Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:
Devemos estudar o Vedanta?
"Devemos estudar o Vedanta, mas não devemos discutir o comentário de Sankaracarya.
Receberemos um grande benefício se estudarmos o Vedanta com a ajuda do Sribhasya ou do Govindabhasya.
O Srimad Bhagavatam é o comentário original do Vedanta Sutra.
Devemos estudar o Vedanta sob a guia do Srimad Bhagavatam.
O Vedanta aborda tópicos acerca de cantar o Santo Nome do Senhor.
Devemos estudar o Vedanta e também cantar o Santo Nome de Hari."
As escrituras são iguais ao Senhor?
"Sastra é directamente o Senhor Krsna.
É Sua encarnação. O Senhor Krsna pessoalmente manifestou-se neste mundo na forma do Sastra para prover-nos com aquilo que precisamos.
sastra-guru-atma'-rupe apanare janana
krsna mora prabhu, trata'jivera haya jnana
"As almas condicionadas esquecidas são educadas por Krsna através da literatura Védica, do mestre espiritual realizado e através da Superalma.
Através destes, pode-se entender a Suprema Personalidade de Deus como Ele é..."
(Cc Madhya 20.123)
Se nós tentamos estudar o Sastra perdidos em especulação mental, seremos enganandos.
O Sastra revela o seu tesouro somente para as almas rendidas.
Pessoas orgulhosas do seu conhecimento não podem entender o verdadeiro significado do Sastra."
No "Amrta Vani", Srila Bhaktisiddhanta responde a seguinte pergunta:
O que é um especulador mental?
"Especuladores mentais são aqueles que ousam atacar a Verdade Absoluta num humor de desafio.
Especulação mental, o caminho da argumentação, é o oposto do que é ensinado no Bhagavad Gita (4.34) jnaninas tattva darsinah.
Existem dois tipos de pessoas, aqueles que tornam-se inclinados em direcção a Krsna por ouvir de um mestre espiritual autêntico o qual glorifica a Verdade Absoluta,
e aqueles que querem desafiar a Verdade Absoluta transcendental utilizando a força do conhecimento que adquiriram através dos seus sentidos.
Os primeiros pertencem ao caminho descendente autorizado da sucessão discipular,
e os segundos pertencem ao caminho da argumentação.
Aquilo que é aceito diretamente é o caminho da sucessão discipular, e aquilo que é aceito indiretamente é o caminho da argumentação.
Os cinco tipos de trabalho filosófico (Darsanas) são baseados no argumento.
Somente o Vedanta Darsana aceita o caminho autorizado da sucessão discipular.
Os Vaisnavas não confundem as coisas e não falam a partir da sua imaginação.
Muito pelo contrário, eles encaminham as pessoas para os pés de lótus do Guru.
Além disso, a Verdade Absoluta não requer e nem necessita do desafio de ninguém."
Caitanya Caritamrta Adi 7.72:
"Especuladores filosóficos que querem fazer da filosofia Vedanta uma carreira acadêmica, são considerados como estando dentro da energia material.
No entanto, uma pessoa que sempre canta o Santo Nome do Senhor, já está além do oceano de ignorância, e portanto mesmo uma pessoa nascida em família inferior que se ocupa em cantar o Santo Nome do Senhor é considerada como estando além do estudo da Filosofia Vedanta.
O Srimad Bhagavatam explica:
"Se uma pessoa nascida numa família de comedores de cachorro, canta o Santo Nome de Krsna, deve-se compreender que em vidas passadas deve ter executado todos os tipos de austeridade e penitência e executado todos os Yajnas Védicos." (SB 3.33.7)
"Uma pessoa que canta as duas silabas Ha-ri já estudou os quatro Vedas, Sama, Rk, Yajuh e Atharva."
Tomando vantagem destes versos,alguns sahajiyas, que consideram tudo de uma forma muito barata, consideram-se eles mesmos Vaisnavas muito elevados, e não preocupam-se em sequer tocar no Vedanta Sutra ou na filosofia Vedanta.
No entanto, um verdadeiro Vaisnava estuda a filosofia Vedanta. Mas se após estudar a filosofia Vedanta não canta o Santo Nome do Senhor, não é melhor que um Mayavadi...
...o Senhor Caitanya exibiu Seus conhecimentos do Vedanta nos Seus discursos com Prakasananda Sarasvati...
...Um devoto tem de saber da importância de simultaneamente entender a filosofia Vedanta e de cantar o Santo Nome.
Devotos baratos (sahajiyas) não se importam de estudar a filosofia Vedanta como comentada pelos Quatro Acaryas.
Na Gaudiya Sampradaya existe um comentário do Vedanta chamado Govinda Bhasya, mas os sahajiyas consideram este comentário como uma especulação filosófica intocável, e consideram os Acaryas como sendo devotos mistos..."
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!
Nesta passagem Srila Prabhupada está a explicar que existem aqueles que estão interessados unicamente no Vedanta e não cantam Hare Krsna.
Por outro lado, existem aqueles que estão interessados unicamente em cantar Hare Krsna e não estudam as escrituras devocionais.
No livro "Apasampradayas" de Suhotra Prabhu ele conta:
"Existe uma seita de Kaivalyanath Ram Thakur, que diz a seus seguidores para cantarem Hare Krsna e nada mais.
Eles nunca falam sobre a Filosofia - a sua resposta as questões são inevitavelmente "Simplesmente Cante Hare Krsna"
Srila Prabhupada conclui:
"...Um devoto tem que saber da importância de simultaneamente entender a filosofia Vedanta e cantar o Santo Nome."
Não é preciso nenhuma qualificação acadêmica ou dispender algum dinheiro para cantar Hare Krsna e estudar profundamente o Srimad Bhagavatam.
Os únicos requisitos necessários são humildade e submissão ao Guru, ao Maha Mantra Hare Krsna e ao Srimad Bhagavatam.
Vosso servo
Prahladesh Dasa