quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O Príncipe Rama

Do filme "O Príncipe Rama"

Laksmana:
"Irmão, como pôde cremar e fazer os ritos funerários dos nossos inimigos junto com os corpos dos nossos próprios soldados?

Sri Rama:
"Laksmana, eles eram homens nossos e homens de Ravana enquanto vivos, mas na morte não existem inimigos.
Será que todos não merecem uma cremação solene e ritos funerários?

Laksmana:
"Não é próprio de um verdadeiro Ksatriya, um verdadeiro guerrreiro deixar-se comover por tal emoção.

Sri Rama:
"Meu irmão, quando partimos nesta expedição, eu também estava cheio de ira e amargura no coração.
Mas em nossa viagem para Lanka, eu vi, vi todos nós.
Recebemos por ordem superior a dádiva preciosa da vida.
E é mais importante ser um bom ser humano do que simplesmente um bom Ksatriya.
Não viemos nós, todos nós de uma mesma fonte?
Devas, Asuras, Homens, feras, pássaros do ar?
Contudo, alguns de nós em ignorância apontamos arcos e flechas contra nossos irmãos.
Muitos morreram neste campo de batalha hoje, e muitos mais morrerão até ao fim da guerra.
Como Ksatriya, devo continuar a lutar minhas batalhas, mas quando eu cremar os corpos, vou rezar por um mundo livre de todas as guerras.
Onde o Homem não levante sua mão com ira contra seu próprio irmão.

Laksmana:
Irmão, faltam-me palavras.

Vosso servo
Prahladesh Dasa