Do Saranagati de Srila Bhaktivinoda Thakur:
Goptrtve Varana
"Aceitando o Senhor como Mantenedor"
(II)
1 - Dentro de mim sempre senti ansiedade para manter minha esposa e filhos, meu corpo e parentes.
2 - Como vou ganhar dinheiro? Como vou obter fama? Como vou arrumar o casamento de meus filhos e filhas?
3 - Agora, através da rendição, me livrei de toda a ansiedade. Ó Senhor, com certeza o Senhor irá manter a Sua casa.
4 - Com certeza irá me preservar, sabendo que sou Seu servo. Ó Senhor, em Seu serviço devocional sinto grande felicidade.
5 - Tudo acontece por Sua vontade, ó Senhor. A alma iludida declara que é o executor, mas isto é pura tolice.
6 - Se o Senhor não agir primeiro, então o que a diminuta alma será capaz de fazer? Ela só pode desejar agir se o Senhor quiser, e se o Senhor não satisfazer os desejos dela, ela não poderá fazer nada.
7 - Eu O servirei, livre de toda ansiedade, e o que ocorrer em casa, seja bom ou mau, não será de minha responsabilidade.
8 - Bhaktivinoda então abandona a sua independência e se ocupa no serviço exclusivo a Seus pés de lótus, sem nenhum outro interesse na vida.
(III)
1 - Agora que entreguei tudo o que possuo, eu me prosto diante de Sua casa. O Senhor é minha Deidade. Por favor, considere-me seu cão.
2 - Prenda-me ali perto e mantenha-me como quiser. Eu permanecerei à porta e não permitirei que inimigo algum entre em Sua casa.
3 - Todo o resto de comida deixados pelos Seus devotos será o meu sustento diário. Farei um banquete destes restos com grande êxtase.
4 - Andando, parado ou deitado, sempre meditarei em Seus pés de lótus. Sempre que me chamar, correrei imediatamente até o Senhor e dançarei em êxtase.
5 - Nunca pensarei em minha própria manutenção mas estarei sempre sendo transportado pelos êxtases.Bhaktivinoda O aceita como seu único mantenedor.
Srila Bhaktivinoda Thakur Ki Jaya !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa