segunda-feira, 11 de junho de 2007

Os Três Margas

Vedic-Marga - Pancaratrika-Marga - Bhagavata-Marga

Vedic-Marga

O Vedic-Marga, o qual inclui os mantras védicos como o Brahma Gayatri, é baseado nos quatro Vedas originais:
Rg, Sama, Yajur e Atharva.
Cada um destes possui quatro partes:

1 - Samhita - conjuga o conjunto de todos os versos no Veda particular.

2 - Os Brahmanas - os Brahmanas contém o conhecimento em forma de semente que são elaborados sistematicamente nos Sutras:

Srauta Sutras - rituais Védicos obrigatórios como Agni Hotra diário.
Grhiya Sutras - rituais familiares, especialmente os Samskaras.
Dharma Sutras - Deveres do Varnasrama e outros (Manu Samhita).

Estes escritos explicam como fazer as coisas e lidam basicamente com os planos sensuais e corpóreos de existência.

3 - Aranyakas - revela o propósito escondido em todos os Vedas e Brahmanas.
Os Brahmanas explicam como fazer um ritual, e os Aranyakas explicam porque um ritual específico é executado.

4 - Upanisads - dá o significado filosófico por trás dos versos e rituais.
Os Brahmanas, Aranyakas e Upanisads são todos baseados no Samhita.

Um Brahmacari irá concentrar seus estudos nos Samhitas.
Um Grhasta nos Brahmanas, o qual irá guiá-lo neste mundo de uma forma pacífica.
Um Vanaprastha nos Aranyakas, ajudando-o a entender o que fez durante toda sua vida. Aranyakas significa "florestas".
Um Sannyasi irá ler os Upanisads para alcançar a plataforma transcendental e entrar no mundo espiritual.

Claro que todos os Asramas estudam as quatro partes, mas enfatizam uma delas de acordo com sua posição.

Pancaratrika Marga

Pancaratrika Marga é um processo completamente transcendental que enfatiza a adoração à Deidade e a prática de Sadhana Bhakti.

Origem do Sistema Pancaratrika

Assim como o Vedic Marga, o Pancaratrika Marga é um caminho muito antigo de auto realização que existe desde tempos imemoriais.

No começo da criação o Senhor Brahma ouviu os Vedas de Sri Krsna.
Nesta oportunidade os demônios Madhu e Kaitabha apareceram de Maha Visnu, entraram na mente do Senhor Brahma e roubaram os Vedas.
Krsna então manifestou a encarnação de Hayagriva para eliminar Madhu e Kaitabha.
O Senhor Brahma pediu a Krsna que ensinasse os Vedas novamente, mas somente a essência desde que ele podia morrer a qualquer momento.

Por cinco (panca) noites consecutivas (ratri), Krsna ensinou o Senhor Brahma a essência dos Vedas.
Este conhecimento ficou conhecido como o conhecimento Pancaratrika, um sistema prático de filosofia e procedimentos para a adoração.
O Hari Bhakti Vilas de Srila Sanatana Goswami contém a essência do conhecimento Pancaratrika.

Seguindo Pancaratrika Marga, o qual inclui a adoração a Deidade e o cantar de Gayatri mantras (não o Brahma Gayatri), uma pessoa pode manter-se fora do plano material e fixar-se na plataforma espiritual até que o amor a Deus desperte pelo processo de cantar os santos nomes de Krsna (nama sankirtana).
A perfeição é alcançada no Pancaratrika Marga quando o discípulo pela graça do guru, alcança Svarupa Siddhi (sua identidade espiritual eterna).
Então, o devoto realizará que a Deidade é a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, e servirá a Deidade através de servir Seus devotos.

Relação entre Vedic Marga e Pancaratrika Marga

Vedic Marga é um processo piedoso e favorável que torna-se transcendental somente a partir do nível dos Upanisads, enquanto Pancaratrika Marga é completamente transcendental.

Srila Prabhupada explica:

"Pancaratrika-vidhim torna as coisas muito simples.
Vedic-vidhi não é possível nesta era.
Vedic-vidhi significa que uma pessoa deve ser orientada por um Brahmana que deve ter seguido uma tradição familiar.
Então de acordo com os rituais védicos, ele pode ser iniciado e receber o cordão sagrado (upavita).
Mas Pancaratrika-vidhi é especialmente destinado para esta era.
Qualquer um que tenha uma pequena tendência deve receber uma oportunidade.
Esta é a benção especial de Sri Caitanya.(SPT 27/12/69).

Bhagavata Marga

Vedic Marga incorpora o Vedanta, a filosofia baseada nos Upanisads.
A essência do Vedanta é o Srimad Bhagavatam, completamente puro e transcendental.
O Srimad Bhagavatam salienta Bhagavata Marga como um sistema de adoração e actividades executadas por aqueles desejosos de alcançar o Senhor Supremo através de Bhakti e Nama Sankirtana.


Relação entre Pancaratrika Marga e Bhagavata Marga

A alma condicionada não pode permanecer somente com Bhagavata Marga devido a possuir muitos gostos mundanos e atracção por gratificação dos sentidos.

Pancaratrika Marga regula e purifica a alma condicionada das suas tendências materiais, fixa-a no plano transcendental servindo o Senhor.
Ajuda também a aperfeiçoar o cantar de Hare Krsna e a progredir fixamente em Bhagavata Marga, que são seguidos simultaneamente.

Portanto, os Bhagavata Acaryas recomendam seguir Pancaratrika Marga e Bhagavata Marga simultaneamente.

Aqui, pode-se perguntar:

Porque os Gaudiya Vaisnavas cantam o Brahma Gayatri que faz parte do Vedic Marga?

Upanayanam e a tradição Gaudiya

Upanayanam é um Samskara védico aonde recebe-se o mantra védico conhecido como Brahma Gayatri.
Não há muita referência para Upanayanam na tradição Gaudiya.
Antes da época de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, os mestres espirituais davam somente o Maha Mantra Hare Krsna e Pancaratrika Diksa.

Existem três tipos de Brahmanas:
1 - Dvijas - iniciados no Brahma Gayatri mas sem conhecimento védico
2 - Vipras - iniciados no Brahma Gayatri e que estudaram o conhecimento védico.
3 - Vaisnavas - iniciados no Brahma Gayatri e realizaram o propósito (vedanta) do conhecimento védico, relacionar-se com Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus.

Portanto, Upanayanam é puramente uma função védica para facilitar os estudos e a execução de rituais.
No entanto, este Upanayanam samskara não representa um papel crucial na Gaudiya Sampradaya.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur deu o Brahma Gayatri juntamente com os Pancaratrika Mantras simplesmente para demonstrar que um Vaisnava é superior a um Brahmana qualificado.

Para qualificar todas as classes de Gaudiya Vaisnavas para iniciações Brahmin ele utilizou o sistema de Panca Samskara.

A.C.Bhaktivedanta Swami também combinou Vedic (Brahma Gayatri) e Pancaratrika (Guru-mantra, Guru-gayatri, Gaura-mantra, Gaura-gayatri, Gopala-mantra e Kama-gayatri)

Os Panca Samskaras

Os Gaudiya vaisnavas aceitam cinco sacramentos (panca samskaras) de purificação.
Ao aceitar estes panca samskaras uma pessoa sincera começa bhajana kriya, adoração pessoal à Deus, e alcança amor por Krsna.
estes sacramentos tem aspectos internos e externos.
São todos baseados em intensa devoção a Sri Hari.

1 - Tapa - usando pasta de sândalo escreve os santos nomes no corpo: Jaya Gaura Nitai, Hare Krsna, Sri Radhe.Tapa também significa um arrependimento interno do coração e uma genuína aversão a vida material.

2 - Urdhva Pundra - marcar o corpo com tilaka para designa-lo como um templo do Senhor.
Todas as coisas relacionadas com nossa identidade eterna: Kunti-mala, dhoti, sari e japa-mala.

3 - Nama - receber o nome de Sri Hari (Hare Krsna) do mestre espiritual por via auricular.

4 - Mantra - receber o Gopala Mantra do mestre espiritual. Este mantra auxilia o discípulo a experimentar o néctar do santo nome.

5 - Yaga - utilizar os mantras dados pelo Guru para adorar Sri Murti e Salagrama.
Através de Yaga pode-se ocupar todas as faculdades mentais e fisicas de ver, tocar, cheirar, saborear, pensar, discriminar e actuar para a Pessoa Suprema.

"Sem aceitar o sistema de Panca Samskara uma alma condicionada não pode desenvolver intensa devoção ao Senhor Krsna. Portanto, Panca samskara é extremamente necessário." (Panca samskara de Srila Bhaktivinoda Thakur)

Embora Upanayanam (Brahma Gayatri) não represente uma tradição no Gaudiya Vaisnavismo, ainda assim, os Gaudiyas vêem Sri Sri Radha Krsna em tudo.

Gaura Bhakta Vrnda Ki Jaya!!!
Todas as Glórias aos devotos de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu!!!

A seguinte citação é do Gayatri Mahima Madhuri de Mahanidhi Swami.
"A seguinte explicação do Brahma Gayatri é umas das mais extraordinárias elucidações jamais dadas na história do Gaudiya Vaisnavismo.
Um estudo repetido e uma meditação sobre este registo colocará o devoto na efulgência benigna dos divinos pés de lótus de Srimati Radharani.
A explicação é a seguinte:

"Bhur representa o sensual,o mundo físico,Bhu-loka,aonde nós estamos-o mundo da nossa experiência.
Bhuvah representa a esfera mental subtil,o mundo mental da aceitação e rejeição-"Eu gosto,eu não gosto".
Svah(Svarga-loka) é o plano da inteligência aonde a razão e a discriminação ditam decisões.
Consequentemente,estas três palavras do Brahma Gayatri mantra representam os três planos da existência material:físico,mental e intelectual.Bhur é o mundo grosseiro físico do corpo e sentidos;Bhuvah é o mundo mental;Svah é o mundo intelectual.
Tat resume e reduz estes três planos de experiência para uma entidade,"aquilo".A palavra Tat significa aquilo,e indica aquilo que é mostrado por Savitur,o Sol, ou a alma individual.
Savitur significa o Sol,ou aquilo que ilumina ou revela.Os três planos da existência material são-nos mostrados pelo Sol, o qual na realidade significa a alma. Na verdade não é o Sol que nos capacita a ver as coisas grosseiras;nós vemos e percebemos com a ajuda da alma.O centro da existência para uma entidade viva individual não é o Sol,mas a alma que ilumina o corpo com consciência e percepção.
Portanto, é a alma que da luz a este mundo,e proporciona entendimento para o nosso ambiente.Sem a alma não há percepção.Embora geralmente a palavra savitur signifique Sol,isto refere-se unicamente à alma,que como o Sol pode mostrar tudo.
A palavra Varenyam significa adorado,venerado e indica a alma que adora a Superalma.
Geralmente,a palavra Bhargo significa Luz.Assim como uma máquina de Raio-X nos mostra o que o olho nú não pode ver,Bhargo é Svarupa-sakti,a mais elevada e poderosa luz que pode revelar a alma (como serva).
A Svarupa-sakti de Krsna,energia pessoal interna,é a combinação da Sua Samvit-sakti(potência cognitiva) e Hladini-sakti(potência de prazer).
Bhargo pode ser substituida pela palavra Bhanu,que significa o Sol ou "aquela que nos mostra pela luz".
Radharani também é conhecida como Vrsabhanunandini, a filha do Rei Vrsa"bhanu",a qual como Seu pai,adorava o deus do Sol.
Srimati Radharani é a essencia da Svarupa-sakti de Krsna.Assim como os raios de luz irradiam do Sol,toda a potência interna é uma extensão de Mahabhava Srimati Radhika.
Ela desenvolveu-se a Si mesma numa área maravilhosa de brilho, da energia interna,e com isso serve Seu amado.
A quem esta Bhargo,Svarupa-sakti ou energia interna pessoal pertence?
Pertence a Deva (Devasya) que significa "aquele que é lindo e brincalhão".A palavra Devasya significa Sri Krsna,a personificação perfeita de beleza e passatempos combinados.
A palavra Dhimahi significa "meditar".Dhi é derivado da palavra Buddhi,que significa o que nós cultivamos com a ajuda da inteligência.Mas aqui,Dhi denota a inteligência venerável,a qual descende neste plano para ajudar-nos a cultivar serviço devocional.Portanto Dhimahi não significa meditação abstracta,mas indica o serviço amoroso de Radha e Krsna em Vrndavana.
Desta forma, o som da flauta de Sri Krsna expressa no Brahma Gayatri mantra esta destinado a ocupar-nos no serviço de Vrsabhanunandini,Sri Radha.
O Brahma Gayatri mantra irá incitar-nos e inspirar-nos a servir Srimati Radharani,a aceitar Sua ordem, e a ocupar-nos no Seu serviço amoroso eterno.
Em outras palavras, o serviço divino aos pés de lótus de Srimati Radhika é o desígnio último do Brahma Gayatri.

O resumo desta explicação é o seguinte:
"Meditemos que a origem da energia deste mundo material vem de Krsna na forma de Radha(Svarupa-sakti-a mais poderosa luz que revela a natureza da alma como serva de Krsna).
Toda a energia que cria estes três mundos(Bhur,Bhuvah,Svah) é simplesmente uma transformação da Sua (Radha) energia".

Ou ainda:
"Meditemos na adorável efulgência(Radha) que é a Svarupa-sakti de Krsna,a qual entusiasma a nossa meditação (serviço devocional)".

Ou ainda:
"OM-O Goswamis explicaram que (Pranava)Omkara é a completa representação da Suprema Personalidade de Deus.Omkara é a combinação de três letras A,U e M.
Akarenocyate krsnah:a letra A(a-kara) refere-se a Krsna, o qual é Sarva-lokaika-nayakah,o mestre de todas as entidades vivas e também de todos os planetas materiais e espirituais.Nayaka significa "Líder".Ele é o Supremo Líder (Nityo nityanam cetanas cetananam).
U (u-kara) indica Srimati Radharani,a potência de prazer de Krsna e M (ma-kara) denota as entidades vivas (Jivas).
Portanto,OM é a combinação completa de Krsna,Sua potência e Seus servos eternos.(Gayatri-vyakhya-vivrtti).

TAT-engloba os três planos(Bhur,Bhuvah,Svah)

SAVITUR-a alma que ilumina o corpo com consciência e percepção.

VARENYAM-adorado (a alma que adora aSuperalma).

BHARGO-a palavra Bhargo significa luz.(Sri Radha-a mais elevada e poderosa luz que pode revelar a alma(como serva))

DEVASYA-Sri Krsna (a personificação da beleza e passatempos combinados).

DHIMAHI-meditação no serviço amoroso de Radha e Krsna em Vrndavana.

DHIYO YO NAH-a palavra Nah significa que a nossa inteligência(buddhi) inspira-nos na direcção certa.(Gayatri-vyakhya-vivrtti)

PRACODAYAT-que o Senhor esteja satisfeito conosco e possa ocupar-nos no Seu serviço amoroso.(Mantrartha-dipika).


"Possam todos os devotos realizar os frutos preciosos de Bhakti que encontram-se nas doces glórias do Gayatri"(Mahanidhi Swami)

Vosso servo
Prahladesh Dasa