sexta-feira, 20 de julho de 2007

Gopala Prabhu

Caro Prabhu Prahladesh Dasa,Devotas e devotos deste fórum,
Amigos e simpatizantes.
Minhas humildes reverências,
Todas as glórias a Srila Prabhupda!
Muito obrigado, Prabhu Prahladesh, por suscitar estes questionamentos,que permitem nos aprofundarmos na filosofia da consciência de Krishna.

Dando continuidade a troca de ideias, colocarei os seguintes pontos (porfavor, me corrijam se eu estiver equivocado):
1) Existem verdades absolutas e verdades relativas. Com relação a entidadeviva (jiva ou jivatma), é verdade absoluta que todos nós somos, porconstituição, servos eternos de Krishna (a Suprema Verdade Absoluta). Masquanto ao serviço que prestamos, onde, quando, em que forma, etc., estas sãoverdades relativas a cada entidade viva em particular, não podendo sergeneralizadas. Os relacionamentos são pessoais.

2) Nem todas as pessoas que se relacionam com o Senhor são jivas - energiamarginal do Senhor. Muitas são energia superior (Para-prakrit) , enquantooutras são o próprio Senhor (expansões plenárias e parciais).

3) O Senhor se expande ilimitadamente para reciprocar diferentesrelacionamentos amorosos (rasas) com seus devotos. Os devotos porém, sendolimitados, podem no máximo expandir 9 formas. A consciência simultânea de 9formas diferentes pode ser compreendida (de alguma forma e dentro de nossaslimitações), levando-se em conta:a) A diferença do ritmo da passagem do tempo (o fator "tempo") em cadasistema planetário do mundo material, que permite, por exemplo, que umsemideus possa viver toda uma vida na Terra em um único instante de sua vidaem seu planeta celestial; eb) A completa ausência da percepção de sua passagem (o sequenciamentodos eventos físicos) no mundo espiritual. Por exemplo, em um único instantede Maha-Vishnu no oceano causal, inumeráveis universos são criados,permanecem por bilhões de anos (anos esses contados em seu próprio tempoindividual) e por fim desaparecem, aniquilados. E quanto de tempo é isso nomundo espiritual? Nem muito, e nem pouco: não existe essa relação temporal,pois o tempo como o conhecemos (kala) só existe no mundo material, a partirdo olhar de Maha-Vishnu para a energia material. O tempo no mundo espiritualé de uma qualidade diferente, é uma outra energia (sat-shakti) .

4) Como os devotos só podem se expandir 9 vezes, e o Senhor se expandeilimitadamente, em diferentes "lilas", tanto no mundo espiritual quanto nomundo material, e ainda essas mesmas "lilas" podem ocorrer simultaneamenteem diferentes universos, resta entender que, de modo geral, diferentesentidades vivas podem assumir os "papéis" de mãe, pai, avós, amigos, etc. deKrishna, embora também possam assumir simultaneamente mais de um papeldiferente em cada "lila". Ex.: os papéis de Brahma, Prahlada e Haridas,podem ser executados simultâneamente, cada um em sua "escala" de tempo, pelamesma entidade viva.

5) Algumas entidades vivas podem participar constantemente do mesmopassatempo de Krishna, sempre no mesmo papel? Sim. De fato, deve-se entenderque não se trata simplesmente de um mero papel, como o de um ator no teatro.Trata-se do relacionamento mais real, concreto e verdadeiro da entidadeviva: o seu relacionamento eterno com a Pessoa Suprema. O principalinteresse da entidade viva é estar junto e, principalmente, servir com amorao Senhor Supremo. Não importa onde o Senhor vá, ou para onde o Senhor enviea entidade viva. Agora, isso significa exclusividade desse devoto nessepapel? Necessariamente não. Se a mesma "lila" estiver sendo executadasimultaneamente em outro universo, esse mesmo papel pode ser desempenhado,naquele outro universo, por outro devoto que tenha o mesmo svarupa (mesmaposição constitucional) . O Senhor Supremo é uma pessoa ilimitada, e teminúmeros pais, mães, amigos, tios, avós, etc.

6) Enquanto não atingiu a perfeição de seu relacionamento com o Senhor, aentidade viva condicionada tem um relacionamento instável com Krishna: orase relaciona, ora abandona o relacionamento.

7) Quando atinge a perfeição no humor de Vaikunta, o relacionamento daentidade viva com Krishna se torna estável: uma das cinco rasas (humores derelacionamento) principais predomina e então se mantém constante.

8) Quando atinge a perfeição no humor de Vrindavana, o relacionamento daentidade viva com Krishna é semelhante a um "equilíbrio dinâmico": emborauma das rasas predomine, todas as "rasas" e suas misturas se manifestam edesmanifestam continuamente.

9) A "lilas" (passatempos) de Krishna manifestas neste mundo material acerca de 5.000 anos atrás, demonstram às entidades vivas condicionadas, emseu próprio "território" (os três mundos materiais, ou quatorze sistemasplanetários), como são, na prática, os mundos espirituais (Vaikunta, Dvarka,Mathura e Vrindavana) e os relacionamentos espirituais (rasa-lilas) . Porémdeve-se entender que os passatempos do Senhor em Vrindavana constituem onúcleo mais íntimo e exclusivo de seus relacionamentos. Entende-se quemuitos devotos que participam dessa 'lila" são as mesmas entidades vivas daVrindavana de Goloka.

10) E mais ainda: a Vrindavana da Terra é a mesma Vrindavana de Goloka. Comoé isso? Ora, entende-se que quanto mais uma entidade viva avança emrealização espiritual, mais percebe que a diferença entre estar no mundomaterial ou estar no mundo espiritual não é uma questão de deslocamentofísico (daqui para ali) mas sim uma questão de deslocamentosupradimensional, e, ainda mais, uma questão de deslocamento (mudança)de consciência.

11) Quanto mais consciente de Krishna, mais a pessoa percebe que as energiasespiritual e material são energias do Supremo Controlador (Isvara), que asdomina completamente (isavasiam idam sarvam), e que pode transmutá-lasperfeitamente. Para Krishna não há diferença entre espiritual e material,pois todas as energias estão a seu serviço. Do mesmo modo, uma pessoaconsciente de Krishna não vê diferença entre lugares aqui naTerra relacionados com o Senhor Krishna e seus correspondentes no mundoespiritual ((tal como Vrindavana na Terra e Goloka Vrindavana no mundoespiritual), ou entre um lugar espiritual e outro (por exemplo,entre Vrindavana e a terra de Navadvipa, esta relacionada com o SenhorCaitanya Mahaprabhu).

12) A conclusão é que quando o Senhor vem a este mundo material executarsuas "lilas" (passatempos transcendentais) todo o mundoespiritual, parafernália, devotos, relacionamentos, vem junto, se manifestanaquele local. E mesmo que a "lila" já tenha oficialmente se encerrado,enquanto houverem devotos ali, o Senhor de fato não foi ainda embora (oSenhor nunca "deixa" realmente seus devotos). E se estão presentes o Senhore seus devotos, esse lugar é o mundo espiritual. Incluem-se aí os diferentestemplos, centros culturais e comunidade rurais mantidos poresses devotos conscientes de Krishna. O relacionamento adequado com essesdevotos, a prática regular do sadhana-bhakti, o canto adequado dos santosnomes (em especial o maha-mantra Hare Krishna), o estudo das escrituras e oengajamento apropriado na missão do mestre espiritual propiciarão aobuscador sincero a suficiente elavação da consciência para perceber estasrealidades espirituais.Vários pontos são questões mais técnicas, e podem gerar certa controvérsia.Essa exposição é baseada nos estudos dos livros de Srila Prabhupada e nasinstruções do mestre espiritual e dos devotos. Obviamente posso não tercaptado tudo perfeitamente, e gostaria de um feed-back a respeito.

Sintam-sea vontade para questionar qualquer colocação.
As fontes são as tradicionais:Bhagavad-gita Como Ele ÉSrimad-BhagavatamCaitanya Caritamrita,Néctar da Devoção

Esperando ter sido útil,

Vosso servo,

Gopala Dasa (HDG)Recife-PE - Brasil