de uma Manjari.
Pode-se comprovar na prática que estes mesmos adotam uma vida animalesca de Hippies centrada no sexo e drogas e outros que permanecem como assim chamados Babajis demonstram um apetite voraz e secretamente mantem uma vida de sexo entre eles ou com outras pessoas.
No entanto, externamente posam de muito avançados e humildes, detentores de uma grande filosofia e auto denominando-se de Lakhesvaras - 300.000 Nomes diários (de Nama Aparadha).
Existem muitas, muitas histórias na ISKCON, na Gaudiya Matha, entre os Babajis e em todas as Instituições Religiosas dentro do Gaudiya Vaisnavismo e fora dele.
Conhecemo-las todas.
Sem dúvida, podemos tirar lições muito importantes de cada uma delas.
No entanto, estamos mais interessados nas histórias dos devotos bons e honestos da Gaudiya Matha, nos devotos bons e honestos da ISKCON, nos devotos bons e honestos entre os Babajis e nos devotos bons e honestos de todas as Instituições.
Apesar das diferenças filosóficas.
No meio de uma grande quantidade de excremento, uma mosca desfruta em remexer em toda a escória, incapaz de apreciar a beleza de uma única flor.
A abelha recusa-se a fazê-lo.
Irmãos e irmãs, não nos iludamos, vivemos tempos difíceis.
Kali Yuga no seu melhor, ou pior.
Os enganadores e enganados estão em todos os lugares, e espalham-se em todas as dez direcções.
E muitas vezes pertencem a Sampradayas autorizadas.
Infelizmente isto é algo que tende a continuar e a degradar-se mais e mais.
Não nos esqueçamos que o Srimad Bhagavatam adverte-nos para que no final de Kali Yuga os poucos Vaisnavas que existirem passarão por grandes dificuldades.
A História do Gaudiya Vaisnavismo mostra que de tempos em tempos surge um grande Acarya para "depurar" todo o sistema.
Foi assim com Sri Syamananda Prabhu, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakur, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur.
Srila Bhaktivinoda Thakur identificou 13 Apasampradayas que surgiram depois de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Mas existem muitas outras.
O pesquisador Akoyakumar Datta compilou uma lista de 56 seitas desviadas dentro do Gaudiya Vaisnavismo.
Ele mesmo admitiu que esta lista estava imcompleta.
E apesar do esforço de grandes Acaryas como Srila Bhaktivinoda Thakur e seu filho Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur em denunciá-las e exterminá-las, elas etão bem presentes. (Kali Yuga)
E por ai afora...........
Mas Bhaktivedanta Swami Prabhupada dá-nos esperança.
Ele diz:
"Devemos sempre lembrar-nos do perigo da influência de Maya e procurar salvar-nos de seu grande poder.
Portanto, devemos sempre imergir na doçura transcendental do Kirtana Rasa.
Pois, Kirtana Rasa é a situação mais segura neste mundo material.
Hare Krsna."
Vosso servo
Prahladesh Dasa