A Jiva "Queima" seu Karma nos planos subtis superiores (Planetas Celestiais), ou nos planos subtis inferiores (Planetas Infernais) para depois novamente assumir uma forma humana.
No primeiro caso, Aryama é o responsável por Pitrloka, o Planeta aonde residem os antepassados e as pessoas piedosas e qualificadas.
No segundo caso, Yamaraja é o responsável pelo reino Plutônico (SB 1.13.15) e pela morte e punição das entidades vivas pecaminosas.
Isto pode levar meses, anos ou centenas de anos.
Em relação ao segundo caso, o Srimad Bhagavatam Canto 3, Capítulo 30 intitulado "Descrição das actividades fruitivas adversas", bem como o Capítulo 31 intitulado "Instrucções do Senhor Kapila sobre o movimento das entidades vivas" explicam muito bem.
No entanto, não há um processo mais misericordioso do que a Consciência de Krsna; Srila Prabhupada explica:
"Pode-se concluir que, se alguém não quiser cair na vida infernal, como em Tamisra ou Andha Tamisra, deverá, então, adoptar o processo da Consciência de Krsna, que é o sistema de Yoga de primeira classe; isto porque, mesmo que alguém seja incapaz de alcançar Consciência de Krsna plena nesta vida, ele tem a garantia de pelo menos nascer na próxima vez em família humana.
Não poderá ser enviado a uma condição infernal."
SB 3.30.34
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa