SS Hrdayananda Das Goswami analisa o termo filosófico "Karmi":
"Tanto os devotos e não-devotos são almas eternas, partes de Krishna. Assim nesse sentido, todas as entidades vivas são unas com Krishna . Em outro sentido, há uma distinção significativa entre servir a Deus, e não servir a Deus. Nós devemos manter claridade mental vendo unidade e diferença em ambos; entre os devotados, e os não devotados à Deus. Nós devemos manter em mente que há as almas devotadas à Deus que ainda não fizeram a curva de Krishna .
O termo filosófico "karmi" não é propriamente o problema. O problema é nossa própria vaidade e orgulho. Se usarmos este termo arrogantemente, esquecendo nossa unidade final com todas as outras almas, e de nosso dever de ajudar-lhes com compaixão, então esta atitude é o problema, não propriamente o termo."
Srila Prabhupada utiliza os termos "Karmi", "Pregação" e "Conversão" inúmeras vezes nos seus livros, aulas e cartas.
Não há nenhum problema com estes termos. O problema é como são usados e vivenciados.
O movimento inaugurado por Sri Sri Gaura Nitai é um movimento de pregação. Quanto a isto não há dúvida.
O Senhor Caitanya Mahaprabhu ensinou pessoalmente Seus seguidores como pregar:
"Seguindo a ordem de Mahaprabhu, Nityananda e Haridasa começaram a pregar de casa em casa implorando a todos:
bolo krsna, bhaja krsna, laho krsna-nama, krsna mata, krsna pita, krsna prana-dhana. toma-saba lagiya krsnera avatara, heno krsna bhajo, saba chado anacara
"Cante Krsna, adore Krsna e aceite o santo nome de Krsna dado por outros. Krsna é sua mãe, Krsna é seu pai e Krsna é o tesouro mais precioso da sua vida.
Krsna apareceu simplesmente para o seu benefício, então, por favor, adore este misericordioso Krsna e abandone todas as actividades impróprias."
(Caitanya Bhagavata 13.83)
Vosso servo
Prahladesh Dasa