Do livro "Amrta Vani" de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:
É possível abandonar o caminho empírico?
"Se nós estudamos as escrituras sob a guia da nossa própria mente seremos enganados.
Pensar que podemos discutir as escrituras de acordo com as nossa própria tendência de desfrute material (Indriya Paratantra Jnana) ou de liberação (Nirvisesa Jnana), significa que queremos controlar as escrituras.
Mas as escrituras são uma encarnação direta do Senhor Krsna (Svatah Siddha Jnana).
BG 4.34:
""Tente aprender a verdade aproximando-se de um mestre espiritual.
Indague submissamente e renda-lhe serviço. A alma-auto realizada pode dar o conhecimento porque viu a verdade."
Os Sastras não se revelam para quem mantêm o desejo de tornar-se "o mestre".
Os Sastras revelam-se somente para as almas rendidas."
Quando os Sastras revelam-se para a alma rendida, então Svatah Siddha Jnana (conhecimento auto-evidente) passa a ser Vijnana, ou conhecimento realizado acerca do Senhor Supremo, Seus associados e Suas características.
Srila Bhaktisiddhanta continua:
"Os Vedas declaram:
"Todo o conhecimento Védico é automaticamente revelado somente para aquelas grandes almas que tem fé implícita tanto no Senhor como no mestre espiritual."
Na medida em que nos consideramos mais humildes que a palha na rua, podemos cantar o Santo Nome de Hari. Se tentamos nos tornar mais elevados que isto, abandonamos o nosso cantar.
SB 2.8.4:
"Aqueles que ouvem o Srimad Bhagavatam regularmente e sempre consideram o assunto muito seriamente, terão a Personalidade de Deus manifestada em seus corações em muito pouco tempo."
Tentar artificialmente lembrar-se do Senhor enquanto se abandona o cantar não é verdadeira lembrança.
Pretender lembrar sem cantar nos levará a meditar nos objectos dos sentidos.
O Sastras descreveram dois caminhos, o caminho de Sreyas e o caminho de Preyas."
Sreyas:actividades que visam o benefício último.
Preyas:actividades que visam o prazer imediato.
Srila Bhaktisiddhanta continua:
"O que nós gostamos é do caminho de Preyas, e o que nós não gostamos é do caminho de Sreyas.
Quando Sreyas e Preyas fundem-se, nossos corações direccionam-se ao serviço a Sri Sri Radha Krsna.
Neste estágio Sreyas aparece como Preyas e Preyas como Sreyas.
Esta é a conclusão dos devotos exaltados."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Ki Jaya!!!
Ou seja, como é explicado por Srila Visvanatha Cakravarti Thakur no seu "Madhurya Kadambini":
Nos estágios preliminares do serviço devocional estamos constantemente absorto em pensamentos materiais e raramente lembramo-nos de Krsna.
Em estágios mais avançados, praticamente só pensamos em Krsna e raramente temos pensamentos materiais.
E no estágio de perfeição devocional somos plenamentes conscientes de Sri Krsna.
Vosso servo
Prshladesh Dasa