Sri Sri Sad-Goswamy-Astaka
por Srinivasa Acarya
4
tyaktva turnam asesa-mandala-pati-srenim sada tuccha-vat
bhutva dina-ganesakau karunaya kaupina-kanthasritau
gopi-bhava-rasamrtabdhi-lahari-kallola-magnau muhur
vande rupa-sanatanau raghu-yugau sri-jiva-gopalakau
"Ofereço minhas respeitosas reverências aos seis Goswamis, a saber, Sri Rupa Goswami, Sri Sanatana Goswami, Sri Raghunatha Bhatta Goswami, Sri Raghunatha Dasa Goswami, Sri Jiva Goswami e Sri Gopala Bhatta Goswami, que preteriram toda a associação com a aristocracia, considerando-a insignificante.
Para salvar as pobres almas caídas, eles aceitaram tangas (Kaupina) e farrapos (Kantha), agindo como mendigos, mas estão sempre imersos no oceano de amor extático que as Gopis sentem por Krsna e sempre e a toda hora se banham nas ondas deste oceano."
Do livro "Gayatri Mahima Madhuri" de SS Mahanidhi Swami
Kaupins
"Aceitar Kaupins é um dos mais importantes e primários rituais de aceitar Sannyasa.
Se alguém aceita Kaupins que foram purificados e propriamente santificados, esta pessoa pode tornar-se um grande Yogi.
Mahadeva Shiva recebeu Kaupins feitos por Brahma: Narada Muni recebeu Kaupins de Ananta; o Senhor Caitanya aceitou Kaupins de Kesava Bharati.
...Após os rituais apropriados, de acordo com certas autoridades, nove diferentes Deidades residem nos Kaupins: Visnu, Brahma, Siva, Vasuki, Vayu, Agni, Candra, Shukra, Brihaspati.
Outros dizem somente três - Brahma, Visnu e Shiva.
Visnu esta presente no nó da cintura; Brahma e Shiva nos lados. Prthvi (mãe Terra) ou Bhagavati, que representa a vergonha, é a Deidade que preside a parte do Kaupina que vai da frente para trás.
Como uma consorte do Senhor, a Deidade que preside os Kaupins é a personificação da vergonha que restringe os desejos e ajuda o Sannyasi a cruzar o oceano do desfrute material.
A Deidade que preside o Dor (parte da cintura) que sustenta o Kaupina é Ananta Deva ou Balarama, que mantém o voto do Sannyasi dando-lhe força espiritual e conhecimento transcendental.
O Sannyasa Bahir Vasa, a roupa ou Dhoti de Sannyasa, não é diferente da potência interna ou a consorte do Senhor Vishnu.
Tradicionalmente um Sannyasi aceitara Kaupins, Uttariya (manto de mendigar), Bahir Vasa (Dhoti), Kantha (Chaddar para o frio), pote de mendigar, Karam (chinelos de madeira), e Danda (opcional).
Quando um Vaisnava aceita os sinais externos de Sannyasa, fá-lo para mostrar as pessoas em geral a necessidade da renúncia de acordo com as escrituras.
Na verdade o objectivo de todos interessados em Consciência de Krsna é de servir o Supremo Senhor amorosamente sem nenhum condicionamento material.
Este objectivo deve ser mantido por qualquer e todos os meios, independentemente do Ashram em que alguém esteja.
...Instalar e dar poder aos Kaupins por cantar Bija Mantras particulares, Mantras, oferecer flores, incenso e Candana chama-se Prana Pratistha.
Neste momento o candidato ora ao Guru:
"Querido Gurudeva, estou no oceano de Maya.
Misericordiosamente o senhor salvou-me e entregou-me aos pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Para minha purificação por favor conceda-me os Kaupins, porque os Kaupins tem a capacidade de destruir as misérias materiais.
Por usar Kaupins eu manter-me-ei puro."
Fim da citação.
Podemos observar que:
Especificamente para os devotos homens, o hábito não faz um Hare Krsna, mas o Kaupina é extremamente útil.
Esperando ser útil.
Vosso servo
Prahladesh Dasa