quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Intervalo 3

Caro Prabhu Prahladesh,
 
Minhas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
 
 
A respeito do "intervalo entre a morte e o renascimento, e o tempo de permanência nos planos sutís", as seguintes referências talvez possam ajudar a esclarecer essa dinâmica da reencarnação:
 
Artigo de Jayadvaita Swami intitulado "Vivemos mais do Que Uma Vez?" ( http://harekrishna. org.br/modules/ wfsection/ article.php? articleid= 17 ). Nele é contada a história de Sukla Gupta, que em sua vida anterior fora Mana Chakravarty, com uma diferença de cerca 6 anos entre uma vida e outra (Mana falecera em 1948, e Minu tinha 5 anos em 1959). Trata-se de uma pessoa comum, e a história de como se descobriu tudo isso é muito interessante.
 
Peça Teatral sobre o Passatempo do Senhor Jagannatha, presente no livro "Jóia do Universo – Histórias do Senhor Jagannatha" ( http://www.gopala. com/cgi-bin/ miva?Merchant2/ merchant. mv+Screen= PROD&Store_Code=AK&Product_Code= JDU&Category_Code= Intro.) Ao final, o Rei Indradyumna reconhece que várias das pessoas do tempo presente são parentes e amigos do tempo anterior a sua viagem a Brahmaloka (se não me falha a memória, 27 maha-yugas antes, algo como 4.320.000 anos x 27, ou seja, cerca de 116.640.000 anos antes das suas vidas atuais). E mais: para os habitantes da Terra, o rei teria vivido todo esse tempo, mas o próprio rei não sentira os efeitos da viagem, não tendo passado em Brahmaloka mais do que alguns minutos. Einstein deliraria ao ouvir isto de uma escritura milenar. Vale a pena ler.
 
Gita Mahatmya (http://www.gopala. com/cgi-bin/ miva?Merchant/ merchant. mv+Screen= PROD&Store_Code=AK&Product_Code= GitaMaha ). Nesta glorificação do Bhagavad-gita, as vidas de diversas pessoas são resumidas (muitas vezes pelo próprio Senhor) de modo singelo, e ao mesmo tempo intrigante (nossas vidas, que nos paressem sempre tão intrincadas e cheias de complicações e detalhes muito importantes, seriam realmente, quando vistas do plano transcendental, tão simples, e, muitas vezes, bastante tolas, banais e fúteis? Temo que sim.) Afinal de contas, o que é importante conhecermos, entendermos e fazermos, para que nossas vidas sejam bem-sucedidas? Como evitar os erros alí apontados? Como reproduzir os acertos? Imperdível.
 
 
Esperando ter sido útil,
 
 
Seu servo,
 
 
Gopala Dasa (HDG)
Recife-PE - Brasil